Aqui falaremos de alguns termos que agrupando eles se eleva eles em vários pontos dos ODS - OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e é por si só um termo que vem nos últimos anos mexendo com as vidas do planeta Terra em vários pontos são AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Para estas ações de Mudanças climáticas pararem temos que mexer em vários pontos de como levamos a nossa vida no dia a dia como:
- Mudar os meios de consumo
- diminuir o nosso consumo energético
- Melhorar as infraestruturas urbanas e rurais
- usar materiais de fabricas da economia circular
- Melhorar os Meios de Mobilidade Urbana
- Prevenir contra queimadas
- Gerar menos lixo
- Reutilizar e reciclar e reaproveitar
- Evitar atividades de Mineração
O aquecimento global nada mais é do que uma intensificação do chamado efeito estufa. Esse efeito é um fenômeno natural e importante para a Terra, pois permite que o planeta fique aquecido, entretanto, a sua intensificação é prejudicial.
O efeito estufa acontece, pois na atmosfera há a presença de gases, chamados de gases de efeito estufa, que garantem que parte do calor que chega ao planeta fique retido. O aumento desses gases leva a uma maior retenção de calor e, portanto, ao aumento da temperatura Efeito estufa e aquecimento global
O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera tem provocado mudanças irreversíveis na dinâmica climática do planeta. De acordo com dados do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, a temperatura da Terra aumentou cerca de 0,85ºC nos continentes e 0,55ºC nos oceanos em um período de cem anos.
Quanto mais gases de efeito estufa são emitidos à atmosfera, mais o calor irradiado encontra dificuldades para dispersar-se no espaço, provocando o aumento anormal das temperaturas e reafirmando a teoria do aquecimento global."
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS O EFEITO ESTUFA SUAS CAUSAS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Consequências do efeito estufa
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, são consequências do efeito estufa:
2. Agravamento da segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca.
3. Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas.
5. Escassez de água em algumas regiões.
6. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial.
7. Riscos de conflitos em decorrência da escassez de recursos naturais.
8. Problemas de saúde provocados pelo aumento do calor"
As ondas de calor que elevaram as temperaturas das cidades brasileiras no último ano de 2023 levantaram o debate sobre o avanço das mudanças climáticas e seus impactos. Em todo o país, a atividade mineraria é uma das principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE), que provocam o aquecimento global.
Um estudo publicado em 2021 pela consultoria McKinsey indica que a atuação mineraria é responsável por aproximadamente 7% de toda a emissão – a partir da atividade humana – dos GEE. Se forem consideradas as emissões indiretas, esse dado pode chegar a 28%.
“O beneficiamento dos minérios exige grande consumo de energia e muitas emissões, em especial na produção de aço, produção de alumínio, queima de carvão mineral para geração de energia. São atividades vinculadas à mineração, ao uso do minério, que elevam significativamente as emissões de GEE”, explica Bruno Milanez, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS O EFEITO ESTUFA SUAS CAUSAS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Para o biólogo Luiz Paulo Siqueira, da direção do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), ainda que indiretamente, o modelo predatório da mineração contribui para que eventos como as ondas de calor se tornem cada vez mais frequentes e mais intensos.
“Além do desmatamento, a mineração causa a contaminação das águas e expulsa as comunidades rurais e tradicionais, que protegem as matas nos territórios, impulsionando um processo de desertificação, em especial em Minas Gerais, com a mineração de ferro e ouro. Tudo isso está atrelado a essa dinâmica de mudanças climáticas”, avalia.
O que o lixo e os aterros têm a ver com o efeito estufa?
A sociedade moderna produz e consome para sobreviver e, consequentemente, gera uma grande quantidade de resíduos. No Brasil, por exemplo, são produzidas aproximadamente 192 mil toneladas de lixo todos os dias. Do total, cerca de 79 mil toneladas não tem destinação correta, sendo, desse modo, uma das principais causas das Mudanças Climáticas em todo o mundo.
