ATIVIDADES DA LIMPEZA PÚBLICA
Limpeza Pública ou Urbana é um conjunto de atividades atribuído ao poder
público, a fim de preservar a saúde local e fornecer um meio ambiente agradável
para o bem estar comum da população.
ATRIBUIÇÕES DA LIMPEZA PÚBLICA OU URBANA
As
principais atividades atribuídas à limpeza pública de um município são:
- Coleta de
lixo;
- Varrição
de vias públicas;
- Capinação;
- Raspagem;
- Pintura
de guias e sarjetas;
- Limpeza
de locais de feiras livres;
- Limpeza
de bocas de lobo;
- Coleta
seletiva;
- Coleta de
resíduos de serviços de saúde;
- Coletas
especiais (bota-fora);
- Apreensão
de animais;
- Limpeza
de praias;
- Coleta de
entulhos;
- Limpeza
de logradouros públicos;
- Operação
de sistemas de transbordo de lixo;
- Operação
de sistemas de tratamento de lixo;
- Operação de aterros sanitários.
ADMINISTRAÇÃO
DOS SERVIÇOS
Administração direta
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Vantagens
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Desvantagens
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Não
visa lucro
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Não forma
bom quadro de pessoal
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Aquisição
de equipamentos com menor custo
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Dificuldade
de premiar ou punir o quadro funcional
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Integração
mais perfeita com outros serviços públicos
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Demora
no conserto e recuperação de equipamentos
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Cooperação
dos municípios com mais rapidez
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Redução
da vida útil dos equipamentos
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Dependência
de transferência de recursos
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Interferência
política
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Descontinuidade
administrativa
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Administração indireta
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Vantagens
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Desvantagens
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Obtenção de mão de obra eficaz
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Abuso por falta de fiscalização
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Aquisição de equipamentos e peças com rapidez
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Interferências políticas
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Melhor rendimento com incentivo pessoal
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Suborno a fiscalização
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Modificação com rapidez
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Difícil retorno para a administração direta
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Continuidade administrativa
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Maior possibilidade de greves e paralisações
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Melhor fiscalização
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Texto/Planilhas: Prof. Fernando Antonio Wolmer
agosto de 2002
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Em
resumo, com um bom edital de concorrência e um contrato bem preparado possível servir melhor a população, utilizando-se
o serviço empreitado, à vista do
desembaraço que o mesmo dispõe para a execução dos serviços. Na redação do edital, não é suficiente que
funcionários e advogados se concentrem procurando cercear o futuro
contratado. É necessário que chefes e encarregados
com experiência na execução dos serviços, participem sendo que
eventuais interessados sejam consultados, examinando todas
as
possibilidades e alternativas para evitar concorrências não correspondidas, ou
contratos dando origens a situações imprevistas, controvérsias e impasses que
acabam condenando o sistema.
A Falta de Educação ambiental gera prejuízos ao Município |
Fonte:Texto/Planilhas: Prof. Fernando Antonio Wolmer
agosto de 2002