Projeto
técnico-operacional / Logística
Da mesma forma que em empresas
e instituições, nas escolas e universidades devem ser adotadas estratégias e
providências para a implantação da coleta seletiva na Unidade. O planejamento usual
consta das etapas descritas a seguir:
Definir os tipos de materiais
recicláveis a serem selecionados, considerando:
1) diagnóstico elaborado;
2) disponibilidade de locais
de armazenamento;
3) logística de coleta
possível;
4) possibilidade de absorção,
no mercado local, dos vários tipos de materiais (copinhos plásticos, CD,
disquetes, outros);
5) capacidade da cooperativa
ou associação de catadores para a coleta de determinados recicláveis, tendo em
vista a especificidade do material ou a sua periculosidade em atenção às normas
de segurança (é interessante priorizar, no início dos trabalhos, a separação de
papéis).
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Cidade possui 60 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Foto: Comunicação Guaçuí |
Identificar os locais para
disposição de coletores para recolhimento de materiais: mesas de trabalho,
ilhas de impressão, máquinas fotocopiadoras, recepção e copa, dentre outros
locais geradores de materiais recicláveis e fluxo de pessoas.
Definir os locais para
armazenamento de materiais recicláveis recolhidos, separadamente do lixo; o
material deve ficar guardado em local previamente estabelecido, limpo,
protegido do tempo, evitando-se a presença de insetos e roedores.
Definir as atribuições e
tarefas específicas e rotinas necessárias: quem vai fazer o quê, quando e como
nas diversas etapas da operacionalização do projeto - seleção, coleta, pesagem,
controles, entrega dos materiais, medição, etc; é preciso definir quem manuseia
o material do local onde é gerado (salas de aula, corredores, pátio, cozinha,
etc.) até o local de armazenamento.
Elaborar cronograma de
implantação e execução levantar e solicitar materiais e equipamentos
necessários para operar a coleta seletiva:
Levantar e solicitar materiais
e equipamentos necessários para operar a coleta seletiva:
Sacos plásticos ou coletores
de cores diferentes, cestas/caixas de coleta de papel, coletores de copos
descartáveis; fragmentadora de papéis sigilosos, balança para pesagem do
material.
Sensibilização / mobilização
Definir estratégias de
sensibilização, informação e envolvimento da direção e de toda a comunidade
escolar. De acordo com o CEMPRE, 2001, é fundamental obter:
- O apoio da diretoria,
- O entusiasmo dos professores,
- A adesão do pessoal da
limpeza (copeiras, faxineiras),
- A participação dos alunos e
dos pais,
- O envolvimento de outros
empregados, estagiários, prestadores de serviços, porteiros, telefonistas,
recepcionistas, etc.
Uma estratégia importante é envolver o
máximo possível de pessoas (da Diretoria, professores, demais funcionários,
alunos e pais) em todas as atividades, desde o diagnóstico, e, principalmente,
compartilhar com eles a definição das proposições para a organização e
implantação da coleta seletiva. As pessoas se sentem corresponsáveis e
participam com muito mais envolvimento quando fazem parte do planejamento e das
decisões.
Devem ser realizadas
atividades como oficinas, palestras, mostras de vídeo, depoimentos de catadores
e de funcionários de outras escolas ou universidades com experiência na coleta
seletiva, visitas a cooperativas de catadores e a aterros sanitários/lixões,
apresentações lúdicas, confecção de murais, dentre outros instrumentos de
comunicação interna.
O mais importante, entretanto, é constituir
um projeto pedagógico que envolva todas as disciplinas, de forma a incorporar,
em cada área, conteúdos relacionados às questões do lixo, suas consequências
ambientais, sociais, na saúde, etc. e a importância de promover mudanças para
reduzir a geração e para viabilizar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais.
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Alunos
do Colégio Ágape visitam lixão de Patos
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Outras ações que devem ser
realizadas:
Produzir ou reproduzir
material de comunicação: cartazes, folders, boletins, cartilhas, vídeos, etc.
Planejar evento de lançamento
da coleta seletiva – definir tipo de evento, data, convidados, material
necessário e divulgação do lançamento do projeto para público interno e
externo. O evento pode ser uma boa oportunidade para apresentar os resultados
do diagnóstico a toda a comunidade escolar, incluindo as famílias, reforçando a
importância da implementação do projeto para reverter as situações negativas,
relacionadas principalmente ao desperdício de materiais.
