Em 23/11/21 foi anunciado em uma reportagem a junção da Prefeitura de Passos com a UEMG para incluir alunos em termos que levassem a educação Ambiental para os lares e se estruturasse para fazer a coleta seletiva só que nesta junção a associação beneficiada foi a AAÇÂO RECICLAGEM que é a associação criada pelo coronel Gilson o Diretor Ambiental na Época. Depois disso em meados de 2022 teve em termos a chamada de associações para a Coleta Seletiva em Passos onde a única contemplada foi a AAÇÃO RECICLAGEM que hoje tem todo o poder da coleta seletiva e está no momento fazendo a divulgação por panfletos que tem explicação errada de como separa os resíduos, orgânicos e rejeitos e está sendo distribuídos mesmo com erros em intensidade para que moradores separem os resíduos para ela, a turma de estagiários se agregou somente a AAÇÃO RECICLAGEM a COOCARES COLETA SELETIVA que luta para se estruturar desde 2002 ficou de fora da junção e de benefícios que a COLETA SELETIVA trouxe a Passos abaixo podemos ver em uma reportagem como a exclusão e a falta de reconhecimento aparecem já na junção da Prefeitura x UEMG beneficiando somente a aação reciclagem a associação do diretor do Meio Ambiente da Prefeitura na Época e a COOCARES que já estava na luta desde 2002 ficou de fora excluída totalmente, como os catadores de resíduos autônomos também.
JUNÇÃO DA PREFEITURA E UEMG INCLUINDO A AÇÃO RECICLAGEM SE CONCRETIZA EXCLUINDO A COOCARES COLETA SELETIVA |
ABAIXO REPORTAGEM DA FOLHA
PROJETO DE EXTENSÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA (UEMG) E PREFEITURA DE PASSOS MG tem como finalidade a conscientização da população de Passos sobre coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. Uma parceria entre a Universidade e a Secretaria do Meio Ambiente do município preve que os alunos façam visitas domiciliares em alguns bairros da cidade para detalhar a necessidade da coleta seletiva. Por parte da UEMG o projeto e coordenado pelo professor Rômulo Magri e por parte da administração Municipal, do diretor do Meio Ambiente, Gilson Wesceslau. O Cronograma preve inicio das atividades na região central da cidade e em sequencia nos bairros Vila Rica e casarão mas a ideia é a expansão para outros regiões da cidade.
REPORTAGEM FOI TIRADA DAS REDES SOCIAIS E PREFEITURA MOSTRA FOTO DA REPORTAGEM EM PAGINAS PUBLICAS |
Segundo Magri só alunos fazem parte da equipe que executa o projeto. Os alunos do curso de Engenharia Ambiental farão visitas nas residências e comércios com intuito de promover a educação Ambiental acerca dos resíduos sólidos. Nas Visitas será explicado quais materiais que podem ser destinados a coleta seletiva. Será explicado como o colaborador (morador/comerciante) devera proceder com a separação dos resíduos e também será apresentada a ASSOCIAÇÃO AAÇÃO RECICLAGEM e os dias da entrega dos resíduos recicláveis além de explicar sobre os benefícios socioambientais da realização da coleta seletiva" explicou o professor.
A iniciativa surgiu por meio do professor Magri que apresentou ao diretor do Meio Ambiente, segundo ele, a parceria é uma forma de apoio as atividades da coleta seletiva realizada pela ASSOCIAÇÃO AAÇÃO RECICLAGEM e visa tornar a cidade mais sustentável,
GILSON WESCESLAU que é o diretor do meio Ambiente e fundador da AAÇÃO RECICLAGEM que apoia a ideia e indica a necessidade de expandir a coleta seletiva realizada pela associação para bairros e regiões de Passos MG, além de reforçar sobre a coleta seletiva nos bairros já atendidos tais como o umuarama e o eldorado, dentre outros.
ABERTURA DO CENTRO DE TRIAGEM DA AÇÃO RECICLAGEM |
"Esperamos conscientizar a população residente e comerciantes sobre a importância da separação de resíduos recicláveis e como a coleta seletiva aumenta a vida util dos aterros sanitários e diminui os impactos ambientais. apresentar A ASSOCIAÇÃO AAÇÃO RECICLAGEM que faz um excelente trabalho de coleta seletiva em Passos MG. Esperamos adesão a coleta seletiva por parte da população e que as pessoas destinem seus recicláveis para a associação AAÇÃO RECICLAGEM ou nos pontos de entrega voluntaria, tornando a cidade mais limpa e sustentável." Disse Magri.
ABERTURA DO CENTRO DE TRIAGEM DA AÇÃO RECICLAGEM |
DEPOIS DE UM ANO E MEIO PRATICAMENTE PODEMOS VER QUE A EXCLUSÃO FOI FEITA, QUEM FOI ABRAÇADO E QUEM FICOU DE FORA
prefeitura depois de 7 meses da junção contemplou somente a associação AAÇÃO RECICLAGEM para fazer a coleta seletiva e está divulgando intensamente nas casas a coleta seletiva da AAÇÃO RECICLAGEM DEIXANDO DE FORA OUTRAS ASSOCIAÇÕES COMO A COOCARES E OS CATADORES AUTÔNOMOS e a educação e feita somente com distribuição de panfletos para se por em geladeiras jogados nas casa, assim moradores explica onde apareceu o panfleto.
PANFLETINHO DIVULGANDO A COLETA SELETIVA DA AAÇÃO RECICLAGEM |
onde catadores autônomos e associação como a coocares coleta seletiva foi excluída tendo que ficar se sobrevivendo a migalhas e choro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário