27 maio 2016

2º parte PARA SE MONTAR UMA EMPRESA VOCÊ PRECISA TER UM PLANO DE NEGÓCIOS (continuação)



Plano de Negócios - CONTINUAÇÃO
Por que é importante elaborar um Plano de Negócios?



6. Plano Financeiro 

O plano financeiro é o resultado e reflexo do Plano de Negócios. Quanto dinheiro você vai precisar para realizar o seu projeto e de onde virá este dinheiro? 
Para  que  você  saiba  qual  o  montante  de  recursos  necessários,  você  deverá  montar  alguns quadros financeiros: 
• Projeção de fluxo de caixa,
• Projeção dos balanços, e
• Projeção de quadro de Usos e Fontes

PARA SE MONTAR UMA EMPRESA VOCÊ PRECISA TER UM PLANO DE NEGÓCIOS
PARA SE MONTAR UMA EMPRESA VOCÊ PRECISA TER UM PLANO DE NEGÓCIOS



















Plano de Negócios e as Fontes de Recursos Financeiros

Além de passar informação em números, o Plano de Negócios reflete a personalidade e  o  espírito  da  sua  empresa.  Nesse  sentido,  o  apelo  é  o  de  chamar  a  atenção  e  o  interesse  de  quem  poderá  ajudá-lo.  Portanto,  o  grau  de  credibilidade  que  você  transmita   nas   informações   contidas   no   Plano   de   Negócios   e   na   sua   estrutura,   permitirão  uma  boa  percepção  do  seu  negócio  por  parte  do  cliente.  A  credibilidade  está relacionada com a coerência dos dados apresentados. Não é suficiente apresentar números  que  muitas  vezes  podem  distorcer  uma  realidade.  Muitos  especialistas  em  finanças   acreditam   que   as   projeções   financeiras   embora   sejam   honestas,   não   representam  um  quadro  completo  da  realidade.  É  fundamental  incluir  no  Plano  de  Negócios   informações-chave   relacionadas   com   as   características   do   mercado,   descrição  do  produto  ou  serviço,  estratégia de  marketing  a  ser  adotada,  planos  de  vendas, promoção  e o quadro gerencial responsável pelo uso e alocação dos recursos.


O  plano  financeiro  deve  demonstrar  a  viabilidade  do  negócio.  A  projeção  financeira deve refletir índices aceitáveis, apresentando um bom desempenho ao longo dos anos. O  desempenho  financeiro  é  visto  a  partir  de  vários  ângulos,  dependendo  da  fonte  de  financiamento.  Cada  fonte  de  financiamento  olha  diferentes  áreas  da  informação  financeira e enfatiza umas mais  que outras. Estar preparado para explicar o Plano de Negócios com essa ótica é recomendável.



Basicamente  existem  duas  fontes  de  financiamento:  os  investidores  e  os  bancos.    O  negócio de cada um é diferente, portanto as informações que solicitam também o são.  


Os investidores: no Brasil, até meados da década de 90, a figura da empresa de capital de  risco  ainda  não  estava  difundida,  porém  existiam  outros  agentes  investidores  representados  por  pessoas  jurídicas  interessadas,  pessoas  individuais,  ou  empresas  querendo  comprar  uma  parte  do  seu  negócio  ou  investir  nele.  Os  canais  de  acesso  a  essas  fontes  geralmente  são  informais  e  surgem  como  decorrência  do  envolvimento  com o meio empresarial.

Tabela 2. Critérios de Avaliação dos Investidores


Critérios de Avaliação dos Investidores
Equipe de Primeira Classe
Retorno sobre o Investimento (5 a 10 vezes)
Vantagem Competitiva - Uniqueness
Fim-de-Jogo fácil de compreender -  Regras de saída.  Como
recuperar o capital investido?
Influência do investidor na gestão do negócio

 Fonte: Ashall, M. How to Export Software, 1995 – Montada por Frank e Sustentabilidade


 Os  bancos  emprestam  dinheiro  de  terceiros  para  ganhar  juros,  tentando  minimizar  o  risco  percebido.  Antes  de  conceder  crédito  é  feita  uma exaustiva  análise  de  crédito  onde  geralmente  é  estudado  com  atenção  e  detalhe  o  Cash  Flow  da  empresa  com  e  sem  o  produto  e  as  garantias  reais  que  a  empresa  tem  para  garantir  o  empréstimo.  O  banco analisa o desempenho da empresa nos três últimos anos e o Cash Flow para os cinco   anos   futuros,   de   maneira   que   é   importante   demonstrar   um   crescimento sustentável   e   coerente.   De   preferência   os   bancos   analisam   a   capacidade   de   endividamento em relação ao Patrimônio da empresa.  


