17 agosto 2022

REUNIÃO PARA CADASTRO DE CATADORES CONTOU COM CERCA DE 50 CATADORES E MEMBROS DE ASSOCIAÇÕES DE COLETA EM PASSOS MG

 Reunião contou com cerca de 50 catadores e membros das associações de coleta.

PASSOS – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) cadastrou cerca de 40 catadores de material reciclável em Passos, nesta quarta-feira. O objetivo é desenvolver políticas públicas para o reconhecimento profissional, aumentar oportunidades e oferecer benefícios por meio do Programa Minas Reciclando Atitudes.

Em reunião realizada ontem na Casa de Cultura, representantes da Sedese em Passos instruíram os catadores presentes a preparar o cadastro, com nome, telefone, endereço e outros dados pessoais. De acordo com a Sedese, o cadastro é a única forma de a prefeitura registrar profissionalmente o trabalho dos catadores e de aproximá-los a associações da categoria.

 

REUNIÃO PARA CADASTRO DE CATADORES CONTOU COM CERCA DE 50 CATADORES E MEMBROS DE ASSOCIAÇÕES DE COLETA EM PASSOS MG
REUNIÃO PARA CADASTRO DE CATADORES CONTOU COM CERCA DE 50 CATADORES E MEMBROS DE ASSOCIAÇÕES DE COLETA EM PASSOS MG

 O governo tem obrigação na resolução dos resíduos sólidos e, por isso, precisa envolver o catador autônomo no cadastro do programa. O estado quer saber onde encontrar e quem são esses catadores para dar iniciativas a projetos de coleta, como a coleta seletiva, e a oportunidades de trabalhos registrados para esses profissionais. Aqui em Passos, prevemos a criação de quatro a cinco novas associações de catadores”, disse Gustavo Oliveira, engenheiro ambiental da Megaqualyt, empresa contratada pela Sedese para repassar os relatórios dos cadastros de cada município.

A ideia é ampliar a coleta seletiva no município. Faremos outras reuniões e passaremos em escolas, hospitais e outros prédios, visando educar os moradores de Passos a separarem seus resíduos da maneira correta. Com esse projeto, o catador terá um CNPJ oficial e benefícios como auxílio de bolsas e parcerias com empresas de fora que compram os resíduos coletados”, afirmou.

Para o catador Renato Pereira, o projeto é importante, mas precisa realmente ajudar o catador autônomo e não somente os membros associativos. “Ainda tem muita coisa a se esclarecer. Fui pegar uma reciclagem na Vila Betinho e uma dessas associações me barrou por eu não ser membro. A ideia do cadastro é boa e vai render mais trabalhos para a gente, mas não pode prejudicar a coleta dos catadores que trabalham há vários anos sem registro”, disse.

O certo seria as associações nos ajudarem a vender os resíduos diretamente para as empresas e fábricas de fora. Por exemplo, o pet está R$4,80 para algumas fábricas, mas os repassadores pagam pra gente no máximo R$2,80”, afirma Pereira.

Marília Aparecida Silva, que atua como catadora há mais de 30 anos, acredita que o projeto será importante para os coletores em Passos desde que não atrapalhe os autônomos. “O trabalho de coleta é digno como qualquer outro. Geramos renda e até ajudamos na questão do meio ambiente da cidade. Tenho esperança que o governo reconheça nosso trabalho e nos ajude com esse projeto”, disse.

As associações devem ser formadas apenas por catadores. Temos relatos que estão proibindo alguns catadores autônomos de coletar em certos bairros. Isso está errado, aquele catador que não quiser se cadastrar também deve ter o direito de coletar os seus resíduos, se não vai formar um monopólio de coleta aqui na cidade”, disse.

O encontro contou com a participação da Associação Coocares e da AAção Reciclagem e das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Trabalho e Renda (Semab e Sedest). O programa prevê destino de verba às associações, formação de pontos de coleta nos bairros e caminhões para o recolhimento dos resíduos. Segundo a Sedese, Passos conta com mais de 200 catadores e o objetivo é cadastrar o maior número de profissionais.

 

REUNIÃO PARA CADASTRO DE CATADORES CONTOU COM CERCA DE 50 CATADORES E MEMBROS DE ASSOCIAÇÕES DE COLETA EM PASSOS MG
ASSOCIAÇÃO COOCARES COMPARECEU MOSTRANDO QUE JÁ ESTÁ TURBINADA PARA O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA 2022 MEMBROS ESTAVAM COM CAMISETA DO DIA

 

Prefeitura cria comitê gestor sobre reciclagem

A abertura da reunião, segundo informações da Prefeitura de Passos, foi feita pelo secretário de Meio Ambiente, Sebastião Domingos, o Neném da Manoela, que falou sobre a importância da mobilização dos catadores para a profissionalização e o atendimento às exigências ambientais para a coleta seletiva.

De acordo com informações da prefeitura, para a realização do projeto foi criado um comitê gestor formado por membros de vários órgãos. Da gestão municipal foram indicadas Vanilda Barbosa, da Sedest, que foi representada na reunião pela diretora Priscila Viana; Juliana Cheschini, da Semad. Também são membros do comitê a catadora autônoma Marília Aparecida Silva; a advogada Ana Célia Querino, representando a sociedade civil pela Ordem dos Advogados do Brasil, e Regina Lopes de Lima, representando os catadores organizados em cooperativa (Coocares) e Wellington Junior coordenador da associação AAção Reciclagem.

A Sedest, de acordo com Priscila Viana, participa com uma representante no comitê gestor de Passos, que junto com outros representantes atuam no projeto da Sedese Minas Reciclando Atitudes.

“Através da Sedest, a equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) vem desenvolvendo ações voltadas aos catadores de reciclados e presenciamos a reunião para poder contribuir nas novas ações”, disse Priscila.

Ainda segundo a prefeitura, o diretor de Meio Ambiente, Gilson de Oliveira Wenceslau, agradeceu a presença de todos e salientou a importância do cadastro e da profissionalização dos catadores de recicláveis.

“O prefeito Diego Oliveira nos deu esta tarefa de profissionalizar os catadores, sejam eles autônomos ou associados. Passos gera em média 60 toneladas de lixo por dia e temos uma média de 300 catadores, tem material para todo mundo, o que não pode é reciclável ser enterrado, prejudicando o meio ambiente e deixando de ser uma forma de emprego e renda para centenas de pessoas”, disse.

Fonte : clicfolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário