1 - REDUZA
Reduzir é uma atitude essencial para o consumo consciente. Reduza o consumo e o lixo, compre somente o necessário e evite desperdícios. Use a água e a energia de forma racional. Substitua sacolas e copos plásticos por ecobags e canecas. Com pequenas ações como estas, além de contribuir com o meio ambiente, você estará também economizando dinheiro.
2 - REUTILIZE
Dê uma segunda chance ao “lixo” e abuse da criatividade. Garrafas PET, latas, pneus, pallets e muitos outros produtos que costumam virar lixo podem se transformar em móveis, brinquedos, vasos para sua horta, objetos de decoração, etc. Vale lembrar que a doação também é uma ótima alternativa, assim outra pessoa pode reutilizar aquele objetivo que você não usa mais – Pratique o desapego!.
MUDE SEUS HÁBITOS SE NÃO NADA MUDA!!! |
3 - REAPROVEITE
na hora de construir ou reformar, avalie os produtos que utilizará e, no projeto, busque meios de facilitar reuso de água (por meio de uma cisterna, por exemplo) e avalie a possibilidade de instalar painéis de energia solar.
4 - RECICLE
Se não foi possível reutilizar, reaproveitar então recicle, possibilitando que seu lixo se transforme novamente em matéria-prima. Separe o lixo reciclável (papel, metal, plástico, vidro) do orgânico e entregue à coleta seletiva ou às cooperativas de catadores. A reciclagem economiza energia e diminui a exploração dos recursos naturais, além de contribuir com a geração de emprego.
5 - REDUQUE
Reeduque os seus hábitos para diminuir los seus impactos,e ruins, e tomar as medidas necessárias e certas em relação a eles os seus hábitos. Seja responsável pela sua rua, seu bairro, sua cidade. Cuide!
6 - REPENSE
Qualquer ato de consumo causa impactos. O consumo excessivo, incentivado pelo atual sistema, é uma das principais causas de degradação ambiental e social no mundo. Assim, antes de comprar qualquer coisa, reflita se realmente precisa dela. Você verá que nem tudo é necessário e que pode cortar várias coisas do seu dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário