A Deficiência da Coleta de Lixo de areas Rurais vem cada dia que passa se apresentando com maior deficiência poluindo as estradas, terrenos, rios e mostrando a deficiência da Administração em Coletar estes resíduos, a Administração em vez de pesquisar e ver se modos como colocar caçambas para o descarte destes resíduos dão certo colocam sem pesquisar gastam dinheiro publico e o que da para ver em pouco praço e que certos meios como as caçambas geram são verdadeiras lixeiras viciadas nas beiras das estradas.
MORRO DO CAFÉ EM PASSOS MG |
Em levantamentos pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE, 2010) estima -se que Das propriedades rurais que não possuem coleta, cerca de 70% realizam a queima de seus resíduos, liberando substâncias tóxicas que causam prejuízos à saúde da população e pode alastrar-se provocando grandes incêndios. E, também, existem ainda aqueles que enterram o resíduo, poluindo o solo e as águas, ou ainda, que lançam seus resíduos em terrenos baldios, rios, lagos, igarapés ou açudes.
FOTO ILUSTRATIVA DE QUEIMADAS EM ÁREAS RURAIS |
Em sua maioria, o serviço de coleta de resíduos domésticos rurais é deficiente. Prefeituras excluem estes cidadãos de uma coleta digna e utilizam como justificativa a dispersão da população, os índices econômicos mais baixos e pequena produção de resíduos. Mas essa associação é equivocada, pois mesmo com pouca quantidade de resíduo na área rural, já é suficiente para afetar o meio ambiente local.
Vale ressaltar, também, que conforme o poder de aquisição e renda das famílias localizadas na área rural aumenta. Em conjunto, cresce gradativamente a presença de resíduos de produtos industrializados e de suas embalagens.
A solução
que algumas prefeituras encontram é iniciar a cobrança de taxa de lixo
na zona rural para cobrir total ou parcialmente os custos. Para
otimização de coleta colocam pontos nas estradas com contentores para
que a população deposite os seus resíduos neste local, mas nem sempre do
tamanho que atenda a demanda. Sem contar que a frequência de coleta
costuma ser menor que nos centros urbanos. E este item agora comentado acaba ficando ineficiente por falta de controle e o alto índice de lixo gerado e não coletado com frequência gerando lixeiras viciadas como da para ver em fotos acima de caçambas super lotadas e no video abaixo que lixo e jogado em areas que teve alguma caçamba e transformou o local num ponto de descarte uma lixeira viciada.
Você sabe quais são os resíduos rurais gerados?
Na zona rural os resíduos gerados são de banheiro, orgânicos domésticos, representados pela sobra dos alimentos, resíduos secos, e existem ainda, os resíduos que são dejetos de vários animais e embalagens de agrotóxicos. Contudo, apenas os resíduos de banheiro e secos devem ir para a coleta.
Para isso, é necessário conscientizar a população rural do que fazer com os demais resíduos, por exemplo, os orgânicos e dejetos de animais podem ser trabalhados para virarem adubo.
A DEFICIÊNCIA DA COLETA DE LIXO NA ZONA RURAL |
Já as embalagens de agrotóxicos, juntamente com os outros tipos de resíduos especiais, devem ser descartados conforme a legislação prevê: através da logística reversa, com todos os cuidados para impedir que as embalagens não contaminem o meio ambiente. Essas embalagens quando não destinadas corretamente são capazes de contaminar solo, água e a cadeia alimentar inteira, pois contêm substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente quando concentradas.
A DEFICIÊNCIA DA COLETA DE LIXO NA ZONA RURAL |
Nenhum comentário:
Postar um comentário