É importante que cada escola
proponha atividades que possibilitem explorar e aprofundar o caráter educativo
da prática da coleta seletiva. Como observado pelo CEMPRE, 2001, as
experiências cotidianas, os valores culturais da região, os problemas
enfrentados pela comunidade onde a escola está inserida, é que poderão fornecer
os melhores elementos para estimular o desenvolvimento de inúmeras atividades
que poderão ser realizadas solas. Algumas sugestões de atividades:
- Concurso de cartazes e de
“slogans”;
- Debate sobre a gestão do
lixo na cidade;
- Artes cênicas (teatro,
mímica, dança, músicas, desfiles de roupas “recicladas”);
- Redações ou pesquisas.
Incentivar medidas relacionadas aos 3Rs. A
coleta seletiva viabilizará o 3º R, da Reciclagem. Mas, antes, é importante
estimular ações de Redução e Reutilização:
- Imprimir somente o
necessário, fazer impressões e cópias utilizando a frente e verso do papel.
- Utilizar meios eletrônicos
para comunicação, evitando a utilização desnecessária de papel.
- Estimular o uso de copos ou
canecas duráveis, em substituição aos copos descartáveis (pode-se buscar
patrocínio para confecção de canecas).
- Estimular feira de trocas
(de livros, CDs e outros objetos).
- Utilizar brinquedos
pedagógicos feitos com sucata, na realização de atividades lúdicas e
artísticas.
- Estimular a reutilização de
potes, vidros e latas para colocar lápis, canetas, botões, carretéis de linha,
bolas de gude, papel para rascunho, etc.
- Realizar oficinas de
reciclagem artesanal de papel.
O Programa USP Recicla
apresenta exemplos práticos de ações de Reutilização. Foi instituído o projeto
das canecas duráveis, no qual os copos descartáveis dos Restaurantes da USP estão
sendo gradativamente substituídos por canecas individuais, laváveis e duráveis.
São incentivadas também, por meio de normas contratuais, as cantinas
(terceirizadas) dos campi a oferecerem utensílios duráveis aos seus clientes. A
Feira da Sucata e da Barganha, também na USP, é outro exemplo que surgiu com o
intuito de incentivar a vivência do 2º R. Nessa Feira, os participantes trazem
objetos de sua casa para trocar ou vender, e ainda têm oportunidade de realizar
pequenos consertos de roupas, calçados e bicicletas.
Contato
com Catadores
Realizar contatos com
entidades apoiadoras de catadores para identificar cooperativas ou associações.
Selecionar cooperativa ou
associação de catadores que se responsabilizará pela coleta dos materiais
recicláveis, e se possível visitá-la para conhecer a sua real estrutura e forma
de trabalho.
Marcar reunião com
organizações de catadores. É fundamental que haja um acordo formal para haver
garantia de coleta regular.
No caso de universidades
públicas federais, habilitar formalmente associações e cooperativas, de acordo
com o Termo de Compromisso instituído pelo Decreto 5940/06.
EXECUÇÃO
Realizar evento de lançamento.
Desenvolver atividades
permanentes de informação e sensibilização.
Distribuir os coletores de
materiais recicláveis, material de comunicação e didático e demais equipamentos
necessários.
MONITORAMENTO,
AVALIAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROCESSO
Realizar vistorias periódicas
para verificação do cumprimento das rotinas estabelecidas para a seleção,
coleta e destinação dos materiais, localizando eventuais focos de desperdício.
Fazer o controle e o registro
do material selecionado e coletado.
Divulgar os resultados do
projeto.
Identificar facilitadores e
dificultadores do processo e reformular estratégias com redirecionamento das
ações, quando necessário.
Estabelecer rotina de reuniões
da Comissão Coordenadora para avaliação e revitalização das ações. De acordo
com o CEMPRE, 2001, devem ser avaliadas as seguintes questões, dentre outras:
- A periodicidade da coleta é
respeitada?
- O número de coletores é
satisfatório?
- A localização dos coletores
está adequada?
- O envolvimento da comunidade
escolar é satisfatório?
- A participação das famílias
e da comunidade do entorno é satisfatória?
- O tema está sendo trabalhado
nas diversas disciplinas?
- Observam-se melhorias na
limpeza da escola e arredores?
- Verifica-se a adoção dos
conceitos de Redução e Reutilização?
Fonte do texto: crea-mg.org.br
Fonte da imagem: catingueiraonline.com
/ diaadiaes.com.br
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