15 março 2024

16 DE MARÇO DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

16 de março é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, decretado pela Lei Nº 12.533 a fim de articular atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros. O Programa de Educação Ambiental da BR-319/AM/RO, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do consórcio Concremat/Hollus, destaca a importância do dia e busca estabelecer diálogos, promover iniciativas que estimulem a responsabilidade ambiental, difundir conhecimentos e inspirar mudanças de atitudes que contribuam para a redução dos impactos ambientais decorrentes da mudança climática.

16 DE MARÇO  DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
16 DE MARÇO  DIA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
 

 Mudança climática: o que é?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as mudanças climáticas são transformações nos padrões de temperatura e clima. Este é um processo natural, mas o que o torna perigoso são as atividades humanas, que impulsionam essas mudanças com as emissões desenfreadas de gases de efeito estufa e o desmatamento.

A queima de combustíveis fósseis é um agravante, e com um mundo cada vez mais motorizado (uso de carros em grande escala, principalmente nas grandes cidades) e industrial, e a falta de preservação das nossas matas (o desmatamento pode liberar dióxido de carbono), o planeta tende a aquecer cada vez mais.

Aterros para lixo, as edificações e a agricultura também estão entre os principais emissores de gases de efeito estufa.

 Quais as consequências das mudanças climáticas?

O aumento da temperatura média da Terra ocasiona elevação do nível do mar, intensifica as tempestades, acelera o processo de derretimento de geleiras e muitos outros problemas que pouco a pouco vão afetando a qualidade de vida e podem comprometer a existência humana e de outros seres vivos.

 

GILBERTO GIL - REFLORESTA SE CONSCIENTIZE

De acordo com pesquisadores, as Mudanças climáticas devem, inclusive, intensificar impactos de tsunamis, ou seja, mesmo os fenômenos considerados pequenos, poderão vir a ocorrer com mais frequência e intensidade, se tornando, assim, mais destrutivos.

Isso acontece porquê existe uma relação entre o aumento do nível do mar, induzido pelas mudanças climáticas, e o fenômeno que já destruiu cidades inteiras e tirou a vida de muitas pessoas mundo afora.

Medidas que ajudam a controlar as mudanças climáticas

Alguns hábitos podem contribuir para reverter o aquecimento global, e cada pessoa pode, de pouquinho em pouquinho, fazer algo para proteger o planeta. Confira, a seguir, algumas medidas positivas:

  •      Evitar usar o carro particular todos os dias e fazer alguns percursos a pé, de bicicleta ou transporte público;
  • Trocar as lâmpadas amarelas pelas fluorescentes e/ou lâmpadas de LED;
  • Diminuir a temperatura do refrigerador, máquina de lavar e aquecedor de água;
  • Investir em energia renovável como a solar ou eólica;
  • Usar aparelhos que tenham maior eficiência energética;
  •  Utilizar os recursos naturais com responsabilidade;
  • Apoiar iniciativas de carbono neutro; 
  • Priorizar atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa; 
  • Reduzir o consumo de combustíveis fósseis;
  • Reduzir a quantidade de resíduos sólidos;
  • Investir em embalagens mais sustentáveis.
Esses são alguns hábitos que podem nos ajudar a reduzir e reverter os efeitos das mudanças climáticas, como o consumo consciente e a preferência por produtos e serviços mais sustentáveis. Cabe a cada um de nós refletir sobre o impacto dos poluentes e outras ações prejudiciais ao clima. Vamos juntos cuidar do planeta.
 
Fonte dos textos : educamaisbrasil / www.gov.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário