ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE UM MUNICÍPIO E REGIÃO PARA SE LIDAR COM OS ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
MAQUETE ELETRÔNICA DE UMA FACHADA DE UMA CENTRAL DE RECICLAGEM PARA PASSOS - MG |
Cumpre-me
prestar aqui, alguns esclarecimentos a respeito da nova filosofia para que a Prefeitura de Passos- MG tenha um trabalho direcionado ao atendimento ao cidadão deste e
dos demais programas dos serviços de limpeza urbana, para que se possa
verificar que a metodologia exposta não é um mero trabalho de cunho técnico,
mas sim, parte integrante das diretrizes com que o poder público conduza seus
serviços, e que pode ser traduzida, de forma clara e insofismável, pelo
crescimento contínuo do poder público e da satisfação do cidadão.
A
Prefeitura Municipal de Passos – MG com estudos e planejamento deve adiquir
experiência a partir de um novo plano de gestão de Entulhos, para
desenvolver uma forma de trabalho bem definida e delineada, calcada nas
seguintes diretrizes:
- parceria;
- imagem; e
- desempenho
PARCERIA
A
primeira das diretrizes que a Prefeitura Municipal de Passos - MG precisa se adaptar é a de atender
aos cidadãos com qualidade e regularidade , gerando a satisfação e
estabelecendo uma verdadeira parceria nas ações estruturantes deste programa
que vem sendo mostrado no blogger http://engenhafrank.blogspot.com.br em varias
publicações separadas de como se adaptar a um plano novo de gerenciamento de
entulhos para o Município e região deste o dia 17/052014 baseado no Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no
município de Fortaleza sendo adaptado para Passos – MG e Região, onde vai
seguir depois desta publicação mais dois itens para se concluir a adaptação
feita por Frank e Sustentabilidade
Outro ponto fundamental no estabelecimento da
parceria é o conhecimento de que, quando se trata de limpeza pública, o verdadeiro
cliente é a população, sendo o órgão municipal executor apenas o seu
procurador.
Em outras
palavras, a Prefeitura de Passos - MG tem que entender que, em serviços de limpeza pública, o objetivo mais importante é atender às
necessidades da população o que só pode ser alcançado através de um diálogo
contínuo e permanente com o povo e com seus representantes.
Conforme
se verá nos itens a seguir, a Metodologia de Trabalho a ser proposta prevê esta
interação com a população e, num canal em separado, comos
diversos segmentos do órgão contratante.
A
comunicação com as pessoas tem que ser direta, através de uma Central de atendimento
que, ao mesmo tempo em que recebe e atende às reclamações populares, faz
esclarecimentos e dá informações de utilidade pública aos interessados.
Além
disto, precisa ser estabelecido como uma segunda forma de se comunicar com a
população, a realização de reuniões mensais nos seis primeiros meses de
implantação do programa e bimestrais depois, onde, além de uma apresentação
detalhada de todos os erros e acertos do programa a ser implementado para que
sirva de avaliação da atuação da Prefeitura de Passos - MG quanto a este
programa.
Desta
forma, a Prefeitura de Passos - MG, poderá contar com os reclames dos cidadãos
e com os seus aplausos ao programa a ser implementado, transformando-os em
Parceiros de Trabalho, ao mesmo tempo em que estará apta a captar rapidamente
as necessidades e exigências dos municípios.
IMAGEM
É usual
que a população relacione quem lida com resíduos sólidos com a imagem do LIXO.
A segunda diretriz da Prefeitura de Passos - MG tem que ter como objetivo é alterar esta correlação
intuitiva, restabelecendo a ligação de quem lida com resíduos com a imagem da
LIMPEZA.
Em
cidades da Região com um potencial turístico, também tem que alcançar um
objetivo desta natureza é de fundamental importância, porque a fama de CIDADE LIMPA
é um ponto básico para atrair novos turistas,
principalmente turistas que dão grande importância à limpeza pública.
Seguindo
esta diretriz da Prefeitura de Passos - MG, o Plano Operacional, estabelece que
sejam tomados cuidados especiais com a limpeza das áreas próximas a rios, matas, serras e canais, e pontos de interesses turístico existentes no Município.
Complementando,
a Metodologia de Trabalho prevê uma apresentação impecável de equipes técnicas
de apoio a este programa, onde possam utilizar fardamentos e EPI”S adequados ao
planejado, de forma a trazer uma boa imagem e uma qualidade aos serviços
prestados aos municípios.
Dentro
desta linha, deve ser desenvolvidos cursos de treinamento e capacitação aos
funcionários envolvidos nos Ecopontos, onde busque deles o orgulho pela
profissão, a importância de cada uma das funções exercidas pelos funcionários
(sejam eles coletores, motoristas, encarregados ou administrativos) e a
consciência de que o respeito da população só será alcançado através do respeito
a si próprio, assumem lugar de destaque, e são trabalhados de forma contínua e
sistemática, através de palestras e trabalhos orientados, para que não caiam no
esquecimento e na rotina.
Dentro
deste último tópico, o treinamento ressalta a importância de que o respeito a
si próprio começa na imagem pessoal do funcionário, passando pela imagem do
ferramental e dos equipamentos utilizados, reforçando a necessidade de
mantê-los sempre limpos e em perfeito estado de conservação, para que a
população reconheça de que são eles os responsáveis direitos pelo estado de
limpeza de toda a cidade.
Através deste trabalho de base, a Prefeitura Municipal
de Passos - MG, poderá certamente lograr êxito em todos seus serviços e acima
de tudo estabelecer uma excelente parceria com o cidadão de Passos – MG e
região.
DESEMPENHO
Teoricamente,
desempenho é uma meta perseguida por todos os prestadores de serviços e a
Prefeitura de Passos - MG também tem que estar imbuída nestas ações, sejam elas de que
ramos de atividade forem. Assim, que novidades podem ser apresentadas com
relação a esta diretriz? A novidade é o enfoque dado pela Prefeitura de Passos
- MG ao desempenho almejado.
Enquanto
todas as empresas medem seu desempenho através da relação “custo x
produtividade”, a Prefeitura de Passos – MG tem que atuar sobre um conceito novo,
denominado “3 A’s” (Atendimento; Agilidade e Atualidade), onde a redução dos
custos operacionais é uma consequência direta e inevitável.
Formas de Atendimento
à População
Como se viu nos itens anteriores, modelo
tecnológico empregado associado à própria metodologia de execução e à
modernidade das máquinas e equipamentos utilizados já conduz a uma
prestação adequada dos serviços a serem executados.
Por outro
lado, o maior ou menor grau de dificuldade na execução dos serviços ligados à
limpeza urbana está diretamente relacionado à cooperação da população
envolve,ou em outras palavras, cidade limpa não é aquele que se limpa a toda
hora, mas sim aquela que a população menos suja.
Desta
forma, é preciso que se tenha uma garantia de que os resultados serão
alcançados, ou seja, que a população do município seja atendida nos seus
anseios de morar numa cidade limpa e bem cuidada, o que significa dizer que é
de fundamental importância o intercâmbio entre a população e o público em geral.
Para
tanto, será montado um esquema de retorno dos serviços prestados junto ao
público externo, que permitirá a avaliação periódica das atividades realizadas
em campo.
Para
alcançar o objetivo proposto, o esquema de retorno tem que ser montado sobre
três vertentes distintas que serão descritas a seguir.
• Comunicação com o Público
Externo
Como se
frisou em publicações anteriores, o sucesso na execução de serviços de limpeza pública está
diretamente ligado à cooperação da população e isto é possível se houver uma
linha de comunicação com o público externo permanentemente aberto, linha esta que,
além de receber as reclamações das pessoas, servirá também para prestar
informações e esclarecimentos a respeito do que a Prefeitura, através das
secretarias responsáveis pelo novo plano de gestão de Entulhos , vem realizando
no campo da limpeza pública.
Com este
objetivo, será realizada uma adequação na atual Central de Atendimento ao Público,
cujo número de telefone estará pintado em todos os veículos que prestam os
serviços ligados a está área, e que contará com uma Central de Reclamações
exclusiva para o atendimento das reivindicações da população RELATIVAS AO TEMA
e com uma Central de Informações que servirá para prestar informações pertinentes
aos serviços executados (horários e frequência da coleta domiciliar / comercial
em cada logradouro, freqüência de varrição, pode, limpeza de praças e outras),
além de fornecer informações de utilidade pública, tais como: acondicionamento
correto do lixo como forma de inibir a proliferação de insetos e roedores, os
riscos de se lançar lixo em encosta e em rios, os perigos do lixo hospitalar patogênico,
os prejuízos decorrentes do lançamento de lixo nas praias e outras.
Entretanto, a divulgação destas informações não ficará
restrita à procura da população. Toda vez que se fizer necessário, será
desencadeada uma campanha popular, através de prospectos e “folders”, contendo figuras
e gravuras e escritos em linguagem acessível ao povo. Esta campanha, dependendo
da necessidade, poderá ser complementada por publicações nos jornais de
bairros, jornais de grande circulação, revista, rádios e até mesmo televisão.
• Comunicação com a Contratante
Seguindo
a linha estabelecida é importante que a Prefeitura fiscalize e controle estes
serviços através de um sistema de fiscalização e controle devidamente
estabelecido para estes serviços de forma a se estabelecer as futuras correções
no programa implantado.
• Fiscalização Interna
O
terceiro modo de se obter retorno dos serviços prestados é através da
fiscalização que será exercida pela equipe de supervisão das secretárias responsáveis para este tipo de serviço, Esta equipe, tem que estar preparada,
não só para fiscalizar os funcionários dos Ecopontos, e dos carroceiros, mas
para identificar eventuais deficiências nos serviços, e ter autonomia para tomar decisões a fim de
solucionar tais deficiências antes que elas se tornem aparentes para a
população.
Além
disto, seus relatórios mensais servirão de subsídio para melhorar o
planejamento do mês subsequente, de forma a aperfeiçoar o atendimento à
população da cidade.
Fonte:Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Fortaleza-CE/Trabalho adaptado por Frank e Sustentabilidade para Passos - MG e Região