03 fevereiro 2022

Semab estima que Passos reaproveita 100 toneladas de material reciclável por mês e que pretende implantar PEV's em escolas

PASSOS – A Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento de Passos (Semab) estima que cerca de 100 toneladas de material reciclável são reaproveitadas no município a cada mês. Segundo a pasta a ação é feita por catadores autônomos e membros da Associação de Apoio e de Catadores de Materiais Recicláveis (AAção Reciclagem) e da Cooperativa de Catadores de Reciclagem do Sudoeste Mineiro (Coocares). Por dia, a cidade produz cerca de 60 toneladas de lixo que são encaminhadas para o Aterro Controlado.


Semab estima que Passos reaproveita 100 toneladas de material reciclável por mês e que pretende implantar PEV's em escolas

De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, Gilson de Oliveira Wenceslau, o município pretende formalizar parcerias com estabelecimentos de ensino e empresas para ampliar a coleta de material reciclável. Entre os objetivos do projeto estão a geração de trabalho e renda, a preservação do meio ambiente, a atuação na saúde pública, que contribui para a diminuição de vetores de doenças, e o aumento da vida útil do aterro.

“A implantação da Coleta Seletiva é prioridade para a atual administração municipal, considerando ser parte do Plano de Governo do prefeito Diego Oliveira. Assim, desde o ano de 2021, o município de Passos tem realizado ações no sentido de implantar a coleta seletiva na cidade, através da valorização das iniciativas da associação e cooperativa de catadores de materiais recicláveis, bem como por meio de ações educativas, visando sensibilizar a sociedade para a correta separação e destinação dos resíduos domiciliares”, disse Wenceslau.

Segundo informações da prefeitura, no final do ano de 2021 a administração licitou três caminhões com carroceria de madeira para empenho na coleta seletiva em 2022.

“As entidades, AAção Reciclagem e Coocares foram indicadas por representantes do Poder Legislativo Municipal para que cada uma recebesse R$ 30 mil de verba de subvenção. O município está aguardando envio da documentação por parte das entidades, considerando o que dispõe a Lei Federal nr 13.019/2014”, afirma o diretor de Meio Ambiente

No ano passado, a coleta de material reciclável foi realizada porta a porta pela associação e pela cooperativa, bem como por meio de pontos de entrega voluntária (PEV) das duas instituições, um na avenida Arlindo Figueiredo, 1.781 (Coocares), e um na Travessa 18 de Setembro (AAção Reciclagem).


VÍDEO DE PEV'S EM UM DRIVE TRUR MONTADO PELA COOCARES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA 

Segundo Wenceslau, assim que as aulas presenciais forem retomadas, a prefeitura pretende instalar pontos de entrega em escolas. Ele também afirma que a administração pretende implementar a coleta seletiva na cidade.


Semab estima que Passos reaproveita 100 toneladas de material reciclável por mês e que pretende implantar PEV's em escolas
DESIGNER DE PEV'S FEITO PARA PASSOS MG PARA SE COLOCAR EM ESCOLAS, PRAÇAS, PONTOS COMERCIAIS ETC.

“Embora a associação e cooperativa já realizem a coleta seletiva em alguns bairros e estabelecimentos. Para a implantação oficial nos demais bairros, a Semab e a Secretaria de Obras, com envolvimento da sociedade, estará em breve estabelecendo dias e rotas de coleta seletiva”, disse.


Semab estima que Passos reaproveita 100 toneladas de material reciclável por mês e que pretende implantar PEV's em escolas
DESIGNER DE CONTAINERS FEITO PARA PASSOS MG PARA SE COLOCAR EM RUAS DE PASSOS MG.

“Os planos para este ano são de implantar, efetivamente, a coleta seletiva por ser um serviço de saneamento básico e um direto do cidadão. Na implantação, vamos tentar aproveitar todas as iniciativas e ações que vêm sendo realizadas em prol do aproveitamento dos materiais recicláveis e a expectativa é de conseguir aproveitar melhor os resíduos recicláveis, evitando que a maior parte seja simplesmente descartada, como é feito atualmente, para então, poder contribuir para o meio ambiente e para a saúde pública”, afirma o diretor.

Fonte do texto: Folha da manhã de 19 de Janeiro de 2022

Imagens e Vídeo: Frank e Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário