01 março 2022

1º DE MARÇO DIA DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS - VEJA A HISTORIA E SUA IMPORTANCIA PELO PLANETA

Hoje, 1° de março, é celebrado o “Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis”, uma data que nos leva a refletir sobre a importância que o trabalho dessas pessoas representa para o Meio Ambiente, e como reconhecemos o papel deste catador diante da sociedade

VEJA A HISTÓRIA ABAIXO DE COMO SURGIU O DIA DOS CATADORES

1º DE MARÇO DIA DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS - VEJA A HISTORIA E SUA IMPORTANCIA PELO PLANETA
1º DE MARÇO DIA DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS


Em 1º de março, é celebrado o “Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis”, em memória do massacre na Colômbia, onde morreram brutalmente assassinados 11 catadores.

O massacre ocorreu em março de 1992, na Universidade Livre de Ottawa (Ottawa University), onde foram encontrados 11 corpos de pessoas que trabalhavam como catadores informais e haviam sido assassinados por funcionários da universidade. Os catadores foram enganados pelos assassinos para entrar no prédio com a intenção de coletar os recicláveis. Uma vez dentro, eles foram espancados e mortos com a finalidade de vender seus corpos para pesquisa e tráfico de órgãos. Um sobrevivente, que fingiu estar morto, contou à polícia sobre o que tinha acontecido.

Em memória do massacre – e em resposta as péssimas condições de trabalho que lutam para melhorar, além do preconceito que enfrentam em muitos níveis da sociedade – foi declarado o dia 01 de março o Dia Mundial dos Catadores. Este dia, foi criado no Primeiro Encontro Internacional de Catadores, que reuniu 34 países na Colômbia, em 2008.

 


CATADOR TAMBÉM É PROFISSÃO

 

 Agentes de transformação

Os catadores são responsáveis pela retirada de toneladas de materiais recicláveis das vias públicas, margens de rios e córregos e de demais locais inapropriados para o descarte do que já não nos serve mais. Com esse trabalho enchentes são evitadas, ou apassivadas, além de trazer sobrevidas para os aterros sanitários e poupar recursos naturais que servem de matéria-prima.

 

A VIDA PESSOAL DE UM CATADOR

 

 Portanto, é um dia que devemos celebrar e agradecer pelo trabalho de pessoas que prestam um serviço de extrema importância para o nosso planeta e que ainda não tem os seus direitos respeitados por grande parte dos gestores públicos e da população. Segundo dados do Banco Mundial, existem cerca de 15 milhões de catadores espalhados pelo mundo.

A luta continua! Um salve a catadoras e catadores de materiais recicláveis!

Fonte do texto: insea.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário