Esta é uma cena cada vez mais comum nas grandes cidades
brasileiras. Pontos de táxi vazios em praças de Bairros e centrais vivem fechados e abandonados. Muitas vezes, esse espaço não utilizado está
em bairros bem localizados,praças centrais onde motoristas concorrem pelas poucas vagas
públicas disponíveis.
Há não muito tempo, para pegar um táxi a pessoa tinha que acenar para algum carro, na esperança de que estivesse disponível. A alternativa era telefonar para um ponto de táxi ou caminhar até lá. Isso criava a necessidade de ter um local em que os táxis disponíveis ficassem parados à espera de passageiros.
Mas o smartphone mexeu com tudo isso. Hoje, várias pessoas chamam táxi pelo celular. Não precisam buscar um ponto de táxi. Vagas específicas na rua, onde os táxis ficariam parados, vêm se tornando cada vez menos necessárias.
Tem praças que tem
manutenção limpeza revitalização mas os pontos de táxi continuam nelas
sem necessidade uns são até reformados para ficarem fechados
Praça Benedito da Silva Maia
ponto de Táxi antes da revitalização
Ponto de Táxi na Praça Benedito da Silva Maia que foi revitalizada
foi reformado e vive sem utilidade poderia ser um PEV'S
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PONTO DE TÁXI PRAÇA BENEDITO DA SILVA MAIA -PASSOS MG |
Pontos de Táxi e Bancas fechadas ocupam lugares em Praças de Passos MG
E isso é vantajoso para o próprio motorista, que não precisa
mais ficar procurando passageiros na rua ou esperando no ponto. Graças à
tecnologia, ele tem acesso a uma maior freguesia, incluindo pessoas que não
estão próximas de seu ponto de táxi. Seu mercado consumidor cresce enormemente.
Dessa forma, o carro acaba rodando mais, e fica menos tempo parado.
Quando o governo escolhe alocar um espaço na rua para táxis, ele deixa de utilizá-lo para fins alternativos. O ponto traz ganhos ao viabilizar a presença de táxis em determinada região. Mas há um custo – o que em economia chamamos de custo de oportunidade –, pois o local poderia ser utilizado para fins alternativos. Especialmente em locais de bastante movimento, em que vagas na rua são tão valiosas.
Dessa forma, o carro acaba rodando mais, e fica menos tempo parado.
Quando o governo escolhe alocar um espaço na rua para táxis, ele deixa de utilizá-lo para fins alternativos. O ponto traz ganhos ao viabilizar a presença de táxis em determinada região. Mas há um custo – o que em economia chamamos de custo de oportunidade –, pois o local poderia ser utilizado para fins alternativos. Especialmente em locais de bastante movimento, em que vagas na rua são tão valiosas.
A tecnologia reduziu brutalmente o valor dessas vagas caso
elas continuem a ser utilizadas como estacionamento exclusivo para carros.
Comparado ao custo de oportunidade, esse valor está ficando cada vez menor.
Está mais do que na hora de repensarmos o uso desses espaços.
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