22 janeiro 2024

A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL SEUS ITENS E COMO PRATICAR

 A sustentabilidade tornou-se uma preocupação coletiva e passou a ser levada para muitas áreas da vida, inclusive a alimentação. A gastronomia sustentável é um conceito que está se difundindo entre os profissionais da culinária. Basicamente, é resumido no uso de técnicas e hábitos integrados à cozinha para mudar a forma como vemos esse processo até o prato chegar na nossa mesa.

A ideia é trazer uma visão mais preocupada com o meio ambiente e questões sociais e econômicas. O objetivo desse formato é causar menos impactos ambientais durante a produção dos alimentos, seja com um menor desperdício de alimentos, o uso de ingredientes naturais e outras medidas que valorizem os cuidados essenciais para uma melhor alimentação.

 

A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL  SEUS ITENS E COMO PRATICAR
A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL  SEUS ITENS E COMO PRATICAR

Como funciona a Gastronomia Sustentável?

A gastronomia sustentável, como falado anteriormente, é uma preocupação não somente com o meio ambiente, mas também com a qualidade de vida de todos aqueles que preparam os alimentos, seja em cozinhas profissionais ou não. As boas práticas devem afetar também os fornecedores, equipamentos usados e até mesmo a forma como a equipe se relaciona entre si. 

Algumas das práticas podem ser o uso de ingredientes feitos por fornecedores locais ou alimentos que usem menos agrotóxicos possível, valorizando a cultura orgânica. A redução do desperdício de alimentos, utilizando ao máximo os produtos e a promoção de uma alimentação saudável também está dentro dessas ações. Lembrando também das condições justas e adequadas para os colaboradores. 

Quais são os benefícios?

Esse formato da gastronomia com o cuidado pensando nos impactos para o mundo traz diversas vantagens, não apenas para os profissionais ou restaurantes, mas também para a sociedade como um todo. O meio ambiente e a economia local também são alguns dos setores que se beneficiam com essas atitudes.

Um dos benefícios com ações como o financiamento solar é a redução do impacto ambiental, que também pode ser alcançada com a promoção da agricultura mais orgânica e a valorização dos produtores locais a partir da busca por itens com menos agentes tóxicos. O incentivo à alimentação saudável e regada por bons pratos também está entre os benefícios para a sociedade. 

A sustentabilidade na Gastronomia está voltada na utilização de práticas gastronômicas que visam o reaproveitamento total dos alimentos diminuindo o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, a utilização de produtos naturais de alto valor nutritivo e sem agrotóxicos e a utilização de produtos “de época” respeitando a sazonalidade e região.

 

A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL  SEUS ITENS E COMO PRATICAR
A GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL  SEUS ITENS E COMO PRATICAR

A prática da gastronomia sustentável tanto para o meio ambiente quanto para a atividade econômica trazem benefícios como:

  • Redução dos gases que provocam o efeito estufa;

  • Respeito as espécies de animais e vegetais em extinção;

  • Redução do descarte de resíduos;

  • Valorização de pequenos produtores;

  • Aproveitamento integral dos alimentos

     

     Coisas simples que você pode, adotar no seu dia a dia, na sua casa, e favorecer o meio ambiente.

     Alimentos orgânicos

    Um dos exemplos de gastronomia sustentável é usar alimentos orgânicos na receita. Eles não são cultivados com agrotóxicos, então fazem muito bem à saúde.

    Além disso, os agrotóxicos são muito nocivos ao meio ambiente, contaminam o solo, os lençóis freáticos, prejudicam os animais etc.

    Ao não usar desses “venenos”, os alimentos orgânicos contribuem imensamente para a preservação de toda a natureza.

    Produtores regionais

    Comprar produtos produzidos localmente também é uma boa opção para preservar a natureza.

    Mais do que estimular a produção e comércio local, é algo que diminui os impactos da logística necessária para transportar os alimentos de um lado para o outro e a poluição causada pela circulação de veículos a grande distancias.

    Ingredientes sazonais

    Outra coisa que você pode fazer para adotar a gastronomia sustentável é usar ingredientes de época, em vez de procurar por aqueles que não estão no seu momento certo de produção.

    Para produzir fora de época, os agricultores usam agrotóxicos e outros produtos prejudiciais ao meio ambiente. Com isso, algumas frutas e legumes acabam até com sabores quase que artificiais, enquanto que os itens que são da estação são extremamente saborosos.

    É uma oportunidade, inclusive, de criar e experimentar novas receitas e sabores. Pode ser que uma fruta esteja em época e você consiga um ótimo resultado em vez de usar o ingrediente tradicional da preparação. Experimente!

    Cuidado com espécies ameaçadas

    É importante evitar consumir produtos que estão em risco e valorizar a sua produção consciente. E, se você quiser consumi-los, pode procurar por produtores legais. Ou seja, aqueles que têm autorização para vender os produtos, em vez daqueles que fazem a extração de modo clandestino.

    É importante dizer que, durante o texto, está em destaque os alimentos vegetais, plantados. Porém, entre os exemplos de gastronomia sustentável também tem os cuidados com os alimentos de origem animal, como a carne, mel e outros.

    Avalie seu padrão de consumo e experimente reduzir o uso de ingredientes de origem animal. Muitas reais são desmatadas ilegalmente para virar pasto e essa criação indiscriminada usa recursos que demoram anos para se renovar.

    Sem desperdício

    Os alimentos podem ser bem mais aproveitáveis do que você imagina. Por isso, um outro exemplo de gastronomia sustentável é usar tudo que os Ingredientes têm a oferecer.

    Utilizar 100% dos alimentos, da casca à semente. As sobras dos preparos devem ser usadas para a produção de fundos e caldos ou destinados à compostagem, por exemplo, melhorando o aproveitamento dos insumos e reduzindo a produção de resíduos orgânicos.

    Usando restos de alimentos para compostagem ela incentiva e é combustível para  as hortas comunitárias, reciclando os resíduos orgânicos

    Você pode usar as cascas, as fibras, o suco das frutas e mais.

    A casca de banana, por exemplo, pode servir para tortas. Ou então, você pode fritá-las e comer como um petisco.

    Use sempre 100% dos alimentos. Nem que seja guardar suas cascas para fazer um suco depois. Isso vai evitar desperdícios de alimentos em condições de consumir e que iriam para o lixo.

    Além do aproveitamento, você vai diminuir a produção de resíduos, o que também é ótimo para o meio ambiente.

    Aproveite também as sobras de uma refeição para criar novos pratos, diminuindo assim o desperdício

    Desperdício zero

    Utilizar 100% dos alimentos, da casca à semente. As sobras dos preparos devem ser usadas para a produção de fundos e caldos ou destinados à compostagem, por exemplo, melhorando o aproveitamento dos insumos e reduzindo a produção de resíduos orgânicos.

    Estes são alguns itens da gastronomia Sustentável que devemos agregar na nossa vida e ajudar o mundo a ficar mais saudável e ainda adquirimos uma saúde mais forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário