03 julho 2020

FORMAÇÃO DE COMISSÃO COORDENADORA PARA UMA COLETA SELETIVA

Na implantação da coleta seletiva em empresas e instituições públicas ou privadas, da mesma forma que em municípios, uma ação primordial é a constituição de Comissão para planejar e coordenar todo o processo. Fará parte dessa Comissão um membro responsável pela coordenação do projeto. Esses coordenadores, assim como os outros membros, devem ter o respaldo da alta direção da entidade e o programa de coleta seletiva deve estar incluído entre os objetivos principais da empresa ou instituição.

Os participantes da comissão devem ter o perfil apropriado para atuar como facilitadores do projeto nas seguintes etapas/atividades:

- Realização de Diagnóstico, com levantamento de informações sobre a situação da gestão dos resíduos na Unidade – geração e destinação dos resíduos – e sobre as organizações de catadores existentes no município;

- Sondagem/pesquisa no local de trabalho sobre o interesse relativo ao tema e adesão ao projeto, identificando pessoas com perfil para auxiliar na sua execução;

- Planejamento e implantação do projeto;

- Organização de atividades de sensibilização e divulgação do projeto (comunicação e mobilização permanentes);

- Interlocução com as cooperativas ou associações de catadores;

- Monitoramento, avaliação E realimentação do projeto;

É importante que os membros da Comissão busquem uma capacitação por meio de revisão bibliográfica, pesquisas na internet, visita a outras empresas ou instituições, se possível, valendo-se de um apoio técnico externo para a condução do processo.

Fonte do texto: crea-mg.org.br

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