22 fevereiro 2015

BRITADOR DE IMPACTO, MANDÍBULA, PENEIRAMENTO E EQUIPAMENTOS AUXILIARES NA RECICLAGEM DE ENTULHO

Britadores

A forma usual de produção de agregados a partir do entulho é a britagem. A quantidade de estágios depende da finura do produto final desejado, sendo usual um estágio quando o produto principal é a bica corrida ou dois quando deseja-se produzir maior proporção de fração fina como o pedrisco e a areia.

Dois tipos de britadores são usados para a britagem primária. No Brasil existe uma preferência dos consultores pelos britadores de impacto, possivelmente pelo teor significativo de telhas e ladrilhos. No exterior, os dois tipos de britadores são amplamente usados.
  • Britador de Mandíbula: É mecanicamente mais simples e de menor custo operacional. Gera uma bica corrida com maior tamanho máximo e menor conteúdo de fração fina. Não apresenta problema de cubicidade na britagem de concreto, mas entulho com conteúdo de telhas e ladrilhos podem gerar lamelas indesejáveis. Precisa ser alimentado com menor comprimento das vigas de concreto armado e é desejável possuir placa defletora na boca de descarga para que as barras não caiam “de ponta” na correia transportadora fazendo com que ela rasgue.


BRITADOR DE MANDIBULA
BRITADOR DE MANDÍBULA
 Britadores de Impacto: Maior custo operacional em função do maior desgaste das barras de impacto. Consegue melhor bitolamento do tamanho máximo e gera um produto com maior teor de finos. Consegue gerar produto com partículas cúbicas mesmo quando alimentado com telhas e ladrilhos. Pode ser alimentado com vigas de concreto armado de maior comprimento pois as barras de ferro se curvam pela ação do rotor e reduz o risco de rasgar a correia. Entretanto, barras muito compridas podem se enrolar no rotor causando a parada da operação. 

BRITADOR DE IMPACTO
BRITADOR DE IMPACTO
 Existem disponíveis ampla gama de tamanhos e capacidade. Um dos pontos importante na definição do tamanho do britador é o tamanho de admissão do bloco. Britadores de admissão muito limitada pode inviabilizar a operação pela necessidade de quebra prévia dos blocos maiores de entulho.

A curva granulométrica é bastante variável em função da enorme heterogeneidade do entulho. Como um guia, seguem gráficos de curvas granulométricas para os dois tipos de britadores.

CURVA TÍPICA DO PRODUTO DE BRITADORES DE MANDÍBULAS
CURVA TÍPICA DO PRODUTO DE BRITADORES DE MANDÍBULAS
CURVA TÍPICA DO PRODUTO DE BRITADORES DE IMPACTO
CURVA TÍPICA DO PRODUTO DE BRITADORES DE IMPACTO
Para a britagem secundária, moinho de martelos tem sido usado tradicionalmente no Brasil, principalmente para fazer areia. Este equipamento apresenta várias vantagens, entre elas, baixo custo de aquisição, alto poder de redução e maior tolerância para corpos estranhos. Entretanto, o seu custo operacional é alto e gera alta quantidade de fração <200mesh o que é indesejável na aplicação em artefatos de concreto.

Em razão destas inconveniências, o uso de moinho de martelos deve ser muito bem avaliado quanto ao custo-benefício, tendo em vista que os agregados reciclados possuem baixo valor unitário.

No exterior, onde as instalações são de maior porte, usam-se normalmente os processos normais de produção de agregados utilizados em pedreiras, sendo comum o uso de rebritadores de cone.

Equipamentos auxiliares

Alimentador vibratório: Serve para receber a descarga de pás-carregadeiras e alimentar o britdor primário. Possui trilhos na extremidade de descarga que faz a separação dos finos, evitando que estes entrem no britador.

Peneira vibratória: Quando deseja-se produzir britas, é necessário o uso de peneiras para se fazer a classificação dos agregados. O equipamento mais utilizado é a peneira vibratória inclinada, normalmente de três decks, a qual permite produzir 4 produtos em circuito aberto ou 3 produtos quando o primeiro deck for usado para fechar o circuito de britagem.
As telas usadas são normalmente de arame, aço trançado, havendo disponíveis telas tipo autolimpante de aço ou de borracha, especialmente recomendável para malhas finas nas quais a ocorrência de entupimento é frequente quando o entulho está úmido.

Transportador de correia: Serve de elemento de ligação entre os equipamentos. Particulamente, o transportador de empilhamento radial é elemento importante no processo pois permite fazer estoque de tipos diferentes de bica corrida.

Extrator magnético: Equipamento que serve para retirada de ferro e aço após a britagem do entulho. Além de separar um elemento contaminante para os agregados, a sucata extraída serve de fonte de renda complementar.

Lay-outs

Existem vários tipos de lay-outs, dependendo do(s) produto(s) que se pretende obter:
  • Produção de bica corrida
PRODUÇÃO DE BICA CORRIDA
PRODUÇÃO DE BICA CORRIDA

  •  Produção de bica corrida e britas
PRODUÇÃO DE BICA CORRIDA E PEDRAS
PRODUÇÃO DE BICA CORRIDA E PEDRAS
  •  Britagem em dois estágios
BRITAGEM EM DOS ESTÁGIOS
BRITAGEM EM DOS ESTÁGIOS
 Forma construtiva

Com relação à forma construtiva, as configurações usuais são:
  • Semi-móveis: os equipamentos são montados sobre estruturas metálicas, reduzindo o investimento em obras civis e facilitando a eventual relocação dos equipamentos. 
PLANTA SEMI - MÓVEL
PLANTA SEMI - MÓVEL

  • Móveis

Conjuntos sobre pneus. Possuem boa mobilidade, podendo ser usados para britagem de entulho depositados em vários pontos. Em vez de fazer o transporte do entulho para uma planta fixa, a instalação vai até os depósitos, reduzindo o custo de transporte. A necessidade de obra civil e elétrica é mínima, facilitando a relocação.

PLANTA SEMI MÓVEL SOBRE PNEUS
PLANTA SEMI MÓVEL SOBRE PNEUS


Conjuntos sobre esteiras: Em função da sua versatilidade, este tipo de configuração está sendo amplamente usado no exterior. Dos cerca de 400 conjuntos Lokotracks fabricados pela Metso anualmente, mais da metada vai para o segmento de reciclagem de entulho.

A grande vantagem deste tipo de equipamento é a sua total mobilidade. É autopropelido, tanto para locomoção como para o funcionamento dos equipamentos através de motor diesel e gerador embarcados no conjunto. Elimina totalmente a necessidade de obra civil e instalação elétrica, o que os torna melhor opção para aqueles que necessitam fazer a relocação do equipamento com frequência, como as empresas de demolição.

CONJUNTO SOBRE ESTEIRAS
CONJUNTO SOBRE ESTEIRAS

CONJUNTO SOBRE ESTEIRAS
CONJUNTO SOBRE ESTEIRAS



Lokotrack Primário

Os conjuntos primários com peneira e circuito fechado possibilitam produzir bica corrida com tamanho máximo controlado




Lokotrack primário com peneirmento e circuito fechado

CONJUNTOS PRIMÁRIOS COM PENEIRAS E CIRCUITO FECHADO
CONJUNTOS PRIMÁRIOS COM PENEIRAS E CIRCUITO FECHADO

CONJUNTOS PRIMÁRIOS COM PENEIRAS E CIRCUITO FECHADO
CONJUNTOS PRIMÁRIOS COM PENEIRAS E CIRCUITO FECHADO

PLANTA MÓVEL EM DOIS ESTÁGIOS
PLANTA MÓVEL EM DOIS ESTÁGIOS
Fonte: Metso.com