1. A Educação Ambiental constrói valores, conhecimentos e atitudes para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei nº 9795/1999). Por isso ela deve ser entendida como prioridade, todos precisamos estar cientes disso, deve ser ensinada e está presente em casa e na escola.
2. A Educação Ambiental é um processo contínuo pelo qual o aluno adquire conhecimento e informações de como pode intervir de forma direta no impacto e na conservação do meio ambiente. Assim, a Educação Ambiental é uma ferramenta permanente e modificadora, visando melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável (ECO DEBATE, 2017).
3. A Educação Ambiental nas escolas é regulamentada como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino. O objetivo é “proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que capte a atenção e o envolvimento de todos os estudantes para as questões do meio ambiente. Por isso, é fundamental ensinar a disciplina desde cedo às crianças, tanto em casa quanto no espaço educacional. Dessa forma, será possível desenvolver maior senso de responsabilidade nos pequenos, fazendo com que priorizem ações de cuidado ambiental, como separar o lixo e reduzir o consumo de água diário” energia, recursos naturais de todos os tipos (COLÉGIO ARNALDO, 2020).
4. Inspira a consciência ambiental. O aluno quando compreende que os resíduos sólidos podem resultar em contaminação das águas subterrâneas e causam impactos socioambientais que podem ser irreversíveis, pode entender a importância que a redução e reciclagem do lixo trazem para o meio ambiente.
5. Proporciona o desenvolvimento de uma cultura sustentável, pois a informação teórica e prática obtida na escola é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura sustentável. "Assim, o ideal é que a instituição de ensino encoraje os estudantes a participarem e realizarem atividades de redução de danos, como separar o lixo, apagar as luzes, plantar árvores, entre outras" (COLÉGIO ARNALDO, 2020).
Fonte de parte do texto:Águas sustentáveis
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