22 maio 2024

MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA EMOCIONAL EM RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROFISSIONAIS E O USO DA NOSSA MEMÓRIA

A manipulação emocional nem sempre é fácil de ser identificada e ela pode trazer consequências muito prejudiciais para as pessoas manipuladas.

Por isso, é importante darmos a devida atenção às relações que estabelecemos ao longo da vida e ao que essas relações representam em nosso cotidiano e, consequentemente, aos impactos que elas trazem para a nossa saúde mental.

A manipulação emocional pode estar presente em qualquer modelo de relacionamento, seja ele interpessoal ou profissional. Ela pode se apresentar de maneira sutil ou explícita e, por isso, identificá-la em alguns casos pode ser um pouco mais delicado.

 A manipulação emocional nem sempre é óbvia e ela também pode ser compreendida como chantagem emocional.

Tanto a chantagem emocional quanto a manipulação emocional são as mais discretas das violências que podem ocorrer em um relacionamento. Geralmente elas são ignoradas por parecerem irrelevantes.

SERÁ QUE NÃO ESTÃO TE MANIPULANDO E ASSIM ALIMENTAM DE SEUS CONHECIMENTO TE CAUSANDO PRESSÕES   PSICOLÓGICAS

No entanto, psicólogos alertam que esse tipo de comportamento pode denunciar e mascarar outros tipos de comportamentos mais sérios e transtornos mentais.

Ao longo do artigo iremos nos aprofundar um pouco mais em cada um desses 
 

Manipulação emocional é quando uma pessoa se utiliza de palavras, gestos ou simulação de sentimentos para influenciar o outro de forma consciente com o objetivo de conseguir o que se deseja.

Todos nós, em algum momento da vida, já fizemos ou já fomos alvo de chantagem emocional. Aprendemos e desenvolvemos essa capacidade desde a infância, quando queríamos a atenção dos nossos pais.

Mas, é na idade adulta que a chantagem emocional passa a ser uma arma de manipulação para alcançar objetivos. Este tipo de persuasão pode levar a situações críticas e suas consequências podem ser desastrosas.

 

VEJA O VÍDEO E ENTENDA A MANIPULAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

São notórias a inteligência e a envolvência que pessoas chantagistas possuem. Muito mais comum nos relacionamentos amorosos, a chantagem emocional é uma forma de violência, tornando o outro um escravo de desejos e vontades incabíveis.

Fazer charme, negociar, entrar em acordo é saudável dentro de um relacionamento e faz parte da convivência a dois. Cabe aprender a distinguir o que são combinados do que são jogos de manipulação.

A chantagem emocional, quando não identificada precocemente, tende a reprimir a liberdade e o livre arbítrio, dando a quem é vítima da chantagem, a sensação de estar sempre em débito com o outro.

 PARA MELHORAR O RAM - REGISTRO AUTOMÁTICO DE SUA MEMÓRIA

Quanto mais tentarmos rejeitar, por exemplo, uma ofensa, perda, rejeição social, falha, ou pessoas desafetas, mais elas serão registradas como janelas Killer pelo fenômeno RAM, mais serão lidas pelo Gatilho da Memória, pelo Auto fluxo e pelo Eu, mais construirão milhares de pensamentos e imagens mentais angustiantes e mais serão registradas novamente pelo fenômeno RAM, fechando o círculo da masmorra psíquica, desertificando os nobres jardins da personalidade. 

MANIPULAÇÃO PSICOLOGICA EMOCIONAL EM RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROFISSIONAIS E O USO DA NOSSA MEMORIA
MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA EMOCIONAL EM RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROFISSIONAIS E O USO DA NOSSA MEMÓRIA


A melhor maneira de filtrar os estímulos estressantes não é tendo aversão, fobia, ódio, rejeitando-os ou reclamando. Recordando:

1. Ter consciência de que, mais cedo ou mais tarde, ocorrerão frustrações, por melhor que seja a relação.


2. Doar-se sem esperar a contrapartida do retorno. 

3. Desenvolver a tolerância no sentido mais pleno, entendendo que por detrás de uma pessoa que nos machuca sempre há alguém machucado. Quem dá mais desconto para os outros é mais feliz e saudável. Quem cobra demais dos outros se torna um carrasco não apenas deles, mas também de si mesmo.

 

MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA EMOCIONAL EM RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROFISSIONAIS E O USO DA NOSSA MEMÓRIA
SER SIMPLES E ÚTIL SEM RETORNO MACHUCA PRINCIPALMENTE OS PODEROSOS

4. Entender que perdoar é atributo dos fortes e excluir é atributo dos frágeis. Quem perdoa com facilidade protege sua memória. Mas jamais esquecer que perdoar não é um ato heroico, mas um ato inteligente de alguém que procura compreender o que está por detrás dos comportamentos dos outros, incluindo-se sua estupidez, sua arrogância e seus erros. Um Eu maduro prepara uma base para julgar menos e perdoar muito mais.


5. Não levar a vida a ferro e fogo nem pelo fenômeno bateu-levou. Um Eu radical parece forte por fora, mas é um menino por dentro, prepara uma sepultura para sua saúde mental e seu prazer de viver. Uma mente livre (Freemind) pertence às pessoas que vivem suave e serenamente, cujo fenômeno RAM arquiva todos os dias belas janelas Light. Você cuida da paisagem dos solos da memória ou vive porque está vivendo? A grande maioria das pessoas vive ingenuamente, no mau sentido da palavra

 

MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA EMOCIONAL EM RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROFISSIONAIS E O USO DA NOSSA MEMÓRIA
FAÇA PARA OS OUTROS COMPREENDENDO A INGRATIDÃO ASSIM    NÃO FICARÁ FERIDO EM CERTOS MOMENTOS DO SEU FUTURO

As vezes manipuladores emocionais da sua psicologia colocam coisas na sua memória tentando parar a sua evolução ou podendo também querer  fortalecer seu psicológico, mas se você conseguir captar isto você ficara mais forte e assim terá uma evolução com menos obstáculos usando os termos e filtrando o que e bom e o que é ruim.  

Parte do texto:unicesumar.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário