22 março 2024

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA TERMOS QUE LEVAM A SUA POLUIÇÃO E OS QUE SÃO SUSTENTÁVEIS

 A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a saúde dos seres vivos de todo o planeta.  

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA TERMOS QUE LEVAM A SUA POLUIÇÃO E OS QUE SÃO SUSTENTÁVEIS
22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA TERMOS QUE LEVAM A SUA POLUIÇÃO E OS QUE SÃO SUSTENTÁVEIS

Em janeiro de 1997, entrou em vigor a Lei nº 9.433/1997, também conhecida como Lei das Águas. O instrumento legal instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Segundo a Lei das Águas, a Política Nacional de Recursos Hídricos tem seis fundamentos. A água é considerada um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.

A Lei prevê que a gestão dos recursos hídricos deve proporcionar os usos múltiplos das águas, de forma descentralizada e participativa, contando com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. Também determina que, em situações de escassez, o uso prioritário da água é para o consumo humano e para a dessedentação de animais. Outro fundamento é o de que a bacia hidrográfica é a unidade de atuação do Singreh e de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

 A AGUA POTÁVEL E A CONTAMINADA

Para os seres humanos, a ingestão de água potável é capaz de prevenir doenças, além de trazer diversos benefícios como regular a temperatura corporal, facilitar a digestão de refeições, auxiliar na absorção de nutrientes presentes nos alimentos e na eliminação de substâncias tóxicas do corpo, principalmente através da urina entre outros. 

  • Ingestão de água contaminada: Normalmente quando falamos em doenças relacionadas com a água, logo imaginamos a ingestão de água com organismos causadores de doenças. Esse tipo de contaminação está muito relacionado com o desenvolvimento de doenças diarreicas, que, apesar de parecerem simples, levam milhões de pessoas à morte a cada ano.

     Exemplos de doenças causadas pela ingestão de água contaminada: cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, rotavírus, entre outras.

  • Contato com água contaminada: Não é apenas a ingestão que pode ocasionar doenças, o contato com a água contaminada pode ser suficiente para desencadear uma patologia. O contato pode permitir que organismos patogênicos entrem por nossa pele ou mucosas e desencadeiem problemas graves de saúde.

Resumo sobre poluição da água

  • A poluição da água é resultante da alteração das características físicas, químicas ou biológicas que implicam a perda da qualidade desse recurso.

  • Suas causas estão relacionadas especialmente ao desenvolvimento das atividades produtivas pelo ser humano.

     

    22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA TERMOS QUE LEVAM A SUA POLUIÇÃO E OS QUE SÃO SUSTENTÁVEIS
    22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA TERMOS QUE LEVAM A SUA POLUIÇÃO E OS QUE SÃO SUSTENTÁVEIS

  • São exemplos de tipos de poluição da água: poluição térmica, poluição química, poluição biológica e poluição sedimentar.

  • Suas consequências envolvem graves prejuízos ao meio ambiente terrestre e à saúde da população humana.

  • O correto tratamento dos rejeitos agropecuários, industriais, comerciais e domésticos é uma alternativa para atenuar a poluição da água.

  • A ampliação do saneamento básico é uma medida fundamental para diminuir os indicadores de poluição dos corpos hídricos.

Como vimos a poluição da água é qualquer alteração das características físicas, químicas ou biológicas que impactam negativamente na qualidade dos corpos hídricos. Tradicionalmente, a poluição da água está relacionada à ação humana, e, por sua vez, gera graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. 

A poluição da água é um dos principais impactos ambientais registrados no globo.

São exemplos de atividades que causam a poluição da água:
  • atividades agropecuárias que utilizam agrotóxicos;

  • atividades mineradoras que exploram recursos hídricos;

  • atividades industriais que emitem poluentes líquidos e sólidos;

  • atividades domésticas que produzem poluentes líquidos e sólidos;

  • instalações humanas como cemitérios e aterros sanitários;

  • ausência de estruturas de saneamento básico.

 A SUSTENTABILIDADE PARA A ÁGUA 

A sustentabilidade da água limpa e potável é um compromisso social e ambiental. A água é um recurso compartilhado e limitado, e sua gestão adequada requer a participação ativa de indivíduos, comunidades, empresas e governos. Promover a sustentabilidade da água implica estar consciente do nosso impacto nos recursos hídricos e adotar medidas responsáveis ​​para a sua conservação e preservação. Além disso, a gestão sustentável da água contribui para a proteção do meio ambiente, ao manter a qualidade dos ecossistemas aquáticos e da biodiversidade a eles associada.  

NÃO DEIXE DE VER O VÍDEO ABAIXO


SE CONSCIENTIZE SOBRE A AGUA QUE TEMOS VIU O VÍDEO ACIMA

 É preciso adotar estratégias e tecnologias que promovam o uso eficiente da água, a conservação dos recursos hídricos e a proteção da qualidade da água. Somente por meio de uma abordagem sustentável podemos garantir o fornecimento contínuo de água limpa e potável para as gerações presentes e futuras.

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO PUBLICA É UM PASSO A SE TOMAR
 
Promoção de práticas de conservação de água: Por meio de campanhas de conscientização, é fundamental promover práticas de conservação da água, como fechamento de torneiras quando não estão em uso, conserto de vazamentos, uso de sistemas de baixo consumo, aproveitamento de água da chuva, entre outras. Conscientizar a população sobre a importância e o valor da água é fundamental para promover seu uso responsável.
 
 
22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA TERMOS QUE LEVAM A SUA POLUIÇÃO E OS QUE SÃO SUSTENTÁVEIS
22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA TERMOS QUE LEVAM A SUA POLUIÇÃO E OS QUE SÃO SUSTENTÁVEIS
 
Programas educativos e campanhas de conscientização: A implementação de programas educativos em escolas e comunidades, bem como campanhas de conscientização na mídia e nas redes sociais, ajudam a conscientizar sobre a importância de preservar a água limpa e potável. Essas iniciativas também podem incluir a disseminação de informações sobre tecnologias de tratamento de água e práticas sustentáveis.
 
Fontes:al.sp.gov.br / mundoeducacao.uol.com.br / antigo.mma.gov.br / tratamentodeagua.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário