METODOLOGIA
Inicialmente realiza
o levantamento bibliográfico de todo o material existente com relação
aos resíduos da
construção civil, através
de pesquisas nos
meios de comunicação (internet – artigos; jornais,
livros e revistas – reportagens).
Em seguida faz o contato e
posterior entrevista com a Agência de Serviços Públicos (AGESP) e com as
empresas privadas responsáveis pela coleta desses resíduos no âmbito particular
no município EMPRESA 1, EMPRESA 2,
EMPRESA 3, EMPRESA 4, para
a obtenção de
dados estimativos quanto
à quantidade e destinação
final desses resíduos por parte delas.
Após as entrevistas, realiza
contato com o setor de Licenciamento dos terrenos para a
destinação desses resíduos
e licenciador também
das empresas que
fazem o recolhimento
desses resíduos, através
de questionário aberto
aplicado e pesquisa
bibliográfica nos processos
pertinentes ao assunto
na Secretaria de
Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (SEDUMAH), para verificar a atual situação das empresas
que prestam esses serviços e dos terrenos que recebem esse resíduo, quanto à parte
de licenciamento.
A próxima
etapa é fazer a coleta
de dados em
campo através da
captação de imagens
dos terrenos regulares e irregulares presentes no município.
Por fim, depois de realizado
todo o levantamento bibliográfico, a coleta de todos os dados quantitativos
e qualitativos e a captação
de imagens pertinentes
ao assunto, a junção dos
mesmos resulta na
proposição dos subsídios
para a realização
do Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos da
Construção Civil do Município, através deste artigo.
RESULTADOS
Após coletados
todos os dados
qualitativos e quantitativos, obtidos
através de entrevista
com responsável pelo
setor de Licenciamento da
Secretária de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Habitação
– SEDUMAH, com o responsável pelo Aterro
Sanitário do Município
na Agência de Serviços
Públicos – AGESP, a posterior coleta de dados também na
SEDUMAH e coleta de dados em campo pode ser encontrados os seguintes
resultados:
• Em termos
quantitativos a nível
nacional, o resíduo
da Construção Civil corresponde
a algo em torno de 50% da quantidade em peso de resíduos sólidos urbanos coletados
em cidades com
mais de 130
mil habitantes de
diferentes países, inclusive o
Brasil.
•Os principais
responsáveis a nível
nacional pela geração
de volumes significativos de resíduos que devem ser
considerados são (figura 01):
1.Executores de
reformas, ampliações e
demolições que, no
conjunto, consistem na fonte principal desses resíduos;
2.Construtores de
edificações novas, térreas
ou com múltiplos
pavimentos com áreas de
construção superiores a 300m², cujas
atividades quase sempre
são formalizadas;
3.Construtores de
novas residências, tanto
aqueles de maior
porte, em geral formalizadas, quanto
às pequenas residências
de periferia, quase
sempre autoconstruídas e
informais.
Origem do Resíduo da Construção Civil. |
O licenciamento
das empresas que
realizam o serviço
de coleta, transporte
e deposição de
resíduos da construção
civil no município
se faz mediante
pedido de Licença de Operação
(LO) da atividade junto à SEDUMAH, a mesma exige da empresa para a instalação
da sede um Projeto Ambiental.
•Para a expedição da licença
dos locais onde serão dispostos os resíduos são feito adendos ao processo de
Licenciamento (autorizações) para a armazenagem desse resíduo.
•A nível
municipal as quatro
empresas existentes, responsáveis
pela coleta, transporte e
disposição do resíduo da construção civil no município EMPRESA 1, EMPRESA 2, EMPRESA 3, EMPRESA 4, devem estar
com suas atividades licenciadas
junto à SEDUMAH,
bem como o
Aterro Sanitário; os mesmos se encontram em pleno funcionamento
e com sua Licença de Operação (LO) expedida;
• Quanto às empresas, o entulho
é coletado por solicitação do interessado, através de caminhões
com carroceria mecânica
operacional. O próprio
interessado acondiciona os
resíduos (entulho) em
caçambas – containers
de 5m³ de
capacidade (medida padrão para
todos os containers),
que permanecem 07
dias na obra por determinação das
empresas;
EMPRESA
|
QUANTIDADE
MENSAL
COLETADA
(m³)
|
QUANTIDADE
MENSAL
DE
CONTAINERS
|
LOCAL
DE
DISPOSIÇÃO
DOS
RESÍDUOS
|
AUTORIZADO
PELA
SEDUMAH
|
REALIZA
TRIAGEM
DOS
RESÍDUOS
|
EMPRESA 1
|
100m³
|
20
|
Aterro Sanitário do Município
|
SIM
|
NÃO
|
EMPRESA 2
|
100m³
|
20
|
Encaminhados
para
área
(bota-fora)
licenciada.
|
SIM
|
NÃO
|
EMPRESA 3
|
250m³
|
45 à 50
|
Área particular da
empresa (bota-fora)
licenciada.
|
SIM
|
SIM
|
EMPRESA 4
|
310m³
|
60
|
Área
particular da
empresa
(bota-fora)
licenciada.
|
SIM
|
NÃO
|
Exemplo
de Disposição dos Resíduos da Construção Civil no Município
Pode ser constatado
também que das
empresas coletoras uma
apenas – EMPRESA 3 – realiza
a triagem e
o reaproveitamento dos
resíduos que chegam
à sua área
de disposição, enquanto
a maioria não
realiza a triagem,
nem o reaproveitamento desses resíduos, somente o dispõe em local
previamente definido e licenciado, e que por vezes este resíduo é disposto de
forma irregular (Figura 02);
Disposição irregular dos resíduos em terreno licenciado pela Prefeitura. |
·
Podem ser
localizados no município 03 locais (chácaras) licenciados pela
Secretaria de Desenvolvimento, Meio
Ambiente e Habitação
– SEDUMAH que
estão autorizadas para receberem
esses resíduos.
·
O Aterro Sanitário do município de, recebe
segundo dados obtidos junto à AGESP uma quantidade de ton/mês de resíduos da construção civil,
que após
disposto são colocados
em local específico
e depois usados
para o aterramento
de outros resíduos
no Aterro Sanitário,
ou na construção
e pavimentação de estradas
vicinais do município. O transporte desses resíduos é feito geralmente
por empresas terceirizadas
à serviço da
prefeitura e a
maioria dos resíduos depositados
são advindos de obras públicas;
·
Após
depositado o resíduo
no Aterro Sanitário,
o mesmo é
disposto em local
previamente definido e
posteriormente é usado
para o aterramento
dos outros resíduos no próprio Aterro Sanitário (Figura 03)
Disposição do resíduo no Aterro Sanitário. |
·
Estima-se
que em certos Municípios os
resíduos da Construção
Civil correspondem no
Aterro Sanitário a cerca de
0,30% de todo o lixo recolhido mensalmente no município e que 60% dos resíduos
não sejam encaminhados para o aterro, ao invés disso uma grande maioria
é depositada clandestinamente em
terrenos baldios e
beiras de estradas,
pois as outras
áreas licenciadas pela
prefeitura para disposição
desse resíduo são de empresas
particulares e com isso, o serviço passa a ser cobrado;
·
A
dificuldade na aquisição
de informações por
parte dos sindicatos,
a falta de
informações em sites
relacionados sobre o
exercício da atividade
no Município podem ser os
agravantes na elaboração
do estudo, por
isso o fato
de não se
citar nenhum desses órgãos no
artigo.