05 setembro 2019

COMECE A TER CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E MELHORE O SEU AMBIENTE DE VIDA

Certamente, o termo consciência ambiental é um dos mais utilizados em diversos níveis de nossa sociedade. Seja no encontro de cúpula de grandes líderes internacionais ou na reunião do condomínio, ser ambientalmente e ecologicamente consciente parece ter se tornado uma pauta obrigatória.
Mas, afinal, o que significa ter este tipo de consciência? De um modo geral, trata-se da habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive, as ações realizadas em relação a ele, os impactos causados a curto, médio e longo prazos. Esta consciência só se torna completa, porém, quando a percepção amplia-se a ponto de se perceber não apenas a própria casa, mas todo o planeta, como o ambiente em questão.

Outro aspecto desta consciência é a busca por informações. Afinal, consciência e conhecimento são dois pontos profundamente interligados. Hoje, por exemplo, sabemos que os carros são emissores de gases poluentes, assim como as indústrias. Sabemos, ainda, que os países mais ricos e consumistas do mundo são os maiores emissores de gases do efeito estufa. Entendemos que o lixo gerado nas grandes cidades prejudica o equilíbrio ambiental. E também que o desmatamento na região amazônica continua ocorrendo, provocando danos terríveis.
Ter consciência ambiental é apenas saber que o lixo de varias partes do nosso universo prejudica o futuro dos que nele vão viver? Não necessariamente. A consciência ambiental, assim como qualquer outra consciência, tem pouquíssima utilidade quando não é praticada por nos mesmo, quando não é transformada em ação, quando não é capaz de mobilizar grupos e pessoas na busca por soluções.
DEIXE DE SER VISTO COMO UMA PESSOA SEM EDUCAÇÃO E SEM CONSCIÊNCIA

Por isto para de jogar lixo nas ruas, praças e parques de sua cidade e tenha um ambiente mais agradável, podemos começar  a consciência ambiental na nossa cidade pela nossa cabeça e passar para o nosso próximo.
Por outro lado, sem consciência, fica muito mais difícil iniciar um caminho de transformação que possa ser efetivo o ponto de mudar uma realidade. E, quanto mais forte for a consciência ambiental, maior também será o senso de responsabilidade em relação ao planeta. A consciência ambiental e ecológica tem o papel fundamental de nos fazer refletir para agir. Proporciona um tipo de conhecimento muito rico e verdadeiramente vital para a preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e, por consequência, de todos nós.
Fonte do texto: pensamentoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário