12 abril 2016

SETOR 2.5 A SUSTENTABILIDADE ENTRE O 2º E O 3º SETOR - ATIVIDADES AMBIENTAIS E SOCIAIS

O que é o Setor 2.5

O setor da economia que interliga as atividades sociais e ambientais com a lucratividade, de forma inclusiva,  é chamado de 2.5.   Ele é considerado um intermediário entre o segundo e terceiro setores, sendo formado, portanto, por empresas que, em sua constituição jurídica, têm, ao mesmo tempo, fins lucrativos e objetivos sociais inclusivos. Ou seja, é o setor privado movido pela consciência social e ambiental, cujos novos empreendimentos chamamos de Startups 2.5.
 
SETOR 2.5 A SUSTENTABILIDADE ENTRE O 3º E O 4º SETOR - ATIVIDADES AMBIENTAIS E SOCIAIS
SETOR 2.5 A SUSTENTABILIDADE ENTRE O 3º E O 4º SETOR - ATIVIDADES AMBIENTAIS E SOCIAIS

 Fonte da imagem:www.genesis.puc-rio.br

VÍDEO: FONTE YOUTUBE

  Negócios 2.5  

Os empreendimentos ao mesmo tempo sociais e comerciais, cujo negócio tem fins lucrativos e, simultaneamente, está relacionado ao desenvolvimento social e ambiental sustentável, são, segundo a nossa definição ampla, chamados Negócios 2.5.   
Portanto, na concepção da Aceleradora 2.5, um  Negócio 2.5 deve atender aos seguintes critérios:
●     Foco na resolução de desafios sociais;
●     Cria valor social;
●     Cria valor ambiental;
●     Promove inclusão;
●     Cria valor e benefícios econômicos;
●     É inovador;
●     É sustentável financeiramente; e
●     Gera lucro ao empreendedor, investidor/acionista.

A  Aceleradora 2.5  tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empreendimentos sociais inovadores e lucrativos de alto impacto social, econômico e sustentabilidade ambiental, provendo um ecossistema de recursos para acelerar o desenvolvimento de Negócios 2.5.

Entendemos que existem várias definições sobre negócios sociais, empreendimentos sociais e o que constitui o Setor 2.5.   Trata-se, portanto, de  um  Setor em Construção, no qual  os limites e regras do mercado ainda não estão claramente definidos,  e a legislação vigente  também encontra-se indefinida.
Fonte do texto: http://inei.org.br