17 junho 2022

COOCARES - COLETA SELETIVA LEVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PASSOS MG

Consciência ambiental

PAULO NATIR

14 de junho de 2022

Para comemorar o mês do Meio Ambiente a Coocares (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Sudoeste de Minas) realizou uma campanha para recolhimento de materiais recicláveis na praça Geraldo da Silva Maia (Rosário) e na praça da Igreja de São Benedito. O objetivo foi promover a educação ambiental e incentivar a população a fazer o descarte correto dos resíduos. Os recicladores promoveram também a divulgação de materiais educativos e distribuíram algumas mudas de árvores. A Iniciativa teve ainda a intenção de propiciar a inclusão social dos catadores.

 

COOCARES - COLETA SELETIVA LEVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PASSOS MG
COOCARES - COLETA SELETIVA LEVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PASSOS MG

Conforme os membros da cooperativa uma cidade limpa não depende apenas do serviço de limpeza, mas principalmente da educação de seus moradores. Em suas redes sociais (facebook e Instagram) a Coocares vem incentivando a coleta seletiva. A população pode contribuir separando seus resíduos. Quem puder e quiser doar o lixo reciclável pode ligar no telefone 9 9713-5196 ou enviar um whatsapp para a cooperativa.

Procurando reduzir custos membros da entidade estão procurando um barracão ou um galpão para promoverem seus trabalhos. A população pode ajudar indicando algum imóvel para os recicladores. “Contamos exclusivamente com o apoio da população. O aluguel da nossa sede está muito alto e estamos procurando um novo local para a cooperativa”, informou uma recicladora.

A Coocares já está em funcionamento há 22 anos em Passos. Atualmente um colaborador emprestou um veículo para os coletores trabalharem. A caminhonete da cooperativa estragou e está em manutenção. “Estamos trabalhando muito para conscientizar toda cidade sobre a necessidade da defesa do meio ambiente. Para termos uma cidade mais limpa e com sustentabilidade é preciso o apoio de todos”, concluiu a recicladora. A cooperativa iniciou suas atividades na cidade no final da década de 90. Nessa época o grande incentivador da categoria foi o ex-vereador Auro Maia (PT).

 

COOCARES - COLETA SELETIVA LEVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PASSOS MG
COOCARES - COLETA SELETIVA LEVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PASSOS MG

Ainda sobre as atividades promovidas em benefício do meio ambiente a população acompanhou no 16 maio a inauguração de uma Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos. No local será realizado o processamento dos resíduos recicláveis como metal, papel, plástico, vidro e ainda uma iniciação ao processo de compostagem dos resíduos orgânicos. A inauguração ocorreu em comemoração ao Dia Mundial de Reciclagem
Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento a Unidade de Triagem e Compostagem conta ainda com a participação da Aação Reciclagem e da franquia do grupo Vira-Ser que realizou investimentos para equipar a Unidade. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais também vai aplicar sua metodologia no espaço.

O processo de implantação da Coleta Seletiva em Passos vai ser realizado de porta-a-porta no qual a população será orientada a separar o lixo e colocá-lo em frente suas casas nos horários pré-determinados para que seja recolhido. Alunos das escolas públicas e privadas também serão orientados sobre a importância desse processo. Para tanto a equipe do Núcleo de Zoonoses será mais uma parceira. Os agentes já promovem esse trabalho porta-a-porta no combate à Dengue.

A expectativa do diretor de Meio Ambiente da PMP, Gilson Oliveira Wenceslau, é que em um futuro próximo a Unidade conte com 100 pessoas envolvidas em seu funcionamento. Hoje são 20 trabalhadores nessa função. Passos recolhe cerca 50 mil quilos de lixo por dia. A expectativa é que 30% desse volume seja transformado em resíduos recicláveis para que retornem às indústrias como matéria prima, além de gerar renda à população.
No aniversário de Passos em 2 017 um grupo de pessoas entregou ao então prefeito Renatinho Ourives um abaixo assinado com 17 mil assinaturas pedindo a implantação da coleta seletiva. O grupo também cobrou do Ministério Pública a instituição da coleta.

O envolvimento de toda população do é fundamental para o êxito dos trabalhos. De forma consciente vamos mudando a cultura de como encaminhar o lixo. O descarte incorreto dos resíduos recicláveis é extremamente danoso para a sociedade, sobretudo em virtude da poluição. Além disso a coleta seletiva preserva os recursos naturais, melhora a limpeza das cidades, além de gerar emprego e renda.

PS – Minha solidariedade à competente jornalista Luciene Garcia. Ela foi alvo de xenofobia na TV Passos. Conheço Luciene há décadas e sua competência é indiscutível. Entre outros órgãos ela presta serviço a essa Folha e também a um dos maiores jornais do Brasil: o Estado de Minas.

Fonte: Clicfolha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário