04 fevereiro 2022

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CHEGANDO AOS LARES E ESCOLAS PARA UMA CIDADE QUE QUER APLICAR A COLETA SELETIVA

 Como estamos vendo ultimamente, a coleta seletiva vai depender de todos no município e de uma conscientização dos munícipes, que exige dedicação, mas que vale a pena para deixar as cidade limpa praças, ruas e terrenos vai poder gerar empregos renda e ainda poupar recursos naturais e evitar a contaminação do meio ambiente. 
 
 


Além disso, já entendemos que não existe o chamado “jogar fora”, que tudo faz parte do planeta, e que precisamos cuidar da nossa cidade para que não se transforme em um grande lixão. agora tem que se unir gestores, associações, cooperativas, empresas gente especializadas e levar para os lares e escolas se quisermos uma cidade limpa e com Coleta Seletiva.
 
ABAIXO UM PANFLETO QUE PODE SE DISTRIBUIR EM LARES E ESCOLAS PARA SE COMEÇAR A CONSCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM MUNICÍPIO
 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CHEGANDO AOS LARES E ESCOLAS PARA UMA CIDADE QUE QUER APLICAR A COLETA SELETIVA

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS E SUA IMPORTÂNCIA - COMO DE LEVAR RECURSOS PARA AS ESCOLAS COMO PEV'S E UM DIA DE RECOLHIMENTO NAS ESCOLAS  
 
A educação ambiental é um saber que tem como objetivo formar pessoas mais conscientes e preocupadas com o futuro do meio ambiente. ... A educação ambiental nas escolas é regulamentada como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, nesta educação devemos levar aulas especificas, trabalhos e equipamentos como até associar ela a um catador, associação ou cooperativa que recolhe os resíduos secos e recicláveis na cidade.
 
A importância da educação nas escolas, e de como podemos levar das escolas para dentro de casa
 
A educação ambiental permite uma consciência crítica da sociedade acerca da das questões ambientais e é uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza. educando em escolas podemos com materiais distribuídos em sala de aula divulgar nos lares como separar os resíduos corretamente, como armazenar até o dia da coleta dos recicláveis que  poderá já estar passando de porta em porta ou ter que levar a um PEV'S instalado na escola para o recolhimento em dias específicos, assim a ampliação da educação vai de dentro das escolas para dentro dos lares e se amplia ela em bairros de um município. 
 
 
ABAIXO UM MODELO DE PANFLETO QUE PODE SER DISTRIBUÍDO PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS QUE JÁ TIVER PEV'S E RECOLHE OS RESÍDUO ATRAVÉS DE UMA COOPERATIVA OU ASSOCIAÇÃO
 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CHEGANDO AOS LARES E ESCOLAS PARA UMA CIDADE QUE QUER APLICAR A COLETA SELETIVA

1. A Educação Ambiental constrói valores, conhecimentos e atitudes para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei nº 9795/1999). Por isso ela deve ser entendida como prioridade, todos precisamos estar cientes disso, deve ser ensinada e está presente em casa e na escola.

 2. A Educação Ambiental é um processo contínuo pelo qual o aluno adquire conhecimento e informações de como pode intervir de forma direta no impacto e na conservação do meio ambiente. Assim, a Educação Ambiental é uma ferramenta permanente e modificadora, visando melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável (ECO DEBATE, 2017).

3. A Educação Ambiental nas escolas é regulamentada como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino. O objetivo é “proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que capte a atenção e o envolvimento de todos os estudantes para as questões do meio ambiente. Por isso, é fundamental ensinar a disciplina desde cedo às crianças, tanto em casa quanto no espaço educacional. Dessa forma, será possível desenvolver maior senso de responsabilidade nos pequenos, fazendo com que priorizem ações de cuidado ambiental, como separar o lixo e reduzir o consumo de água diário” energia, recursos naturais de todos os tipos (COLÉGIO ARNALDO, 2020).

4. Inspira a consciência ambiental. O aluno quando compreende que os resíduos sólidos podem resultar em contaminação das águas subterrâneas e causam impactos socioambientais que podem ser irreversíveis, pode entender a importância que a redução e reciclagem do lixo trazem para o meio ambiente.

5. Proporciona o desenvolvimento de uma cultura sustentável, pois a informação teórica e prática obtida na escola é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura sustentável. "Assim, o ideal é que a instituição de ensino encoraje os estudantes a participarem e realizarem atividades de redução de danos, como separar o lixo, apagar as luzes, plantar árvores, entre outras" (COLÉGIO ARNALDO, 2020).

Fonte de parte do texto:Águas sustentáveis 


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