São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
CUSTOS EM UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL |
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental à redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
É importante ressaltar que os custos dependem muito do tamanho da empresa e dos produtos que ela pretende comercializar. Além disso, os custos dependerão da localização da empresa (quanto mais longe da matéria-prima, maiores serão os custos de transporte, por exemplo) e também do Estado no qual a empresa está localizada (em média, os salários das regiões Sul e Sudeste são mais elevados que os salários das regiões Norte e Nordeste).
Para uma empresa de coleta e reciclagem de resíduos sólidos da construção civil de pequeno porte podemos estimar os seguintes custos:
*Obs: Os dados são de 2012 ou antes da publicação da Fonte de onde foi levantado a matéria.
*Obs: Os dados são de 2012 ou antes da publicação da Fonte de onde foi levantado a matéria.
- Quadro de Pessoal (salários diretos, terceirizados e pró-labore do empreendedor)– 25.263,00 reais/mês.
Custos operacionais:
- Custo de depreciação das máquinas e equipamentos (considerar anualmente 10% do valor do investimento inicial efetuado nas máquinas e equipamentos);
- Despesas com frete, armazenamento e transporte – 6.000 reais/mês.
Outros custos:
• Material de consumo – 3.000,00 reais/mês;• Água, luz, telefone e acesso à internet – 2.500,00 reais/mês;• Despesas indiretas de manutenção – 5.000,00 reais/mês;• Depreciação das obras civis – 5.000,00 reais/mês.
Total da estimativa dos custos: 46.763 reais/mês
OBS: Ainda no que se refere aos custos dessa atividade, foi observado por John (1998) que a viabilidade financeira de um novo produto deve ser avaliada levando em consideração o valor de mercado do produto, os custos do processo de reciclagem, mais o custo de disposição do resíduo em aterro. É indispensável, para o sucesso econômico da reciclagem, minimizar a distância entre o reciclador, o fornecedor de resíduos e o mercado consumidor, bem como o uso de agregados reciclados deve ser avaliado localmente, baseando-se nos custos, qualidade e fatores de mercado (Wilburn; Goonan, 1998, citados por Jonh, 1998).
Lembramos que cada empreendimento é um caso diferente (e possui custos diferenciados), portanto aconselhamos que seja elaborado um plano de negócios antes da criação da empresa com a ajuda do Sebrae no sentido de dimensionar os reais custos relativos ao negócio que se pretende criar.