08 fevereiro 2014

3ª DO PLURAL - ENGENHEIROS DO HAWAII - ANALISE DA LETRA

QUEM NÃO TEM CULTURA ACHA QUE CULTURA É LOUCURA E QUEM GANHA DA CULTURA GANHA POR POUCO TEMPO DEPOIS COMEÇA PEDIR APRENDIZADO..
 
3ª DO PLURAL - ENGENHEIROS DO HAWAII
 
quem são eles você   já sabe?????
quem são eles você   já sabe?????



Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina






Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada

Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?



Todos os dias as pessoas são atingidas por inúmeras mensagens publicitárias, tanto de forma consciente quanto inconsciente. Essa letra aborda, basicamente, o poder que os meios de comunicação tem de persuadir e assim condicionar a vida das pessoas da sociedade de massa. A mídia cria um falso desejo para a sociedade, falso desejo pois assim que a pessoa compra o produto que tanto aspirou, outro produto mais recente é lançado e essa pessoa se sente na obrigação de comprá-lo apenas para se enquadrar em um grupo e não se sentir excluída dos demais.
No trecho ‘’Satisfação garantidas, obsolescência programada, eles ganham a corrida antes mesmo da largada’’, o compositor nos passa a ideia de que os produtos que consumimos já foram criados para serem descartáveis, ou seja, a pessoa compra um produto novo e se sente satisfeita, mas assim que surge uma versão mais moderna essa satisfação acaba, já que a pessoa foi levada pelos meios de comunicação e se sente excluída se não tiver o produto ‘’mais novo’’ e que está ‘’na moda’’. É uma batalha injusta, já que grande parte da sociedade não sabe quais são as técnicas utilizadas pelos meios de comunicação para persuadir boa parte das pessoas, por esse motivo a mídia ganha a corrida antes mesmo da largada, pela falta de conhecimento e pela falta de meios mais educativos que mostrem o verdadeiro valor das coisas.
No último trecho ‘’Vender... Comprar... Vedar os olhos, jogar a rede contra a parede, querem te deixar com sede, não querem nos deixar pensar’’ o compositor deixa exposta claramente sua opinião sobre como as pessoas acabam ficando cegas dentro da sociedade, cegas pelos mesmos motivos apontados anteriormente, cegas no sentido de que deixam ser enganadas pela mídia boa parte de suas vidas consumindo produtos achando que assim vão conseguir aliviar tensões do dia-a-dia e serem mais felizes. Não querem nos deixar pensar, pois se temos o conhecimento, logo, consumimos menos e destruímos todo um sistema capitalista. É por esse motivo, que os meios de comunicação se aproveitam para criar falsos desejos, obsolescência e medo. Pois, é só assim que conseguirão continuar condicionando e tendo o pleno controle sobre as atitudes da sociedade. Os meios de comunicação são uma arma poderosa, que podem ser usados tanto para alienar como para educar, infelizmente, a primeira opção reina até os dias de hoje. 
Fonte Video: You tube