01 março 2024

CURRAIS ECOLÓGICOS MAIS UM TEMA DE SUSTENTABILIDADE

Sabendo que a cadeia produtiva agropecuária é um dos setores que mais cresce e se moderniza no mundo, pensando nisso sermos sustentáveis na produção de alimento é um fator importante para o setor de toda cadeia produtiva. Logo com o crescimento pela demanda de alimentos no mundo, e onde precisamos ser cada vez mais produtivos devemos respeitar mais o meio ambiente, surgem assim as alternativas de se utilizar materiais que seriam descartados de forma irregular e   muitas vezes não reaproveitáveis, para trazer sustentabilidade ao sistema agropecuário, uma destas alternativas é se fazer  construções de currais com pneus.

 

CURRAIS ECOLÓGICOS MAIS UM TEMA DE SUSTENTABILIDADE
CURRAIS ECOLÓGICOS MAIS UM TEMA DE SUSTENTABILIDADE

Entre os materiais (resíduos), mais nocivos ao meio ambiente encontramos o plástico e borracha, pois esses materiais demoram tempo indeterminado para serem decompostos, e que sem o destino e processamento correto se tornam poluentes potencialmente perigosos para o meio ambiente. Dessa maneira, a reutilização desses materiais torna-se ambientalmente e economicamente viáveis, como por exemplo a reutilização de pneus usados na construção de currais e pisos antiderrapantes para manejo pecuário.

 

CURRAIS ECOLÓGICOS MAIS UM TEMA DE SUSTENTABILIDADE
CURRAIS ECOLÓGICOS MAIS UM TEMA DE SUSTENTABILIDADE

 A reutilização de pneus como matéria-prima na construção de currais e outras estruturas agropecuárias promove uma alternativa barata, sustentável e simples para o destino desse tipo de resíduo. O curral ecológico de pneus pode ser construído com poucos materiais, aliado ao baixo custo de implantação e simplicidade na instalação, que terá fundamental papel na redução de criadouros de mosquito Aedes Aegypt (vetor da dengue), por exemplo, auxiliando além do meio ambiente a saúde pública. A implantação do curral ecológico pode ser adequada a diversas condições dos proprietários, mesmo porque pneus são facilmente encontrados e servem como substitutos para as tábuas convencionais.

 

 VEJA O VÍDEO ABAIXO

 VEJA O VÍDEO ACIMA

 Seguem os Materiais necessários:

Para um curral  (o projeto pode ser adaptado de acordo com as exigências e necessidades do proprietário).

  • Pneus – O pneu deve ser cortado de maneira que seja removida apenas a banda de rodagem para que seja utilizada como tábuas laterais.
 
  • Mourões – Os mourões devem ter cerca de 3 metros de comprimento e 15 centímetros de largura, na instalação, é necessário que 1/3 seja enterrado, de maneira que o curral tenha em torno de 2 metros de altura. Espaçamento de 1 metro entre os mourões.

  • Parafuso – É importante que o parafuso escolhido seja resistente e não afrouxe facilmente, é indicado a utilização do parafuso francês zincado.
 
  • Porcas e Arruelas – Serão responsáveis por fixar as pranchas de borracha nos mourões.
 
  • Dobradiça – É recomendada a utilização de dobradiças tipo ferradura para a instalação da porteira do curral.
 
  • Porteira e trinco – Serão utilizados para controlar a entrada e saída dos animais no curral.
 
  •  Instalação - Instale os mourões com distância de 1 metro entre si, em seguida parafuse as tábuas de contenção na parte superior dos mourões e posteriormente cerque o perímetro utilizando as bandas de rodagem dos pneus reutilizados. Instale a porteira e o trinco.
 O planejamento e a construção de um curral, baseado nos parâmetros do contexto deste tema abordado, garantindo o sucesso de uma boa construção permite a propriedade obter um manejo apropriado do rebanho, além de ser um investimento que gera retorno positivo a médio e longo prazo. A escolha de um tronco de contenção adequado aliado ao bom curral, permite elevar o nível da propriedade, de forma que consiga ser alcançada melhor produtividade, sustentabilidade e valorização do produto. 
 
O PRODUTOR PRECISA SE INOVAR

Acima de tudo, o produtor precisa sempre inovar. Ou seja, fazer algo novo na propriedade. Repense e revisite a área periodicamente. Veja o que é possível melhorar a partir de mudanças a médio e longo prazo. Muitos produtores atuam nas atividades do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas, da mesma forma há muitos anos. Existem propriedades que têm o mesmo manejo e o produtor lida com as mesmas características. No entanto, atualmente temos novas tecnologias e novas formas que podem trazer maior lucratividade e muitas vezes de maneira simples.

Além disso, outro conceito muito importante que deve ser aplicado é o bem-estar animal. O manejo que evita estresse e não usa a violência contra os bovinos e demais animais da propriedade é fator fundamental. O uso de choque e espetos devem ser eliminados e o cuidado e preservação da saúde precisam estar em primeiro lugar.

 
 
Fonte: coimma.com.br
              dicas.boisaude.com.br
               Só ideias legais

Nenhum comentário:

Postar um comentário