24 janeiro 2017

COMO FUNCIONA O DEPARTAMENTO DE LIMPEZA URBANA EM PASSOS MG

ENTREVISTA CEDIDA A REVISTA UAI EM 2015 - COMO FUNCIONA A COLETA DE LIXO NA CIDADE DE PASSOS - MG
 
Coleta de lixo na cidade de Passos MG é dividida em NOVE STORES

O Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de Passos informou a revista UAI em 2015 que a Coleta de lixo na cidade de Passos MG é dividida em NOVE STORES. O Centro recebe Coleta diária e noturna, dois setores recebem coleta em dias alternados e a noite e seis setores em dias alternados durante o dia. Segundo Andyara Machado Mendes Miranda, Engenheira Civil e de Meio Ambiente do Departamento de Limpeza Urbana, o motivo de não haver a implantação da coleta seletiva em Passos é por Falta de um Projeto que atenda a realidade local.





 vídeo explica o que é a coleta seletiva


 Mas Segundo Andyara, a elaboração do Plano Municipal de Municipal de Saneamento Básico está em Andamento. " A elaboração do Plano de Saneamento prevê o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, onde constara a melhor forma de se realizar a coleta seletiva e também tal documento permite a captação de recursos estaduais e federais para implantação do projeto. Todos os Resíduos coletados são encaminhados para o Aterro Controlado Municipal, cerca de 70 Toneladas por Dia."

PASSOS TEM ATERRO CONTROLADO QUE FICA ENTRE LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO
Aterro Controlado Municipal
Aterro Controlado Municipal   

ATERRO SANITÁRIO AINDA NÃO TEM NA CIDADE DE PASSOS MG
 ATERRO SANITÁRIO AINDA NÃO TEM NA CIDADE DE PASSOS MG
PASSOS AIDA NÃO TEM UM ATERRO SANITÁRIO 

O aterro sanitário é uma área licenciada por órgãos ambientais, destinadas a receber os resíduos sólidos urbanos, basicamente lixo domiciliar, de forma planejada, onde o lixo é compactado e coberto por terra, formando diversas camadas.

A decomposição do lixo produz metano, gás carbônico e outros gases poluentes que intensificam o aquecimento global. Um aterro sanitário reduz a poluição, colabora para a redução da emissão de gases de efeito estufa, evita odores desagradáveis, gera energia e pode ser uma fonte de receita por meio de créditos de carbono.

 Como funciona um aterro sanitário

Um aterro sanitário adequado aos padrões de mecanismo de desenvolvimento limpo obedece ao seguinte processo:

1 – O solo é compactado para dar firmeza ao aterro que receberá uma camada de polietileno de alta densidade, por baixo e pelos lados, que impede o contato entre os detritos e o subsolo e por cima quando ele estiver cheio.

2 – Na base, as camadas de geotêxtil (tela de tecido com betume, semipermeável), brita e areia, permitem a drenagem do chorume.

3 – O lixo é depositado em camadas no aterro sanitário, periodicamente intercaladas por camadas de terra.

4 – Os gases produzidos pela decomposição do lixo são captados e levados por dutos a uma usina geradora de energia

5 – Na usina, os gases entram em combustão e movem geradores, que produzem energia elétrica. Não há emissão de metano e pouca de dióxido de carbono.

6 – O chorume (líquido que escorre do lixo) vai para tratamento. Separada a água, os resíduos sólidos voltam para o aterro sanitário.

 A EGESA É EMPRESA PAGA PARA SER  RESPONSÁVEL PELO LIXO NA CIDADE DE PASSOS MG


 
 Varrição manual de vias públicas, praças e feiras livres, coleta de resíduos sólidos, comerciais e industriais, com emprego de caminhão, serviços de fornecimento, implantação, higienização, manutenção e reposição de contêineres e coleta de resíduos sólidos de resíduos de saúde - Prefeitura Municipal de Passos/MG.