24 fevereiro 2015

ONDE E COMO USAR O AGREGADO DO ENTULHO RECICLADO

Britagem de Entulho

A questão do entulho ou RDC (Resíduo da Construção e Demolição) vem, há tempos, despertando interesse cada vez maior em função da magnitude dos problemas causados pelo seu acúmulo, especialmente nas grandes regiões metropolitanas.
Embora haja uma crescente conscientização quanto aos malefícios causados pela deposição irregular do entulho e a existência de leis como as regulamentações da CONAMA, obrigando todos os agentes geradores de entulho a darem destinação adequada a ele, é certo que as práticas condenáveis de despejar o entulho em terrenos baldios, margens de rios e em ruas da periferia, ainda são generalizadas. Uma importante parcela do entulho acaba também seguindo para os aterros sanitários, comprometendo a vida útil deles.
EQUIPAMENTO MÓVEL PARA BRITAGEM DO ENTULHO
EQUIPAMENTO MÓVEL PARA BRITAGEM DO ENTULHO
O custo social causado pela deposição irregular do entulho é grande, pois, as prefeituras despendem recursos significativos não só para para retirar o entulho mas também para desassorear leitos de córregos, limpar galerias e ainda dar correta destinação ao mesmo. Existem ainda impactos diretos para a população na forma de enchentes, poluição visual e sujeição aos vetores de doenças. Não há dúvidas de que a correta destinação do entulho tornou-se uma das prioridade para toda a sociedade.

Dentre as opções para a destinação do entulho, a sua reciclagem e sua reutilização como agregado é sem dúvida a melhor opção. A solução tradicional de aterrar indiscriminadamente o entulho, que implica em altos custos de transporte e o custo cobrado para a deposição, não nos parece racional, visto que, o entulho pode ser fonte de materiais para a construção civil.

Nos países mais adiantados, já é uma prática (em alguns países obrigatória) de longa data, fazer a reciclagem do entulho atestando totalmente a sua viabilidade tanto técnica como econômica. No Brasil, embora a história da reciclagem do entulho seja mais recente, as várias experiências existentes comprovam a viabilidade de produzir agregados para uso em pavimentação e em concretos não estruturais.  

MANEIRA DE USAR  O ENTULHO RECICLADO EM PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS E RUAS
MANEIRA DE USAR  O ENTULHO RECICLADO EM PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS E RUAS
A ESTRUTURA PARA USAR O AGREGADO RECICLADO DO ENTULHO NA CONSTRUÇÃO DE RUAS E ESTRADAS
A ESTRUTURA PARA USAR O AGREGADO RECICLADO DO ENTULHO NA CONSTRUÇÃO DE RUAS E ESTRADAS
Aplicação em base de pavimentação e cascalhamento de vias secundárias

Da mesma maneira, pode-se fabricar elementos de construção – blocos, briquetes, tubos para drenagem e placas. Para todas estas aplicações, é possível obtermos similaridade de desempenho em relação a produtos convencionais, com custos competitivos. Para isso, é necessário que os agregados sejam produzidos utilizando tecnologia e controle adequados da composição do entulho.
EXECUÇÃO DE PISOS DE ENTULHO RECICLADO
EXECUÇÃO DE PISOS DE ENTULHO RECICLADO
PRODUÇÃO DE BLOCOS COM AGREGADOS DE ENTULHOS RECICLADO
PRODUÇÃO DE BLOCOS COM AGREGADOS DE ENTULHOS RECICLADO
 Embora possam ser gerados agregados para aplicações nobres como as acima referidas, o grande uso de agregado reciclado no Brasil, é a bica corrida para base de pavimentação e cascalhamento de vias secundárias. Isso se deve principalmente à deficiência na triagem do entulho e/ou necessidade de um processo mais sofisticado para a obtenção de agregados de melhor qualidade, elevando o investimento e dificuldade técnica. Contribui também para a popularização desta aplicação, a excelente característica da bica corrida obtida de entulho para esta finalidade.

Vale ressaltar, que os vários casos de insucesso nas instalações de reciclagem, tiveram causas totalmente alheias à tecnologia aplicada e da qualidade dos agregados gerados. As causas são várias, desde política ocasionando descontinuidade da operação de reciclagem na troca da administração, má localização da planta por falta de planejamento e manejo inadequado do entulho.

Embora ainda não estejamos imunes quanto à questão política, existem disponíveis no mercado tecnologias maduras para o processamento, bem como, consultores de alto gabarito para o correto planejamento e implantação dos projetos de usinas de reciclagem de entulho.

Pode se esperar uma aceleração na implantação de novos projetos de reciclagem de entulho e consumo de agregados reciclados. Várias prefeituras já fazem uso regular, substituindo em parte agregados tradicionais, ou em casos como os 30.000m² de pavimentação no novo campus Leste da USP, totalmente executado com agregado reciclado. O outro fator impulsionador de grande importância, sem dúvida, é a normatização da reciclagem de entulho já publicada pela ABNT no fim de 2004, abrangendo desde manejo do entulho até a definição das propriedades do agregado reciclado para o uso em concreto e pavimentação.
Fonte: Metso.com