13 junho 2012

TIPOS DE RISCOS QUE A VISA FISCALIZA

VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO BRASIL


TIPOS DE RISCOS QUE A VISA FISCALIZA
TIPOS DE RISCOS QUE A VISA FISCALIZA


Ações de Vigilância Sanitária no Brasil. Nós podemos observar que o governo tem a obrigação de promover e proteger a saúde da população. Para isto ele diz quais são as regras, as normas que devem ser consideradas e respeitadas na produção, uso e circulação de produtos que apresentam algum tipo de risco para a saúde das pessoas.
O transporte de alimentos, por exemplo, tem que ser feito em condições tais que protejam o produto da deterioração ou contaminação e, por conseguinte, protejam a saúde daqueles que vão consumir. São muitos os riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária. Vamos ver como eles podem ser classificados. Tentem guardar bem os vários tipos de riscos e a que eles se referem.
Quando o poder público adota uma norma ou lei sanitária e fiscaliza a sua aplicação, está fazendo Vigilância Sanitária

Riscos ambientais:

água (consumo e mananciais hídricos), esgoto, lixo (doméstico, industrial, hospitalar), vetores e transmissores de doenças (mosquitos,barbeiro,animais), poluição do ar, do solo e de recursos hídricos, transporte de produtos perigosos, etc.

Riscos ocupacionais:

processo de produção, substâncias, intensidades, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho 

Riscos patogênicos:

(decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde) medicamentos, infecção hospitalar, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes, tecnologias médico sanitárias, procedimentos e serviços de saúde

Riscos institucionais:

creches, escolas, clubes, hotéis, motéis, portos, aeroportos, fronteiras, estações ferroviárias e rodoviárias, salão de beleza, saunas, etc.

Riscos sociais:

transporte, alimentos, substâncias psicoativas, violências, grupos vulneráveis, necessidades básicas insatisfeitas


fonte:cartilha visa