24 junho 2014

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE UM MUNICÍPIO E REGIÃO PARA SE LIDAR COM OS ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE UM MUNICÍPIO E REGIÃO PARA SE LIDAR COM OS ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL



atendimento a população e educação ambiental
MAQUETE ELETRÔNICA DE UMA FACHADA  DE UMA CENTRAL DE RECICLAGEM PARA PASSOS - MG

Cumpre-me prestar aqui, alguns esclarecimentos a respeito da nova filosofia para que a Prefeitura de Passos- MG tenha um trabalho direcionado ao atendimento ao cidadão deste e dos demais programas dos serviços de limpeza urbana, para que se possa verificar que a  metodologia exposta não é um mero trabalho de cunho técnico, mas sim, parte integrante das diretrizes com que o poder público conduza seus serviços, e que pode ser traduzida, de forma clara e insofismável, pelo crescimento contínuo do poder público e da satisfação do cidadão.
A Prefeitura Municipal de Passos – MG com estudos e planejamento deve adiquir experiência  a partir de um novo plano de gestão de Entulhos, para desenvolver uma forma de trabalho bem definida e delineada, calcada nas seguintes diretrizes:
 
  •        parceria;
  •      imagem; e

  •    desempenho

PARCERIA



A primeira das diretrizes que a Prefeitura Municipal de Passos - MG precisa se adaptar é a de atender aos cidadãos com qualidade e regularidade , gerando a satisfação e estabelecendo uma verdadeira parceria nas ações estruturantes deste programa que vem sendo mostrado no blogger http://engenhafrank.blogspot.com.br em varias publicações separadas de como se adaptar a um plano novo de gerenciamento de entulhos para o Município e região deste o dia 17/052014 baseado no Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Fortaleza sendo adaptado para Passos – MG e Região, onde vai seguir depois desta publicação mais dois itens para se concluir a adaptação feita por Frank e Sustentabilidade
 Outro ponto fundamental no estabelecimento da parceria é o conhecimento de que, quando se trata de limpeza pública, o verdadeiro cliente é a população, sendo o órgão municipal executor apenas o seu procurador.
Em outras palavras, a Prefeitura de Passos - MG tem que  entender que, em serviços de  limpeza pública, o  objetivo mais importante é atender às necessidades da população o que só pode ser alcançado através de um diálogo contínuo e permanente com o povo e com seus representantes.

Conforme se verá nos itens a seguir, a Metodologia de Trabalho a ser proposta prevê esta interação com a população e, num canal em separado, comos diversos segmentos do órgão contratante.

A comunicação com as pessoas tem que ser direta, através de uma Central de atendimento que, ao mesmo tempo em que recebe e atende às reclamações populares, faz esclarecimentos e dá informações de utilidade pública aos interessados.

Além disto, precisa ser estabelecido como uma segunda forma de se comunicar com a população, a realização de reuniões mensais nos seis primeiros meses de implantação do programa e bimestrais depois, onde, além de uma apresentação detalhada de todos os erros e acertos do programa a ser implementado para que sirva de avaliação da atuação da Prefeitura de Passos - MG quanto a este programa.

Desta forma, a Prefeitura de Passos - MG, poderá contar com os reclames dos cidadãos e com os seus aplausos ao programa a ser implementado, transformando-os em Parceiros de Trabalho, ao mesmo tempo em que estará apta a captar rapidamente as necessidades e exigências dos municípios. 


IMAGEM

É usual que a população relacione quem lida com resíduos sólidos com a imagem do LIXO. A segunda diretriz da Prefeitura de Passos - MG tem que ter  como objetivo é alterar esta correlação intuitiva, restabelecendo a ligação de quem lida com resíduos com a imagem da LIMPEZA.

Em cidades da Região com um potencial turístico, também tem que alcançar um objetivo desta natureza é de fundamental importância, porque a fama de CIDADE LIMPA é um ponto básico para atrair novos turistas, principalmente turistas que dão grande importância à limpeza pública.

Seguindo esta diretriz da Prefeitura de Passos - MG, o Plano Operacional, estabelece que sejam tomados cuidados especiais com a limpeza das áreas próximas a rios, matas, serras e canais, e pontos de interesses turístico existentes no Município.
Complementando, a Metodologia de Trabalho prevê uma apresentação impecável de equipes técnicas de apoio a este programa, onde possam utilizar fardamentos e EPI”S adequados ao planejado, de forma a trazer uma boa imagem e uma qualidade aos serviços prestados aos municípios.

Dentro desta linha, deve ser desenvolvidos cursos de treinamento e capacitação aos funcionários envolvidos nos Ecopontos, onde busque deles o orgulho pela profissão, a importância de cada uma das funções exercidas pelos funcionários (sejam eles coletores, motoristas, encarregados ou administrativos) e a consciência de que o respeito da população só será alcançado através do respeito a si próprio, assumem lugar de destaque, e são trabalhados de forma contínua e sistemática, através de palestras e trabalhos orientados, para que não caiam no esquecimento e na rotina.

Dentro deste último tópico, o treinamento ressalta a importância de que o respeito a si próprio começa na imagem pessoal do funcionário, passando pela imagem do ferramental e dos equipamentos utilizados, reforçando a necessidade de mantê-los sempre limpos e em perfeito estado de conservação, para que a população reconheça de que são eles os responsáveis direitos pelo estado de limpeza de toda a cidade.

Através deste trabalho de base, a Prefeitura Municipal de Passos - MG, poderá certamente lograr êxito em todos seus serviços e acima de tudo estabelecer uma excelente parceria com o cidadão de Passos – MG e região. 

DESEMPENHO


Teoricamente, desempenho é uma meta perseguida por todos os prestadores de serviços e a Prefeitura de Passos - MG também tem que  estar imbuída nestas ações, sejam elas de que ramos de atividade forem. Assim, que novidades podem ser apresentadas com relação a esta diretriz? A novidade é o enfoque dado pela Prefeitura de Passos - MG ao desempenho almejado.

Enquanto todas as empresas medem seu desempenho através da relação “custo x produtividade”, a Prefeitura de Passos – MG tem que atuar sobre um conceito novo, denominado “3 A’s” (Atendimento; Agilidade e Atualidade), onde a redução dos custos operacionais é uma consequência direta e inevitável. 


Formas de Atendimento à População


Como se viu nos itens anteriores, modelo tecnológico empregado associado à própria metodologia de execução e à modernidade das máquinas e equipamentos utilizados já conduz a uma prestação adequada dos serviços a serem executados. 
  
Por outro lado, o maior ou menor grau de dificuldade na execução dos serviços ligados à limpeza urbana está diretamente relacionado à cooperação da população envolve,ou em outras palavras, cidade limpa não é aquele que se limpa a toda hora, mas sim aquela que a população menos suja.
Desta forma, é preciso que se tenha uma garantia de que os resultados serão alcançados, ou seja, que a população do município seja atendida nos seus anseios de morar numa cidade limpa e bem cuidada, o que significa dizer que é de fundamental importância o intercâmbio entre a população e o público em geral.

Para tanto, será montado um esquema de retorno dos serviços prestados junto ao público externo, que permitirá a avaliação periódica das atividades realizadas em campo.

Para alcançar o objetivo proposto, o esquema de retorno tem que ser montado sobre três vertentes distintas que serão descritas a seguir. 


• Comunicação com o Público Externo 

Como se frisou em publicações anteriores, o sucesso na execução de serviços de limpeza pública está diretamente ligado à cooperação da população e isto é possível se houver uma linha de comunicação com o público externo permanentemente aberto, linha esta que, além de receber as reclamações das pessoas, servirá também para prestar informações e esclarecimentos a respeito do que a Prefeitura, através das secretarias responsáveis pelo novo plano de gestão de Entulhos , vem realizando no campo da limpeza pública.

Com este objetivo, será realizada uma adequação na atual Central de Atendimento ao Público, cujo número de telefone estará pintado em todos os veículos  que prestam os serviços ligados a está área, e que contará com uma Central de Reclamações exclusiva para o atendimento das reivindicações da população RELATIVAS AO TEMA e com uma Central de Informações que servirá para prestar informações pertinentes aos serviços executados (horários e frequência da coleta domiciliar / comercial em cada logradouro, freqüência de varrição, pode, limpeza de praças e outras), além de fornecer informações de utilidade pública, tais como: acondicionamento correto do lixo como forma de inibir a proliferação de insetos e roedores, os riscos de se lançar lixo em encosta e em rios, os perigos do lixo hospitalar patogênico, os prejuízos decorrentes do lançamento de lixo nas praias e outras.

  Entretanto, a divulgação destas informações não ficará restrita à procura da população. Toda vez que se fizer necessário, será desencadeada uma campanha popular, através de prospectos e “folders”, contendo figuras e gravuras e escritos em linguagem acessível ao povo. Esta campanha, dependendo da necessidade, poderá ser complementada por publicações nos jornais de bairros, jornais de grande circulação, revista, rádios e até mesmo televisão.

• Comunicação com a Contratante 

Seguindo a linha estabelecida é importante que a Prefeitura fiscalize e controle estes serviços através de um sistema de fiscalização e controle devidamente estabelecido para estes serviços de forma a se estabelecer as futuras correções no programa implantado. 


• Fiscalização Interna 

O terceiro modo de se obter retorno dos serviços prestados é através da fiscalização que será exercida pela equipe de supervisão das secretárias responsáveis para este tipo de serviço, Esta equipe, tem que estar preparada, não só para fiscalizar os funcionários dos Ecopontos, e dos carroceiros, mas para identificar eventuais deficiências nos serviços, e ter  autonomia para tomar decisões a fim de solucionar tais deficiências antes que elas se tornem aparentes para a população.
Além disto, seus relatórios mensais servirão de subsídio para melhorar o planejamento do mês subsequente, de forma a aperfeiçoar o atendimento à população da cidade. 

Fonte:Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Fortaleza-CE/Trabalho adaptado por Frank e Sustentabilidade para Passos - MG e Região