17 agosto 2022

ENCONTRO DA SEDESE TRAZ PROGRAMA MINAS RECICLANDO ATITUDES PARA DAR SUPORTE A CATADORES DE RECICLÁVEIS E COLETA SELETIVA EM PASSOS MG

PASSOS – A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese) realiza hoje, em Passos, uma reunião para promover o “Programa Minas Reciclando Atitudes”, que tem por objetivo investir na formação de catadores de material reciclável e em empreendimentos de economia solidária.


 

ENCONTRO DA SEDESE TRAZ PROGRAMA  MINAS RECICLANDO ATITUDES  PARA DAR SUPORTE A CATADORES DE RECICLAVEIS E COLETA SELETIVA EM PASSOS MG
ENCONTRO DA SEDESE TRAZ PROGRAMA  MINAS RECICLANDO ATITUDES  PARA DAR SUPORTE A CATADORES DE RECICLÁVEIS E COLETA SELETIVA EM PASSOS MG

De acordo com o informações do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Passos, a Sedese agendou um encontro nesta quarta-feira, 17, às 14h, no auditório da Casa de Cultura, para discutir políticas públicas direcionadas aos catadores e para a implantação da coleta seletiva em Passos.



“A expectativa é que haja um grande número de profissionais da reciclagem. O projeto vai ser explicado em uma conversa rápida aos catadores, que visa orientá-los a se organizarem em associações ou em corporativas, por meio de um cadastro de políticas públicas que será disponibilizado a eles”, disse Gilson de Oliveira Wenceslau, diretor de Meio Ambiente.

 


PROGRAMA DE APOIO A CATADORES DE RECICLÁVEIS E COLETA SELETIVA CHEGA A PASSOS MG

“A implantação da coleta seletiva está alinhada ao projeto, já que a função dela é apoiar o catador para que ele possa ter cada vez mais materiais separados a sua disposição, evitando aquele processo de procurar materiais todos misturados nas calçadas da cidade”, disse.

Para a diretora da Coocares, Regina Lopes, o projeto é importante para promover conhecimento entre os catadores. “É muito importante que os catadores e os moradores tenham participação neste programa. Todos os catadores devem ter conhecimento dos seus direitos. Além disso, o encontro vai ensinar a população a fazer coleta seletiva dos resíduos em casa e no seu estabelecimento”, disse.

O engenheiro e voluntário da Coocares, Frank Dias, vê o programa como um benefício, principalmente aos catadores da cidade e à educação ambiental dos moradores. “O projeto pode dar reconhecimento aos catadores de Passos e enquadrar eles num campo de trabalho com direitos humanos dignos de um profissional. A educação ambiental urbana da população também será tema importante do programa”, afirmou.

O encontro no auditório da Casa da Cultura busca apresentar aos catadores e moradores do município as propostas sobre o programa, que tem apoio da prefeitura, da Associação Coocares (Coleta Seletiva), da Ação de Reciclagem, da Secretaria de Meio Ambiente Agropecuária e Abastecimento (Semab) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Renda (Sedest). 

Fonte do Texto: Clicfolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário