20 julho 2022

FALTA DE MANUTENÇÃO EM BUEIROS EM PASSOS MG

Um item que se deve avaliar em épocas que não são chuvosas são os bueiros da cidade, é uma época para se fazer a sua manutenção a sua limpeza, em Passos MG podemos ver que os bueiros de Passos estão em vários bairros e areas centrais  em estado de degradação muitos entupidos com matos nascendo, sem tampas, com o asfalto degradado envolta deles, em uma época que devemos investir em limpeza urbana saneamento básico itens assim ficam de lado em uma época que deveria estar fazendo a sua manutenção como a não chuvosa e educando a população. É importante também que a população colabore, principalmente por meio do descarte correto do lixo e resíduos que podem ser recicláveis. quando se faz a limpeza de bueiros se tira muitas folhas de dentro destes bueiros, mas também encontra muito resíduo da construção civil, materiais recicláveis, sacolas plásticas, entre outros objetos. O município tem que trabalhar incansavelmente para evitar esses transtornos, mas é fundamental que cada um faça sua parte e ajude descartando corretamente esses materiais  quem tem o dever de passar estas informações deveria ser a  o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos abaixo podemos ver uns bueiros em areas centrais da cidade de Passos MG e o seu desgaste e falta de manutenção.


FALTA DE MANUTENÇÃO EM BUEIROS EM PASSOS MG
FALTA DE MANUTENÇÃO EM BUEIROS EM PASSOS MG

 
FALTA DE MANUTENÇÃO EM BUEIROS EM PASSOS MG
FALTA DE MANUTENÇÃO EM BUEIROS EM PASSOS MG


Abaixo uma lei que decide que é o poder publico que tem que fazer a manutenção
 
O poder público será encarregado da limpeza e manutenção de bueiros e redes de drenagem da água da chuva em cidades. É o que estabelece a Lei 13.308/2016. A lei tem origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 506/2007, aprovado no Senado em 2008 e na Câmara dos Deputados em junho de 2016. Entra em vigor imediatamente. A lei de diretrizes nacionais para o saneamento básico (Lei 11.445/2007) já encarrega o Estado pela drenagem de água da chuva em áreas urbanas. O texto modifica essa lei para incluir, no artigo 2º, o serviço de limpeza e fiscalização preventiva de bueiros e redes. Isso considerando a saúde pública, a segurança da população e dos patrimônios público e privado. Também modifica o artigo 52, ao incluir no Plano Nacional de Saneamento Básico essa responsabilidade pelo poder público. De acordo com o autor da proposta, então senador Marconi Perillo, o objetivo é evitar os danos por falta de manutenção de bueiros e galerias em cidades, e, assim, prevenir a ocorrência de desastres como inundações. No Senado, a matéria passou pelas Comissões de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA), onde recebeu relatório favorável do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e do então senador Jonas Pinheiro, respectivamente. Fonte: Agência Senado
 

 vídeo acima demonstra bueiros em vários bairros da cidade como a central 

Um dos trabalhos rotineiros realizados que o município tem que ter é a limpeza dos bueiros, que tem como objetivo manter a cidade sempre limpa e evitar alagamentos em período chuvoso.

um outro item que vai fazer bem a cidade é tirar a poluição visual trocando tampas de bueiros que estão enferrujadas e desgastadas com ferrugem por tampas com estruturas de concreto que vão evitar o roubo para ser destinado a compra em ferro velho para reciclagem.



Acima pode se ver duas tampas de concreto que podem ser usadas para fazer a manutenção destes bueiros que polui visualmente a cidade com tampas de ferragens desgastadas e ainda causam insegurança/perigo a população que circulam envolta destas áreas o que falta é atitudes e boa vontade

Nenhum comentário:

Postar um comentário