28 outubro 2017

O QUE É DENGUE

O que é Dengue:


Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um vírus e transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, principal mosquito vetor. 

A doença é típica de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições socioambientais favorecem o desenvolvimento do Aedes aegypti. A dengue ocorre em todos os continentes, exceto na Europa.

A palavra "dengue" tem origem espanhola e significa "manha", "melindre", referindo-se ao estado em que se encontra o indivíduo doente.

O QUE É DENGUE
O QUE É DENGUE

O agente etiológico da dengue é um Arbovírus (vírus transmitido por inseto) do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae, do qual existem quatro variações ou sorotipos: Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. A pessoa infectada fica imunizada definitivamente contra o tipo de vírus que contraiu e temporariamente contra os demais.
Tipos de Dengue

Existem duas formas ou tipos de dengue:

Dengue Clássica: Geralmente apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, náuseas e vômitos. Normalmente tem evolução benigna e raramente provoca a morte do doente;

COMPARTILHE O VÍDEO ABAIXO

RESÍDUOS ACUMULADOS E ÁGUA PARADA ATRAI O MOSQUITINHO DA DENGUE


Dengue Hemorrágica (Febre Hemorrágica do Dengue/Síndrome do Choque do Dengue): É a forma mais grave da da doença. Além dos sintomas da dengue clássica, há tendência para hemorragias, intensas dores abdominais, palidez cutânea, pele pegajosa e fria, agitação, sonolência, dificuldade respiratória, pulso rápido e fraco, podendo causar choque e levar à morte.

Transmissão da Dengue

A transmissão da dengue ocorre através da picada do Aedes aegypti. Depois de picar alguém infectado, o mosquito fica apto a transmitir o vírus após 8 a 12 dias de incubação.

Pode ocorrer também a transmissão mecânica, quando a picada é interrompida e o mosquito alimenta-se imediatamente de um hospedeiro suscetível que está próximo.

A transmissão não ocorre por contato direto com o doente ou com suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

O período de encubação da dengue varia entre 3 e 15 dias (5 a 6 dias, em média).

Não existe um tratamento específico para dengue, sendo que as medidas terapêuticas visam apenas a manutenção do estado geral do doente e alívio dos sintomas.

Derivados do ácido acetilsalicílico são contraindicados para combater a dor e a febre, pois podem provocar sangramentos. O uso de anti-inflamatórios não hormonais também é contraindicado. O paracentamol ou a dipirona são os medicamentos indicados no tratamento.

O significado de Dengue está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças
Fonte do texto: significados.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário