O que é limpeza urbana publica?
A limpeza pública é um serviço básico para a manutenção da cidade e que depende em grande parte do apoio dos cidadãos. Ela engloba desde a lavagem de monumentos públicos, passando pela pintura de guias e meios-fios até a limpeza e desobstrução de bueiros.
Dentro dos serviços públicos, a limpeza pública abrange tudo que não faz parte da varrição e da coleta. Por isso, envolve lavagem de equipamentos e monumentos públicos, raspagem mecanizada de terra e areia nas sarjetas de vias públicas, capinação e roçada de canteiros centrais e leitos de ruas, coleta e transporte de resíduos volumosos, como entulho.
Além disso, tem que oferecer a limpeza de comunidades e áreas de difícil acesso, que nem sempre têm acesso à coleta e varrição. Tem que contar ainda com equipe para eventos especiais e operações de emergência, limpeza manual e mecanizada de praças e parques, bem como córregos e canais
VOCÊ SABE O QUE É LIMPEZA URBANA PUBLICA ? |
A prefeitura de cada cidade é responsável pela limpeza urbana, abrangendo os seguintes itens: coleta de resíduos sólidos e recicláveis, coleta de resíduos hospitalares, varrição manual de ruas, raspagem de sarjetas, manutenção de meio fio, varrição mecânica e limpeza de feiras livres. Em cidades litorâneas, a responsabilidade de limpeza e manutenção das areias e praias também é das prefeituras.
Além disso, as prefeituras têm que dar uma destinação correta para as toneladas de lixo coletados diariamente e também fazer a manutenção dos sistemas de saneamento básico, incluindo água e esgoto.
Faça a sua parte!
A população também tem um papel importante na hora de garantir a limpeza da própria cidade. Pequenas atitudes como evitar jogar lixo no chão, não deixar entulhos e nem móveis abandonados e separar lixo orgânico do reciclável podem facilitar muito a manutenção da limpeza das ruas, bairros e cidades.
Atitudes cidadãs também evitam possíveis inundações e alagamentos, ocasionados por entupimento de bueiros.
A limpeza das ruas e logradouros públicos é realizada por intermédio das seguintes atividades:
- Varrição (manual ou mecânica, usando-se varredeiras);
- Raspagem das sarjetas;
- Capinação;
- Lavagem de vias e logradouros, áreas de feiras livres etc.
- Limpeza de canais e galerias;
- Limpeza de praças e parques;
- Remoção de restos de podações;
- Remoção de entulhos;
- Remoção de animais mortos de grande porte.
ATERRO SANITÁRIO
Consiste no aterramento dos resíduos, após compactação dos mesmos. O lixo é colocado em valas ou terrenos baixos, compactado e coberto com terra, em camadas alternadas de resíduos e solo.
A compactação dos resíduos é feita utilizando-se tratores de esteiras ou outros especialmente fabricados para este fim.
A decomposição anaeróbica dos resíduos em aterros sanitários resulta na formação de um líquido, o qual, acrescido de águas de chuvas, consistiu o chorume, com grande quantidade de matéria orgânica e outros poluentes. O chorume deve ser coletado em drenos colocados no fundo do aterro e destinado a uma estação de tratamento.
A decomposição anaeróbica dos resíduos resulta, também, na formação de gases, onde predomina o metano, o qual deve ser drenado para a atmosfera ou aproveitado como combustível.
A limpeza urbana não está apenas associada à varrição de ruas, mas também a toda a manutenção da limpeza pública, em geral, como de parques e praças, capinação de ruas, podas de árvores e limpeza de bueiros também estão inclusas nos serviços.
Na figura abaixo e texto é possível visualizar melhor o conceito de Serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos de acordo com a Lei 11.445/07 brasileira:
Qual a definição de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos?
A lei 11.445/07 define o que é Saneamento Básico em quatro segmentos. Dentre destes a definição de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos conforme o art. 3°, como mostrado abaixo:
Saneamento Básico: conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de:
- a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais […];
- b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários […];
- c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico. Como também do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;
- d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais […].
Nenhum comentário:
Postar um comentário