Na implantação da coleta
seletiva em empresas e instituições públicas ou privadas, da mesma forma que em
municípios, uma ação primordial é a constituição de Comissão para planejar e coordenar
todo o processo. Fará parte dessa Comissão um membro responsável pela
coordenação do projeto. Esses coordenadores, assim como os outros membros,
devem ter o respaldo da alta direção da entidade e o programa de coleta
seletiva deve estar incluído entre os objetivos principais da empresa ou
instituição.
Os participantes da comissão
devem ter o perfil apropriado para atuar como facilitadores do projeto nas
seguintes etapas/atividades:
- Realização de Diagnóstico,
com levantamento de informações sobre a situação da gestão dos resíduos na
Unidade – geração e destinação dos resíduos – e sobre as organizações de
catadores existentes no município;
- Sondagem/pesquisa no local
de trabalho sobre o interesse relativo ao tema e adesão ao projeto, identificando
pessoas com perfil para auxiliar na sua execução;
- Planejamento e implantação
do projeto;
- Organização de atividades de
sensibilização e divulgação do projeto (comunicação e mobilização permanentes);
- Interlocução com as
cooperativas ou associações de catadores;
- Monitoramento, avaliação E
realimentação do projeto;
É importante que os membros da
Comissão busquem uma capacitação por meio de revisão bibliográfica, pesquisas
na internet, visita a outras empresas ou instituições, se possível, valendo-se de
um apoio técnico externo para a condução do processo.
Fonte do texto: crea-mg.org.br
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