Tabela 3. Critérios de Avaliação dos Bancos



Critérios de avaliação dos bancos
Viabilidade do negócio
Fluxo de  Caixa  positivo  para  o  serviço  da  dívida,  de  maneira  a 
cobrir: 
juros
Reembolso do capital
Boa disciplina gerencial
geral
financeira
Plano de Negócios
 sensato
Boa comunicação
Informação regular e confiável
Franqueza

Fonte: Ashall, M. How to Export Software, 1995– Montada por Frank e Sustentabilidade


 Algumas Dicas Preliminares na Preparação do Plano de Negócios

A  seguir  alguns  aspectos  importantes  que  devem  ser  levados  em  consideração  na  preparação do Plano de Negócios. Fundamentalmente, não devem existir “buracos de informação”.  As  informações  contidas  devem  passar  a  idéia  de  encadeamento  e  coerência entre os diferentes elementos do plano.

1.Chegue a um consenso entre os principais envolvidos na condução da empresa  


Uma  empresa  em  geral  possui  vários  sócios  e,  apesar  de  parecer  que  todos  têm  os  mesmos  objetivos  e  estratégia  para  a  empresa,  isto  nem  sempre  é  verdade.  A  elaboração  do  Plano  de  Negócios  da  empresa  é  um  processo  conjunto  das  principais  pessoas  envolvidas  na  operação  da  empresa.  Antes  do  início  da  sua  elaboração  é  importante que todos tenham concordado com as principais linhas de ação da empresa e do caminho que ela irá trilhar.


2. Defina o responsável pela elaboração do documento e interface com os demais envolvidos 


Apesar  do  documento  ser  resultado  de  um  consenso  entre  os  principais  envolvidos,  é  fundamental  que  se  eleja  a  pessoa  que  irá  elaborá-lo  e  coordenar  os  trabalhos  dos  envolvidos.

3. Identifique o público alvo de audiência 


Antes de escrever um bom Plano de Negócios, é importante determinar quem irá lê-lo, o que eles sabem sobre sua empresa, o que precisam saber e de que maneira irão usar a informação  ali  contida.  As  necessidades  de  informação  do  seu  público  devem  estar  relacionadas  com  a  mensagem  que  você  deseja  comunicar.  Uma  vez  que  o  trade-off entre  o  que  você  deseja  comunicar  e  o  que  o  público  alvo  de  audiência  precisa  saber  esteja claro, você está pronto para começar.

4. Faça  um  rascunho  do  que  será  o  Plano  de  Negócios,  delineando  as  idéias  principais  

Agora  que    sabe  quem  irá  ler  o   Plano  de  Negócios,  é  mais  fácil  saber  quais  áreas  enfatizar.  Com  essa  base,  prepare  um  esquema  geral  do  conteúdo  do  Plano  de  Negócios.

5.  Revise o rascunho 


Corrija,  elimine  informações  não  relevantes,  adicione  novas  informações,  elimine-as  novamente  e  repita  o  ciclo.  Invista  tempo  nesta  fase,  é  a  mais  importante.  Lembre-se  que é a melhor oportunidade para pensar.  

6.  Pesquise antes de gerar informação para o Plano de Negócios


As informações contidas devem se caracterizar por ser: 

  •          Relevantes     
  •          Atualizadas     
  •          Profundas     
  •          Confiáveis     
  •          Objetivas

O que garante que seu plano tenha todas essas características é a seleção dos dados a serem  utilizados  através  do  estabelecimento  de  critérios  que  avaliem  o  tipo  de  informação a ser gerada.


A  pesquisa  permite  que  os  dados  sejam  provenientes  de  fontes  confiáveis.  Gaste  tempo na montagem da base de dados da sua empresa. Esta base será fundamental para garantir a você e aos leitores segurança na estratégia que será montada. A análise e a seleção  desses  dados  possibilita  a  inclusão  de  informações  relevantes  e  objetivas  que  se  ajustam  aos  objetivos  do  Plano  de  Negócios.  O  que  menos  quer  a  pessoa  que    o  plano  é    perder  tempo  com  a  falta  de  clareza  no  conteúdo  e  a  irrelevância  das  informações.


7.  Revise o Plano de Negócios

Uma  vez  que  o  plano  esteja  pronto,  revise-o  junto  a  pessoas  de  confiança  que  façam  parte da empresa, de maneira a verificar  sua apresentação, clareza,  lógica, conteúdo, objetividade.  A  finalidade  é  que  seja  efetivo  como  instrumento  de  comunicação. Verifique  que,  para  cada  informação  ali  contida,  você  dispõe  de  recursos  para  justificar as afirmações, caso seja questionado. 


8.  Atualize o Plano de Negócios

O Plano  de  Negócios  é  tão  dinâmico  quanto  a  empresa.  As  informações  devem  ser  atualizadas  para  evitar  a  obsolescência  do  mesmo,  portanto  é  necessário  ter  muito  cuidado na atualização, de maneira a manter as mesmas características do anterior. 


Pontos chave para a efetividade de um Plano de Negócios

O Plano  de  Negócios  para  se  tornar  efetivo  deve  respeitar  algumas  regras  básicas  a  saber:  


1.  O  Plano de Negócios é uma peça que nasce de uma discussão interna à empresa. 

2.  As pessoas envolvidas em sua elaboração devem estar conscientes que se tornarão cúmplices das premissas estabelecidas e responsáveis pela consecução das metas. Deve estar muito presente a idéia do Comprometimento.

3.   O  Plano  financeiro  é  conseqüência  de  todo  Plano  de  Negócios  devendo  ser  o  seu  reflexo.  

4.  As  premissas  de  crescimento  de  mercado  devem  estar  apoiadas,  sempre  que  possível, em análises quantitativas sólidas.  

5.  O  Plano de Negócios deve mostrar com clareza o impacto do Projeto sobre o valor da  empresa.  Deve  também  o  empreendedor/empresário  ter  consciência  do  timing adequado  para admissão de novos sócios. Não se deve esquecer que uma admissão de  sócios  mal  negociada  implicará  em  diluição  do  valor  do  negócio  e  uma  conseqüente transferência de valor dos atuais acionistas para os novos sócios.

Um Pequeno Teste



Agora, para saber quanto você conhece sobre sua empresa, tente responder as questões
a seguir:
1. Qual a natureza do seu negócio?
2. Qual o propósito do seu negócio?
3. Qual foi a razão para começar seu próprio negócio?
4. Qual é o seu produto ou serviço?
5. Você é capaz de listar três benefícios oferecidos por seu negócio/serviço?
6. Você dispõe de material informativo (brochura, desenhos, ilustrações, diagramas,
fotografias, material editado na imprensa ou outra documentação) sobre seu
produto/serviço?
7. Qual é a aplicação do seu produto?
8. O que levou você a desenvolver seu produto?
9. Seu produto ou serviço é usado como complemento de outros produtos?
10. Qual é o prazo de entrega do seu produto?
11. Quem é sua concorrência?
12. Como seu produto se diferencia do que é oferecido pela concorrência?
13. Qual é o preço do seu produto versus o da concorrência?
14. Como o seu produto chega ao cliente?
15. Quais são seus planos para publicidade e promoções?
16. Você dispõe dos recursos necessários para sustentar o crescimento da sua empresa
(recursos humanos, em particular gerenciais, e financeiros)? Como você irá
financiar o crescimento de sua empresa?
17. Por fim, você de fato tem um negócio?



Se você conseguiu responder essas perguntas, em especial a última com um sim, está pronto para começar a elaborar o seu Plano de Negócios.

CHECK LIST

As questões a seguir são o check list final do seu Plano de Negócios. Após a finalização do documento, verifique se todas as questões foram Respondidas no seu trabalho.

Sumário Executivo

Qual é a oportunidade de mercado?
Que problema ou necessidade o produto vai solucionar?
Que tendências ou mudanças criaram esta oportunidade?
O que a empresa pode fazer agora que não podia ser feita antes?
Como pode esta competência atender as necessidades do mercado?
Qual é o tamanho do mercado para os produtos da empresa?
Quão rapidamente o mercado poderá crescer?
Quem são seus concorrentes?

De que maneira a empresa pode atender o consumidor melhor que o concorrente (mais rápido, mais barato ...)

Qual a vantagem competitiva da empresa?
Quais as vendas, lucros e retorno sobre o investimento esperados?
Que montante de capital a empresa espera levantar?

Como o sumário executivo será a parte lida do Plano de Negócios
convém uma grande concentração de esforços em sua preparação

Organização


Quais são os executivos principais e quais são sua funções?
O que eles já fizeram que possa sugerir que eles serão bem sucedidos na empresa?
Quem mais você precisa e como ele se encaixa em sua Organização?
Quem poderia convidá-lo para ingressar na empresa?
Qual é o seu plano de compensação salarial?
Como sua empresa está estruturada para levar adiante sua estratégia?

Produtos e serviços

Que tecnologia os produtos da empresa irão utilizar?
Como esta tecnologia se compara com as tecnologias existentes?
A tecnologia pertence a empresa?
Se não, qual a vantagem em desenvolvê-la?
Qual o Plano para desenvolver as tecnologias e os produtos?
Quando eles estarão completos?
Quanto custará o seu desenvolvimento? 


Oportunidade de Mercado

Qual a necessidade de mercado que a empresa pretende atender?
Que tendências e mudanças criaram estas necessidades?
Como se espera que esta tendência continue?
Quais são os clientes que a empresa espera atender?
O que provocou esta necessidade para estes clientes?
Como isto os afeta?
Como isto varia nos diferentes segmentos de mercado?
Que valor pode ser agregado por servir as necessidades dos clientes?
Se o produto da empresa faz as coisas mais rapidamente, qual o valor do tempo para os clientes?
Se o produto é melhor, qual o valor da qualidade para estes clientes?
Quantos os clientes pagarão para ter estas necessidades atendidas?
Qual o tamanho do mercado para estes produtos ou serviços?
Quão rápido é o crescimento esperado?
O que está orientando o crescimento do mercado?
Espera-se que continue?
Por que?

Apresentar documentos de apoio

Competição e Estratégia

Quais são os atuais e potenciais concorrentes?
Que produtos eles produzem?
Quão grande eles são hoje e que fatia do mercado detêm?
Quão rapidamente estão eles crescendo?
Quais são suas forças e fraquezas básicas?
Quais são as tecnologias aplicadas ou passíveis de desenvolvimento pela
concorrência?
Como a tecnologia da empresa se compara com a dos concorrentes?
Como os produtos da empresa se comparam com os da concorrência?
Serão eles de melhor qualidade, menor custo, ou terão eles alguma outra vantagem?
Como esta vantagem será mantida?
Como a empresa posicionará seu produto face a concorrência?
Como será o seu custo de distribuição?
Que canais serão utilizados?

Projeções e Retorno sobre o Investimento

Como a empresa espera recuperar o investimento que ela está realizando?
Ela licenciará a tecnologia, produzirá e venderá os produtos, distribuirá no mercado?
Que estrutura de custos a empresa espera para desenvolver sua atividade?
Quão rentável o negócio da empresa espera ser?
Que montante de capital a empresa espera levantar agora?
Quanto mais adiante?
Quando a empresa espera tornar-se rentável?
Qual a taxa de retorno esperada?
Como os investidores encontrarão liquidez para seus investimentos?
Qual a atual estrutura de controle acionário?
Os investidores atuais farão novos aportes?
Que premissas são utilizadas nas Projeções financeiras? 
A qual delas o Plano é altamente sensível?


Riscos

Quais são os principais riscos de mercado? Como a empresa pretende minimizá-los?
Quais são os principais riscos tecnológicos? Como a empresa pretende minimiza-los?
Que outros riscos existem? (Sandell, S., 1996, obra citada)

Bons Negócios !!!

Agora,  você    consegue  responder  porque  é  importante  elaborar  um 
Plano  de  Negócios!  Para  que  sua  empresa  realize  uma  exportação  com  sucesso,  ela  precisa,  antes de tudo, estar estruturada internamente e mostrar que aprendeu uma lição básica:

Como redijir um bom Plano de Negócios.

Prepare o seu Plano de Negócios e Bons Negócios !!!

BIBLIOGRAFIA
Ashall,  Michael.  1995.  Como  funciona  uma  empresa  de  capital  de  risco.  Palestra  apresentada no How to Export Software.

Davidow,  William.  1991.  Marketing  de  Tecnologia:  Uma  visão  de  dentro.  Editora  Campus, Rio de Janeiro.

Kotler, Philip. 1996. Administração de Marketing. Editora Atlas.
Pavani, Cláudia, Deustcher, José Arnaldo e Maya Lopes, Santiago. Como Preparar seu Plano de Negócios, Editora Nova Fronteira, a ser lançado em novembro de 1997.

Porter,  Michael.  1997.  Estratégia  Competitiva:  Técnicas  para  Análise  de  Indústrias  e  da Concorrência, 7ª. Edição. Editora Campus.
Fonte do trabalho de texto na internet: cin.ufpe.br; CLÁUDIA PAVANI
Diretora da empresa Pavani & Deutscher
Mestranda na Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ
Especialização em Gestão pela COPPEAD
Mestre em Economia pela FIPE - USP
Foi Superintendente da RIOSOFT