21 outubro 2016

DISCUSSÕES DA REALIZAÇÃO DE UM PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL



DISCUSSÃO 

O  Município  foi fundado  em  que ano,  fica  localizado  em que Estado e em que do país, com uma população estimativa de quantos habitantes (IBGE, Ano), o município está situado em que região do estado, localização essa  estrategicamente  traçada  por qual Exemplo – TIPO:  maior  e  melhor  escoamento  de  seus  produtos  e  matérias-primas aos outros estados das regiões brasileiras. 
 
DISCUSSÕES DA REALIZAÇÃO DE UM PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCUSSÕES DA REALIZAÇÃO DE UM PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Modelo da Construção Civil no município: A  Construção  Civil  no  município  se  encontra  como  uma  das  principais  atividades  econômicas e modificadoras do meio ambiente, pois como se trata de um município em desenvolvimento, a cidade se encontra em constante processo de modificação e construção de seus espaços públicos e privados. A vinda de novos empreendimentos ao município ajuda na geração  de  renda  e  empregos  à  população,  mas  também  em  conseqüência  desse  processo  de  construção  da  capital,  ocorrem  o  descarte  e  o  acúmulo  de  resíduos  da  construção  civil  em  locais  inadequados  para  os  mesmos,  esse  fato  ocorre  porque  o município  ainda  não  possui  um  Plano  Integrado  de  Gerenciamento  dos  Resíduos  da  Construção  Civil,  onde  constariam  a  implementação  de  Aterros  próprios  para  esses  resíduos,   fato,   mas   uma   vez   ressaltado   que   tem   contribuído   para   o   descarte   indiscriminado  de  entulho  em  áreas  impróprias,  provocando  diversos  problemas  à  população. 

A  prática  observada  muitas  vezes  quanto  à  destinação  dos  Resíduos  da  Construção  Civil  no  município  é  a  de  não  segregação,  seguida  na  maioria  das  vezes  da  destinação  informal  e  aleatória,  ficando  a  decisão  sobre  a  localização  do  destino  final  a  cargo  do  transportador. 

No município a disposição dos resíduos é realizada de 03 formas: 

1.Disposição irregular e em bota-foras clandestinos; 

2.Em locais (chácaras) licenciadas pela prefeitura – SEDUMAH; e 

3.Encaminhados para o Aterro Sanitário Municipal. 

A  Secretaria  de  Desenvolvimento,  Meio  Ambiente  e  Habitação  fica  a  cargo  de  fiscalizar  as  áreas    licenciadas  e  nos  locais  onde  o  resíduo  está  sendo  disposto  incorretamente,  descoberto,  as  mesmas  tem  sua  licença  cancelada,  tendo  de  procurar  outro local para deposição deste resíduo e constatado na fiscalização o degrado da área é exigido do proprietário a recuperação através da elaboração de Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD. 

No caso de descoberto depósito irregular em terrenos baldios e beira de estradas, os resíduos  são  recolhidos  pela  prefeitura  e  encaminhados  para  o  Aterro  Sanitário,  onde  serão dispostos em local adequado. 

Apesar das determinações da Resolução 307 do CONAMA de 2002, o município citado não  dispõe  de  infra-estrutura  totalmente  adequada  para  fiscalizar  e  fazer  cumprir  a  legislação  vigente,  o  que  lamentavelmente  favorece  o  não  reaproveitamento  correto  da  maioria  dos  Resíduos  da  Construção  Civil  gerados  e  sua  disposição  final  inadequada.  
 
      Conforme   a   resolução   vigente   sobre   os   resíduos   da   construção   civil,   fica   estabelecido que o mesmo tenha sempre destino correto, adequado e seguro conforme a classe  em  que  esteja  enquadrado,  não  sendo  permitido  que  seja  simplesmente  lançado  no meio ambiente, sem qualquer tipo de controle, como acontece sistematicamente em todo o Brasil. (PINTO E GONZÁLES, 2005).

 
DISCUSSÕES DA REALIZAÇÃO DE UM PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCUSSÕES DA REALIZAÇÃO DE UM PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

       Parte desses resíduos no município é gerada pela população de baixa renda, que não consegue  recorrer  aos  coletores,  pois,  o  serviço  é  cobrado  que  acabam  por  fazer  os  descartes em pontos avulsos – as deposições irregulares – o que exige ação corretiva por parte das municipalidades. Muitas dessas áreas recebem também, descargas dos agentes coletores, principalmente os de pequeno porte. 

      A  maior  parte  dos  resíduos  produzidos  pelos  grandes  geradores  é  descartada  em  “bota-foras”  como  são  chamadas  as  áreas  públicas  ou  privadas  de  maior  dimensão  utilizadas  para  atividades  de  aterro  na  maioria  das  vezes  realizadas  sem  nenhum  controle  técnico.  Essas  áreas  quase  sempre  são  oferecidas  pelos  interessados  com  fins  de aterramento para correção de sua topografia, e, comumente se esgotam com rapidez.
Por  isso,  no  município  é  comum  encontrar  diversas  delas  operando  simultaneamente,  muitas clandestinas. 

Tendo em vista a diversidade das características dos agentes envolvidos na geração, no manejo e na destinação dos resíduos da construção civil, a Resolução CONAMA nº. 307/2002,  define  diretrizes  para  que  os  municípios  e  o  Distrito  Federal  desenvolvam  e  implementem  políticas  estruturadas  e  dimensionadas  a  partir  de  cada  realidade  local. 
Essas  políticas  devem  assumir  a  forma  de  um  Plano  Integrado  de  Gerenciamento  dos  Resíduos da Construção Civil, esse disciplinador do conjunto dos agentes incorporando necessariamente: 

•Programa Municipal de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil, com diretrizes  técnicas  e  procedimentos  para  o  exercício  das  responsabilidades  dos  pequenos geradores e transportadores; e  

•Projetos  de  Gerenciamento  de  Resíduos  da  Construção  Civil  que  orientem, disciplinem e expressem o compromisso de ação correta dos grandes gerados de resíduos tanto públicos quanto privados.