Desgaste por abrasão em relação aos agregados naturais e reciclados
O ensaio de abrasão Los Angeles é um ótimo indicador para a qualidade do material em utilização para produção de concreto. Este teste determina a resistência à fragmentação por choque e atrito das partículas de agregado graúdo (LEITE, 2001). Segundo BAIRAGI, et al.(1993, citado por Cabral, 2007), os agregados reciclados oferecem menor resistência ao impacto e menor resistência ao desgaste por abrasão em relação aos agregados naturais.
PERDA POR ABRASÃO |
Na pesquisa realizada por Hansen e Narud (1983, apud Cabral, 2007), foram encontrados resultados de perda por abrasão Los Angeles 20 a 50% para agregados reciclados maiores quando comparados com agregados naturais.
Barra (1996) coletou dados desta propriedade em agregados reciclados de concreto e material cerâmico separadamente e encontrou valores entre 20 e 30% de perda por abrasão.
Segundo a Norma Brasileira NBR 6485 (1984) é inadequado para uso em concretos agregados que apresentam índices de perda por abrasão maiores que 50% (em massa), o que é satisfeito nas pesquisas realizadas pelos autores citados.
Fonte do texto:UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA / DAVID DOMINGUES /CONTRIBUIÇÃO AO
ESTUDO DE DOSAGEM DO CONCRETO COM AGREGADO / DE RCD / BELÉM / 2013