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS O EFEITO ESTUFA SUAS CAUSAS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Recentemente, pode-se observar as Mudanças Climáticas e instabilidades ambientais em várias partes do país com as chuvas intensas que assolaram os estados do Sudeste em fevereiro deste ano, que apresentaram índices de precipitações acima da média histórica. Segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas fortes chuvas foram resultadas do aquecimento global, e o lixo descartado no meio ambiente tem grande impacto nesse fenômeno.
Quando dispostos em aterros sanitários, os resíduos sólidos emitem gases de efeito estufa, principalmente metano.
A geração desse gás ocorre porque a matéria orgânica presente nos resíduos, em situação de ausência de oxigênio, favorece a ação de bactérias melanogênicas, que a decompõem, produzindo o metano.
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS O EFEITO ESTUFA SUAS CAUSAS E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Para ele, o baixo retorno econômico e o grande gasto de energia não justificam os variados impactos socioambientais causados pela atividade minerária.
“Com todas as isenções fiscais, a mineração traz muito pouco retorno econômico e representa apenas 3% do produto interno bruto (PIB) nacional. Ao mesmo tempo, é um setor que utiliza aproximadamente 11% da energia produzida no Brasil. É discrepante”, destaca Luiz Paulo.
AQUECIMENTO GLOBAL E OUTRAS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA
Quando falamos em aquecimento global estamos referindo-nos a um aumento anormal da temperatura média do nosso planeta. Para ter-se uma ideia, a temperatura média global de superfície aumentou aproximadamente 0,74 ºC nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está muito relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, aumentou suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico.
Segundo o Greenpeace, as emissões de gases do efeito estufa aumentaram ao longo dos últimos 10 anos mais rapidamente que durante todo o período entre 1970 a 2000. Isso significa que, se não controlarmos as nossas emissões de gases, enfrentaremos, provavelmente, consequências devastadoras.
Preocupados com as mudanças no clima que estão ocorrendo no mundo, vários governantes e instituições traçam metas e planos a fim de evitar que as consequências sejam ainda mais graves.
VEJA VÍDEO ABAIXO
O que causa o efeito estufa?
Para acontecer, o efeito estufa é composto por uma série de gases: os famosos gases do efeito estufa.
Quais são os gases do efeito estufa?
Responsáveis por reter parte da radiação na terra, os gases de efeito estufa estão presente na atmosfera terrestre. Apesar de haver discussões sobre outros gases, os principais são:
- Dióxido de carbono (CO2);
- Gás metano (CH4);
- Óxido Nitroso (N2O).
Dióxido de carbono (CO2)
Conhecido como o gás mais presente na atmosfera terrestre, o dióxido de carbono é emitido em sua maior parte através de intervenções humanas que incluem desmatamento e a queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão, gás natural entre outros.
Estima-se que desde a revolução industrial, a quantidade de CO2 presente na atmosfera da terra aumentou em torno de 35%.
Gás Metano (CH4)
Segundo especialistas, o Gás Metano possui poder 21 vezes maior do que o Dióxido de carbono. Assim, ocupa o segundo lugar como o gás que mais contribui para as altas da temperatura terrestre.
Esse gás é emitido principalmente por meio da decomposição orgânicos em aterros sanitários, lixões e digestão de animais ruminantes.
Óxido nitroso
Este gás é conhecido por ser cerca de 300 vezes mais potente do que o CO2 para o aumento de temperaturas. Sua emissão ocorre por meio de uso de fertilizantes, dejetos de animais, queima de combustíveis fósseis e atividades agrícolas.
Quais as consequências do efeito estufa?
As principais consequências do efeito estufa são:
- aumento do nível do mar e derretimento das calotas polares;
- desastres climáticos de nível extremo;
- insegurança alimentar;
- extinção de animais;
- falta de água;
- danos à saúde.
Fontes:
brasilescola.uol.com.br
dssbr.ensp.fiocruz.br
mundoeducacao.uol.com.br
www.portalsolar.com.br
brasildefato.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário