PASSOS – Moradores de Passos reclamam de problemas nas praças do município, como excesso de lixo, descarte irregular de móveis usados, falta de iluminação adequada e de poda nas árvores. Segundo os moradores, as praças estariam em péssimas condições de preservação, gerando insegurança aos que residem nas proximidades.
Um dos logradouros que mais gera reclamação é na Praça da Saudade, que fica em frente o Cemitério Municipal. Segundo uma moradora que vive próxima da Avenida JK, as árvores têm risco de queda, principalmente por conta dos ventos fortes, podendo prejudicar a iluminação dos postes.
PRAÇAS SÃO DESCRITAS COM FALTA DE ILUMINAÇÃO, ESTRUTURAS, USUÁRIOS DE DROGAS EM ÉPOCA DE NATAL EM PASSOS MG |
“A Prefeitura de Passos vem e retira apenas os galhos secos. Isso não resolve. Tem de podar as árvores, porque tem muitos galhos no meio dos fios da rede elétrica. É um perigo dar curto circuito e nós ficarmos sem energia por muito tempo”, disse.
Na praça da avenida Poços de Caldas, no bairro Penha, o problema, segundo moradores locais, seria a presença de usuários e traficantes de drogas. “Na rua lateral, na Maria da Fé, não tem hora para a turma ficar. Lá, a coisa corre solta. Usam (drogas) sem medo e vendendo disfarçadamente. De vez em quando a polícia passa no local, eles se escondem ao ver o pisca-pisca da viatura e os soldados fazem de conta que nada acontece”, relatou um comerciante da avenida Dona Liquinha Silveira.
PRAÇAS SÃO DESCRITAS COM FALTA DE ILUMINAÇÃO, ESTRUTURAS, USUÁRIOS DE DROGAS EM ÉPOCA DE NATAL EM PASSOS MG |
Segundo uma moradora da rua Pitangui, outros problemas na praça seriam a falta de acessibilidade para as pessoas com deficiência e também o acúmulo de lixo. “A entrada de cadeirante é péssima, além de muito lixo espalhado. Sem contar que a iluminação artificial é bastante precária”, comentou.
Já a praça Geralda Rosa de Jesus, no Vila Rica, praça Margarida Tomé, no Colégio de Passos, praça Pedro Henrique Machado, entre a Avenida da Moda e o início da Travessa Rui Barbosa, no centro, e praça localizada no entorno das ruas Dos Funcionários, Da Imprensa e Canoas, perto da Apae, no bairro Novo Horizonte, o problema seria a falta de iluminação, além de lixo acumulado e falta de serviço de jardinagem.
PRAÇAS SÃO DESCRITAS COM FALTA DE ILUMINAÇÃO, ESTRUTURAS, USUÁRIOS DE DROGAS EM ÉPOCA DE NATAL EM PASSOS MG |
De acordo com o setor de Iluminação Pública, da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos, informou que as demandas recebidas pessoalmente ou telefonemas são repassadas à empresa responsável pela manutenção e reparos na rede elétrica em vias e praças públicas.
PRAÇAS SÃO DESCRITAS COM FALTA DE ILUMINAÇÃO, ESTRUTURAS, USUÁRIOS DE DROGAS EM ÉPOCA DE NATAL EM PASSOS MG |
Segundo o diretor de Meio Ambiente de Passos, José Augusto, o cronograma de serviços de poda está em andamento, porém, alguns pedidos de urgência têm prioridade, após ser feita uma avaliação sobre a necessidade do serviço.
Sobre a coleta de lixo nas praças, segundo a engenheira ambiental da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos, Andyara Machado Mendes Miranda, o problema é crônico. “Em vez de colocar lixo, principalmente o orgânico, em frentes das residências, levam para as praças. Alguns, fazem isso um dia antes do caminhão coletor passar. Isso não pode ocorrer porque pode atrair insetos e provocar mau cheiro”, ressaltou.
Fonte: Ézio Santos - Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário