27 maio 2016

1ª PARTE PARA SE MONTAR UMA EMPRESA VOCÊ PRECISA TER UM PLANO DE NEGOCIOS...

Plano de Negócios

Por que é importante elaborar um Plano de Negócios?

As razões são inúmeras, mas  pode-se  ter  uma  idéia  da  sua  relevância  analisando  os  erros  mais  comuns  de  novos  exportadores.

“A  primeira  razão  citada  é  que  o  sucesso  na  exportação  está  estritamente  ligado,  à  definição  de  objetivos,  metas  e  ao  levantamento  dos  problemas  que  poderão  surgir.  Em  segundo  lugar,  a  empresa  deve  desenvolver  um  plano  para  atingir  os  objetivos  definidos,  tendo em perspectiva os problemas detectados.”
PARA SE MONTAR UMA EMPRESA VOCÊ PRECISA TER UM PLANO DE NEGOCIOS
PARA SE MONTAR UMA EMPRESA VOCÊ PRECISA TER UM PLANO DE NEGOCIOS

Ao  desenvolver  seu  Plano  de  Negócios,  necessariamente  a  empresa  deverá  abordar  todos estes aspectos. O processo de elaboração do Plano de Negócios permitirá que se diminua  a  probabilidade  de  erros  no  processo  de  exportação  (ou  na  condução  de  qualquer novo projeto).  

“A segunda razão mais comum, é o não comprometimento da administração superior para superar  as  dificuldades  iniciais  da  exportação  e  a  não  definição  clara  dos  recursos  financeiros necessários para dar conta do projeto de exportação.”

O  processo  de  elaboração  do  Plano  de  Negócios  exige  um  comprometimento  das  pessoas-chave  da  empresa  com  relação  aos  objetivos  e  metas  acordados,  assim  como  da  forma  que  tais  objetivos  serão  alcançados.  A  última  parte  do  Plano  de  Negócios consiste   em   refletir   em   números   o   que   foi   proposto.   Um   dos   resultados   que  transparecerão na parte financeira é: quanto dinheiro a empresa precisa para realizar a proposta e de onde este dinheiro virá.  Assim,  se  você  está  pretendendo  exportar,  prepare  o  seu  Plano  de  Negócios  e  Boa  Sorte! 

O que é um Plano de Negócios?

O Plano  de  Negócios,  ou  Business  Plan,  é  um  documento  especial,  único  e  vivo  que  deve  refletir  a  realidade,  as  perspectivas  e  a  estratégia  da  empresa,  respondendo  ao  leitor as perguntas:
Quem sou?
O que faço?
Como faço?
Por que faço?
O que quero, em particular de você (leitor)?
Para onde vou?

Ser um instrumento vivo é a condição necessária para a sua efetividade: mudanças no ambiente  econômico,  de  mercado,  tecnológico  ou  interno  à  empresa  devem  estar  permanentemente refletidas no Plano de Negócios.

A oportunidade de pensar e consolidar em um único documento todas as questões que dizem respeito ao caminho da empresa garante no seu processo:

É A organização das idéias e propostas do conjunto das pessoas-chave envolvidas na condução da empresa  (ou  que  iniciarão  um  novo  empreendimento)  para  a  visão,  missão e objetivos da empresa, e não das pessoas que individualmente a compõe;

A  organização  da  própria  empresa,  seja  dos  números  que  a  refletem,  seja  das  funções exercidas pelas pessoas;

A comunicação entre os sócios, sócios e principais gerentes, clientes, investidores, fornecedores e parceiros em geral. O fato de ser um documento único que reflete na  íntegra  a  empresa,  garante  um  instrumento  de  comunicação  eficiente  entre  os  envolvidos na operação;

O  comprometimento  de  todas  as  pessoas-chave  da  empresa  no  caminho  que  se  delineará para ela;

A  existência  de  um  instrumento  de  controle  gerencial  para  acompanhamento,  avaliação e controle das fases dos projetos da empresa;

A  existência  de  um  instrumento  eficiente  para  a  captação  de  recursos,  sejam  financeiros, humanos ou de parcerias.

A Importância do Plano de Negócios 

A  existência  de  um  Plano  de  Negócios  possibilita  a  diminuição  da  probabilidade  de  morte  precoce    das  empresas,  uma  vez  que  uma  parte  dos  riscos  e  as  situações  operacionais  adversas  serão  previstas  no  seu  processo  de  elaboração,  assim  como  a  elaboração de planos de contingência. Os planejamentos de marketing, operacional, de crescimento,  etc.  estarão  refletidos  no  plano  financeiro  da  empresa,  permitindo  a  visualização  dos  recursos  financeiros  necessários  à  sua  execução  e  possibilitando  o  planejamento da sua captação.

O Plano de Negócios ajuda a encontrar um caminho para o futuro da empresa. A idéia é  adquirir através da sua elaboração o conhecimento suficiente do tipo de negócio ou serviço  que  está  sendo  ofertado,  os  objetivos  perseguidos,  os  clientes  atuais  e  potenciais,   os   mercados,   os   preços,   a   concorrência,   os   recursos   financeiros   disponíveis,  as  operações  e  o  ambiente  externo,  de  maneira  a  permitir  um  melhor  gerenciamento  das  operações,  o  estabelecimento  de  estratégias  que  permitam  a  consecução  de  melhores  resultados.  Isto  permite  elevar  a  eficiência  da  gestão  e  portanto aumentar a qualidade da comunicação, o grau de confiabilidade e melhorar a imagem da empresa.

Por outro lado, o Plano de Negócios é muito importante na medida em que serve como um instrumento de apresentação da empresa para diferentes públicos.

Possíveis públicos-alvo para o seu Plano de Negócios
Sócios potenciais
Para vender parte do negócio e estabelecer acordos
e direção
Parceiros
Para estabelecer estratégias conjuntas
Bancos
Para conseguir financiamentos
Intermediários
Pessoas que ajudam a vender o seu negócio
Investidores
Empresas de capital de risco, pessoas jurídicas e
outros interessados
Gerentes
Para estabelecer canal de comunicação
Executivos de
Alto nível
Para aprovar e alocar recursos
Fornecedores
Para outorgar crédito para compra de mercadorias e
Matéria-prima
Gente talentosa
Que você deseja contratar para fazer parte da sua
Empresa
A própria
Empresa
Para comunicação interna com os empregados
Clientes
Potenciais
Para vender o produto/serviço



O Plano  de  Negócios  é  a  ferramenta  que  permite  tanto  o  estabelecimento    da  visão,  posicionamento  da  empresa  frente  a  visão  e  os  objetivos  estratégicos  da  empresa,  quanto para delinear a estratégia. O Plano de Negócios deve ser utilizado de maneira dinâmica, devendo  ser  atualizado periodicamente  de  acordo  com  as  mudanças  no  ambiente externo e nas políticas internas da empresa. 


Serve também como instrumento de comunicação entre a empresa e os vários agentes externos como clientes, bancos, investidores, agências de financiamento e empresas de capital de risco. Embora o Plano de Negócios seja um só para toda a empresa, ele tem uma  estrutura  detalhada  composta  por  diferentes  tipos  de  informação.  O  tipo  de  informação e o nível de comunicação a ser utilizada dependem do público-alvo  e dos objetivos  que  se  pretende  atingir  na  comunicação.  Um  banco  requer  uma  informação  diferente   daquela   exigida   por   uma   empresa   de   capital   de   risco;   a   informação   apresentada   a   um   cliente   é   diferente   daquela   apresentada   a   uma   agência   de   financiamento e assim por diante. 

Devido  à  natureza  versátil  do  Plano  de  Negócios,  não  é  possível  estabelecer  um  modelo padrão para a sua elaboração, sendo apenas possível sugerir a profundidade no uso   das   informações,   assim   como   alguns   princípios   básicos   que   norteiam   seu   conteúdo. Quanto à profundidade, é importante fazer uso das informações contidas no Plano de Negócios, de uma maneira discriminatória e orientada ao tipo de público com o  qual  se  deseja  comunicar,  dando  maior  ênfase  naquela  área  que  irá  justificar  o  negócio pretendido.  A informação operacional  serve  para  a  comunicação  interna,  de  maneira  a  focalizar  aspectos  chaves  do  gerenciamento  ressaltando  a  sua  importância  entre os executivos.  

Estrutura de Plano de Negócios 

Uma estrutura de Plano de Negócios que pode ser desenvolvida é: 

1.  Resumo Executivo 
2.  Visão e Missão
3.  Descrição Geral da Empresa  
4.  Análise Estratégica
5.  Plano de Marketing e Vendas
6.  Plano Financeiro 
   

1. O Resumo Executivo 

Resumo  executivo  é  a  parte  mais  importante  do  Plano  de  Negócios,  pois  é  o  resumo  do Plano e os leitores se interessarão em avançar para o restante do documento se esta parte for suficientemente interessante e fizer sentido. Por ser um resumo, será a última parte a ser escrita e deverá mostrar o que é mais importante para a empresa. Nele você deverá  colocar  um  estrato  dos  demais  capítulos  do  Plano  de  Negócios  e  dizer  claramente o que você deseja do leitor: 


  •     Você quer um cliente? Mostre o seu produto/serviço e que benefícios ele irá trazer ao cliente. 
  •      Você  quer  um  investidor?  Mostre  que  o  seu  negócio  tem  consistência,  que  faz  sentido e que ele será remunerado adequadamente. 
  •      Você está contratando uma pessoa chave para o seu negócio? As pessoas cada vez mais  estão  interessadas  em  projetos/empresas  que  fazem  sentido,  que  têm  uma  estratégia de crescimento. Mostre como esta pessoa se encaixa neste projeto.
  •  Para seu pessoal interno? É importante que todos saibam o papel que irão cumprir na  empresa,  como  suas  ações  interferem  no  andamento  do  projeto  e  da  empresa. Saberão, também, quais os papéis dos demais agentes. Como a visão, a missão, os objetivos/metas  e  estratégia  estão  Claramente  definidos,  a  comunicação  interna  e  externa passa a ser definida por este documento.

2. Visão e Missão 

A  visão  é  o  que  o  empresário  visualiza  como  o  futuro  para  o  seu  setor,  segmento  ou  para o mundo de uma forma mais ampla.

A missão é como o empresário ou a empresa se vê dentro da visão. Como a empresa se projeta dentro naquela visão de mundo e qual o papel, enquanto empresa e empresário, que se vê exercendo. 

Ao  estabelecer  a  missão  da  sua  empresa  é  importante  levar  em  consideração  alguns  fatores:  


  •         A  história  da  empresa  e  sua  expertise.  Não  faz  sentido  para  uma  empresa  como  a  IBM declarar em sua missão a entrada no ramo de fast food; 
  •            As  preferências  dos  atuais  administradores  e  proprietários.  É  importante  que  a  missão  da  empresa  esteja  de  acordo  com  o  que  os  objetivos  pessoais  dos  donos  e  dirigentes da empresa naquele momento;
  •            Ambiente  de  mercado.  A  declaração  de  missão  deve  levar  em  consideração  o  ambiente  de  mercado.  Ou  seja,  uma  empresa  que  trabalhe  com  comunicação  de  dados não poderá desconsiderar a Internet. Para quaisquer empresas, é fundamental levar em consideração a concorrência;
  •  Recursos.   A   empresa   não   pode   crescer   além   dos   seus   recursos   humanos, financeiros, de canal de distribuição, e outros
   

3. Descrição Geral da Empresa   

Neste capítulo, você irá descrever a sua empresa. Deverá conter um breve histórico da empresa, onde você irá colocar os fatos mais relevantes e marcantes. Tente explicar de forma  sucinta  saltos  de  faturamento,  lançamento  de  produtos  novos,  montagem  da  estrutura de distribuição, decisão de abertura de filiais. 
Não esqueça:

• da evolução do faturamento da empresa, 
• dos produtos/serviços,  
• da descrição legal da empresa e sua composição acionária,
• da equipe de gerentes e sua qualificação,
• da composição da diretoria,
• da estrutura de pessoal (citar os demais que sejam importantes, além da diretoria e equipe de gerentes),
• das parcerias e alianças estratégicas,
• das consultorias e assessorias.


Faça  uma  análise  das  competências  específicas  dos  empreendedores,  staff  e  dos  profissionais  contratados  para  levar  adiante  o  projeto  que  consta  no  Plano  de  Negócios.  Caso  sejam  necessárias  novas  contratações  para  a  realização  do  projeto,  o  perfil  destes  profissionais  e  as  habilidades  necessárias  devem  estar  descritas  nesta  parte.  Se  a  necessidade  for  de  estabelecimento  de  parcerias  estratégicas,  admissão  de  novo  sócio,  contratação  de  consultorias  ou  assessorias,  é  importante  que  esclareça  o perfil necessário destes novos agentes.

4. Análise Estratégica 

Neste  capítulo  é  importante  que  a  empresa  mostre  como  irá  competir  no  mercado;  quais  os  seus  objetivos  e  metas;  e  qual  a  sua  política  para  atingir  os  objetivos  e  as  metas estabelecidas.



Estratégia  é  a  combinação  entre  os  fins  (descrito  através  de  objetivos  e  metas)  que  a  empresa  busca  e  os  meios  (políticas)  que  serão  utilizados.  É  importante  que  os  fins  originem  os  meios,  ou  seja,  que  a  definição  de  uma  meta    origem  a  ação,  e  não  o  contrário.  

Ao estabelecer os objetivos da empresa, é importante considerar o composto: perfil do empresário - dinâmica do setor - estrutura da empresa. Uma estratégia de conquista de market  share,  por  exemplo,  exigirá  ações  agressivas  dos  dirigentes  da  empresa,  flexibilidade  da  equipe  e  o  mercado-alvo  deverá  ser  dinâmico  o  suficiente  para  permitir  que  tal  objetivo  seja  alcançado.  Os  possíveis  objetivos  para  uma  empresa  podem ser: 

• Crescer a taxas superiores às do mercado;
• Manter participação no mercado;
• Priorizar lucros e caixa para reinvestimento em outro setor;
• Consolidar a posição em um nicho de mercado.

Os objetivos devem ser transformados em metas quantitativas e temporais, que sejam mensuráveis e possam ser acompanhadas. Crie um cronograma. 

Ao estabelecer uma estratégia, você deverá fazer uma análise de pontos fortes e pontos fracos  (internos  à  empresa)  e  de  ameaças  e  oportunidades  (proporcionadas  pelo  ambiente  externo).  Também  não  se  esqueça  de  fazer  uma  análise  das  barreiras  de  entrada que você criou (ou que já existem por quaisquer outras razões) ou que você irá encontrar quando for executar o seu plano.

5. Plano de Marketing e Vendas 

Neste  capítulo,  você  deverá  detalhar  o  seu  plano  de  marketing  e  vendas.  O  Plano  de  marketing é uma maneira estruturada da empresa ofertar os seus produtos no mercado.  

Conheça  o  seu  cliente:  hábitos  de  compra,  faixa  de  renda,  nível  cultural,  hábitos  de  leitura,  lazer,  etc.  Se  o  seu  cliente  é  uma  empresa,  como  e  quem  decide  as  compras?  Qual a liberdade de decisão que cada pessoa detém ao longo da cadeia de decisão de compras?    Este  conhecimento  vai  ser  fundamental  para  o  estabelecimento  dos  canais  de  distribuição,  política  de  promoção,  planos  de  comunicação  e  na  política  de  preços  que você irá adotar.

Conheça  a  sua  concorrência.  Quais  os  produtos,  suas  características  e  benefícios,  preços? Como vendem? Por que os clientes compram os produtos do concorrente e por que  deixam  de  comprá-los?  O  seu  concorrente  é  ágil  e  responderá  rapidamente  a  sua  ação  ou  não?  Ele  tem  recursos  para  reagir  à  sua  ação  (recursos  humanos,  financeiros  ou de outro tipo)?

No seu plano de marketing devem estar contemplados:

• Produto


Analise o seu produto do ponto de vista dos benefícios percebidos pelo seu cliente e não pela tecnologia que você utiliza para produzi-lo. Não se esqueça de analisar a sua  carteira  de  produtos  utilizando  a  abordagem  do  ciclo  de  vida  de  vida  de  produtos (fases: introdução no mercado, crescimento, maturidade ou morte).
 
• Distribuição  


Qual é o seu mercado? Qual o segmento de mercado em que você está ou pretende atuar?  Qual  o  tamanho  dele?  Qual  o  comportamento  do  consumidor  e  aonde  ele  está? Como você vai fazer o seu produto chegar até ele? As vendas serão diretas ou utilizando um canal? Você vai utilizar um canal de distribuição já existente ou terá que criar um? 

• Promoção

 
Você  deverá  elaborar  um  plano  de  promoção.  Os  objetivos  da  promoção  são:  informar, persuadir e lembrar. Como você irá fazer com que seu cliente saiba que seu  produto  ou  serviço  existe  e  que  satisfaz  as  necessidades  dele?    As  formas  usualmente   utilizadas   em   promoção   são:   propaganda,   promoção   de   vendas,   relações públicas e venda pessoal.

• Preço 


Estabelecer o preço de um produto é uma tarefa complexa.  

Se o seu produto é um produto novo (está na fase de introdução no ciclo de vida de produto)  e  não  tem  concorrentes  no  mercado,  analise  o  poder  de  compra  do  seu cliente  e  as  suas  características.  Não  se  esqueça  que  produtos  novos  têm  na  fase  introdutória um mercado potencial grande, mas os compradores iniciais pertencem a um grupo relativamente pequeno e que o preço, em geral, não é o fator de decisão de  compra.  A  decisão  de  compra  está  em  fatores  subjetivos.  Ou  seja,  não  adianta  estabelecer um preço baixo nesta fase do mercado.

 
Se o seu produto não é líder de mercado, faça um benchmark com os concorrentes e  estabeleça  um  ranking  do  valor  percebido  pelos  clientes  que  possa  ajudá-lo  a  estabelecer preços.  

Caso   o   seu   produto   seja   líder   de   mercado   e   existe   a   possibilidade   de  aprofundamento (existem ainda grupos de clientes que ainda não compraram o seu produto de uma faixa de renda inferior ou de hábitos de compra diferentes) cuidado ao  estabelecer  uma  política  de  conquista  de  mercado  via  redução  de  preços:  você  poderá não dar conta da demanda a ser gerada e perder clientes.

Por  fim,  não  se  esqueça  que  a  receita  da  sua  empresa  será  dada  pela  quantidade  vendida multiplicada pelo preço que você estabeleceu. Ou seja, o lucro ou prejuízo da sua empresa pode ser resultado da sua política de preços. .......CONTINUA NA PARTE 2º...NESTE BLOGGER