Menos de 1 em cada dez
brasileiros acha que professor é respeitado em sala de aula
Muito trabalho, salários menores
do que se imagina, falta de respeito dos alunos e um dos piores sistemas
educacionais do mundo. É assim que o brasileiro vê a profissão de professor, o
que fez o Brasil cair para a última posição do ranking de prestígio de
docentes. A pesquisa, realizada em 35 países, foi divulgada na noite desta
quarta-feira (7) de Novembro de 2018 pela Varkey Foundation, entidade dedicada à melhoria da
educação mundial.
O resultado do Brasil se torna
ainda mais alarmante se comparado ao do cenário global, que registrou uma
melhora na percepção do status dos professores. Vale lembrar que, na última
edição da pesquisa, em 2013, o país ocupava a penúltima posição dentre os 21
pesquisados. A avaliação de 2018, por sua vez, foi realizada em 35 países –
acompanhando as avaliações do PISA –, e foram entrevistadas mil pessoas entre
16 e 64 anos.
E se no ranking de prestígio
geral o resultado não é bom para o Brasil, nos recortes específicos os dados
também são muito desanimadores. Menos de 1 em cada 10 brasileiros (9%) acha que
os alunos respeitam seus professores em sala de aula – também o último lugar do
ranking. Para efeito de comparação, a China é país com a melhor avaliação: lá,
81% das pessoas acreditam que os docentes são respeitados pelos alunos.
Para Sunny Varkey, fundador da Varkey Foundation, o índice fornece provas de que o status dos professores na sociedade, seu prestígio e a forma como são enxergados, tem influência decisiva no desempenho dos alunos na escola.
NO BRASIL UM DOS PROBLEMAS MAIS FORTES PARA OS CIDADÃOS DE TODA IDADE É O SANEAMENTO BÁSICO A COLETA SELETIVA A LIMPEZA URBANA E UMA FONTE PARA LEVAR ISTO PARA TODOS É O PROFESSOR PASSANDO ITENS PARA OS ALUNOS LEVAREM PARA DENTRO DE CASA, E ASSIM TODOS ADQUIRIREM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SERÁ QUE BRASIL VAI DAR QUALIDADE DE VIDA NAS ESCOLAS E PARA QUEM FAZEM ELAS FUNCIONAREM VAMOS COMEÇAR VER AS ODS PARA 2030
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É importante que o Brasil coloque a educação no topo de prioridades para alcançar um ensino de qualidade para a sociedade.
É de extrema importância para a sociedade que o país coloque a educação no topo das prioridades.
Ressalta-se que se essa iniciativa for realizada, a probabilidade de atingir um ensino de qualidade é grande.
É perceptível o grande desestímulo por parte dos profissionais da escola, equipes sem incentivo, mal remuneradas e principalmente o desinteresse por parte das famílias em relação ao que acontece com seus filhos no ambiente escolar.
Os grandes problemas na Educação são: exclusão, evasão, retenção e baixo nível de aprendizagem.
De acordo com pesquisas realizadas, uma % das crianças brasileiras entre 7 a 14 anos estão na escola e o restante 31%, que corresponde a 1,5 milhão de crianças, estão excluídas da formação escolar.
Uma pesquisa realizada pelo Instituo Paulo Montenegro revelou que 74% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, não são capazes de realizar a leitura de um texto como este devido à dificuldade de interpretação. De cada 4 pessoas somente uma consegue entender um texto complexo.
Na atualidade, momento no qual a globalização lidera, não há como sobreviver sem ter o domínio de competências básicas, como essa.
O ideal é que os educadores atinjam o governo, no sentido de conscientizá-lo da importância da educação, investindo mais recursos em escolas e professores, estabelecendo uma política em longo prazo.
Se houver uma união entre educação e governo será possível oferecer um ensino de qualidade para todo cidadão brasileiro
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É importante que o Brasil coloque a educação no topo de prioridades para alcançar um ensino de qualidade para a sociedade.
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UM DOS ODS É EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E BRASIL CAI PARA ULTIMO LUGAR NO RANKING DO STATUS DO PROFESSOR |
ITEM 4 DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
4.1 Até 2030, garantir que
todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre,
equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes
e eficazes
4.2 Até 2030, garantir que
todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na
primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam
prontos para o ensino primário
4.3 Até 2030, assegurar a
igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica,
profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo
universidade
4.4 Até 2030, aumentar
substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades
relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego,
trabalho decente e empreendedorismo
4.5 Até 2030, eliminar as
disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os
níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo
as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de
vulnerabilidade
4.6 Até 2030, garantir que
todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres
estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.7 Até 2030, garantir que
todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover
o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação
para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos
humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência,
cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da
cultura para o desenvolvimento sustentável
4.a Construir e melhorar
instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às
deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros
e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.b Até 2020, substancialmente
ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em
desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados
insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior,
incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da
comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países
desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.c Até 2030, substancialmente
aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da
cooperação internacional para a formação de professores, nos países em
desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados
insulares em desenvolvimento
Fonte:g1.globo.com
Fonte:nacoesunidas.org
Fonte:mundoeducacao.bol.uol.com
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