03 abril 2024

CADASTRO AMBIENTAL URBANO APLICATIVO DO MMA

 TOME CUIDADO PARA NÃO MISTURAR O APLICATIVO CAU - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO PELO APLICATIVO CAU - CADASTRO DE ÁREAS URBANAS 

 

O Cadastro Ambiental Urbano (CAU) foi criado em setembro de 2020 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), como primeira entrega do programa Cidades+Verdes. Menos de um semestre depois, 100 municípios em 23 estados já deram entrada no CAU para registro, categorização e monitoramento das áreas verdes urbanas.

Em 5 meses de existência, o CAU já contava com 3.777 registros de áreas verdes. Desses registros, 1.571 áreas foram validadas por gestores e já se encontram acessíveis no aplicativo para os cidadãos.

 100% digital, a ferramenta foi criada para melhorar a gestão e contribuir para aumentar a quantidade e qualidade das áreas verdes nas cidades de todo o Brasil.

CADASTRO AMBIENTAL URBANO APLICATIVO DO MMA
CADASTRO AMBIENTAL URBANO APLICATIVO DO MMA

 

O Cadastro Ambiental Urbano – CAU é uma ferramenta do Programa Cidades+Verdes, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana. O CAU visa aprimorar a gestão e aumentar a quantidade e qualidade de áreas verdes nas cidades, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas 

 “O programa Cidades+Verdes é um dos pontos da agenda de qualidade ambiental urbana justamente para as áreas verdes urbanas, os municípios; para que os munícipes, as pessoas possam identificar praças, locais onde possam haver mais investimentos. Esses locais vão ser transformados, locais onde tem mais permeabilidade, plantação de árvores e toda uma parte de urbanização como também bancos e jardins”, explicou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A ideia do ministério é ampliar esses grandes espaços verdes dentro das áreas urbanas trazendo não só benefícios sociais, mas também ganhos ambientais e econômicos como a prevenção das enchentes, a regulação dos microclimas, passando pela valorização da biodiversidade e das paisagens das cidades.

 Módulos de CAU

O CAU Gestor permite o acesso dos gestores municipais às informações dadas pelos cidadãos, facilitando a gestão das áreas verdes de cada município. Até agora, 379 usuários se cadastraram no CAU Gestor para atuar na análise dos relatórios enviados pelos cidadãos. Qualquer técnico ou gestor da área de meio ambiente pode fazer o cadastro e contribuir com esse trabalho, acessando a ferramenta pelo navegador ou fazendo download do aplicativo, tudo 100% gratuito.

 

CADASTRO AMBIENTAL URBANO APLICATIVO DO MMA
CADASTRO AMBIENTAL URBANO APLICATIVO DO MMA

O CAU Gestor é uma ferramenta inovadora para a gestão de áreas verdes urbanas. Desenvolvido em plataforma web e aplicativo, é possível, de forma gratuita, cadastrar as áreas verdes urbanas e os espaços potenciais para criação de novas áreas verdes. Os gestores municipais, estaduais e federais passam a contar com uma ferramenta que permite acessar e aprimorar a gestão desses espaços. Além disso, relatórios gerenciais para o acompanhamento do fluxo do sistema e da equipe envolvida no processo facilitam a gestão dos gestores municipais e do DF.

Público-alvo: técnicos e gestores ambientais e de planejamento urbano.

 COMO SE CADASTRAR?

Se você é um técnico ou gestor da área de meio ambiente ou de planejamento urbano, você pode utilizar o CAU Gestor. Basta acessá-lo via web ou fazer o download do aplicativo e se cadastrar.

No módulo CAU Cidadão, qualquer cidadão pode fazer o cadastro e utilizar funcionalidades adicionais, como a avaliação das áreas visitadas e a emissão de alertas para oportunidades de melhorias e revitalização das áreas verdes. O MMA está trabalhando em planos de comunicação com estados e municípios, bem como com cursos a distância para difundir as ferramentas e treinar os usuários.

 

CADASTRO AMBIENTAL URBANO APLICATIVO DO MMA
CADASTRO AMBIENTAL URBANO APLICATIVO DO MMA

Cidades+Verdes

O programa é um dos eixos da Agenda Ambiental Urbana, visando a incrementar as áreas verdes nos centros urbanos. Somente municípios cadastrados no CAU podem receber recursos provenientes do Cidades+Verdes.

Pelo aplicativo, os usuários podem avaliar as áreas verdes e usar a função alerta que permite ao cidadão enviar um aviso para o gestor municipal pedindo melhorias e soluções para problemas encontrados nas áreas verdes da sua cidade. Os alertas chegam ao gestor em tempo real.

“Todos podem acessar de maneira eletrônica e, com isso, somar informações justamente para essa agenda de qualidade ambiental urbana, áreas verdes urbanas, mais permeabilidade, melhoria da sensação de temperatura, aumento de áreas verdes urbanas e melhoria da qualidade do ar”, 

 VEJA VÍDEO ABAIXO

VÍDEO EXPLICANDO COMO UTILIZAR O CAU - GESTOR E O CAU CIDADÃO

As áreas verdes contribuem para a conservação da água, do solo e da biodiversidade nas cidades do Brasil, além de promover benefícios à saúde dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário