01 setembro 2012

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NA VIDA DOS CIDADÃOS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A importância de uma cooperativa  de reciclagem na vida de uma sociedade
Na vida do planeta
Na vida de um cidadão que se sente excluído socialmente 
na limpeza de uma cidade
de uma educação para quem esta começando a viver como adulto
para a educação infantil e dos mais jovens.....


A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NA VIDA DOS CIDADÃOS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NA VIDA DOS CIDADÃOS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
VEJA 1º A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS QUE RECOLHEM
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NAS SUAS VIDAS
E A INCLUSÃO GERADA POR ELA
DEPOIMENTO DE UM CATADOR
 
 
Em um evento da empresa Tetra Pak, o presidente da Coopere, cooperativa de catadores de materiais recicláveis is em São Paulo, Sérgio Luís, fala da importância da reciclagem para a sociedade.
 
veja o depoimento do Sergio que foi abraçado pela reciclagem
 
Sérgio Luís, fala da importância da reciclagem para a sociedade. Sérgio conta sua própria histórória de vida e as vitórias que conseguiu por meio da reciclagem. Agora, ele trabalha para ajudar outras pessoas a saírem das ruas! A cooperativa Coopere é uma das parceiras da Tetra Pak na área de reciclagem das embalagem e faz parte do site www.rotadareciclagem.com.br
 
 
A RECICLAGEM  NA INFÂNCIA E SUA IMPORTÂNCIA

Falar de reciclagem na educação infantil é fundamental, pois desde cedo ocorre a sensibilização das crianças sobre o consumismo, a escassez e os cuidados com o meio ambiente.

Sendo trabalhada de forma contextualizada e reflexiva, a reciclagem integrada aos demais temas cotidianos da criança, passa a fazer mais sentido para elas, e colabora para a formação da cidadania e a solidariedade intergeracional.

 

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NA VIDA DOS CIDADÃOS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NA VIDA DOS CIDADÃOS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Através de atividades lúdicas e divertidas são consideradas ideais para despertar o interesse da criança sobre a importância da preservação do planeta, pois para a criança são potentes ferramentas para a aprendizagem.

Então, os trabalhos com reciclagem, podem oportunizar à criança momentos de criatividade e criação, aprendendo formas de reaproveitar materiais, desenvolver habilidades artísticas artesanais, bem como a importância desse tipo de ação para a preservação do meio ambiente.

  A RECICLAGEM LEVADA PARA A SOCIEDADE PELAS CRIANÇAS

VEJA O VÍDEO ACIMA

A confecção de brinquedos com materiais reciclados é uma maneira simples, atrativa e efetiva de mostrar às crianças que materiais que normalmente são jogados no lixo, podem se tornar objetos úteis e interessantes. Promovendo a reflexão para a integração dos problemas socioambientais.

 


Podendo mobilizar toda comunidade escolar, engajada nos diversos trabalhos e saberes desenvolvidos com a reciclagem, estimulando as crianças e integrando conhecimentos das diferentes disciplinas, como as cores de cada lixeira para devidos resíduos.

 As crianças possuem naturalmente um campo fértil quando o assunto é imaginação e criatividade. Com essa habilidade aguçada e tendo seu potencial criativo explorado, elas reinventam o mundo ao redor, dando inúmeras opções e finalidades para objetos, e isso se torna um importante aliado no processo de educação ambiental.

Para despertar o interesse da criança sobre a importância da preservação do planeta, as atividades lúdicas e divertidas são consideradas ideais, isso porque, quando aquele brincar faz sentido para a criança, a ideia de reciclar, preservar e cuidar do meio ambiente se torna mais prazeroso.

Uma boa opção são os trabalhos com reciclagem, que trazem a oportunidade das crianças, através de suas potencialidades criadoras, reaproveitar o que seria descartado e consequentemente descobrir os efeitos positivos deste tipo de ação .

 

Através de atividades como separar os por cores resíduos nos seus devidos coletores e  confeccionando brinquedos ela terão uma mente que vê a importância da reciclagem, e perceber seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecer os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem, além de contribuir para a percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental e na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.