06 abril 2012

COMO RECICLAR SEGUINDO 14 PASSOS ?

COMO RECICLAR? .....VEJA NO TEXTO E NO VÍDEO, NÃO TEM PREGUIÇA ASSIM VOCÊ ADQUIRI EDUCAÇÃO E CONHECIMENTOS EM POUCOS MINUTOS


COMO RECICLAR ?
COMO RECICLAR ?


A reciclagem é um meio de assegurar que os itens que terminamos de utilizar voltem para a pilha de recursos que poderão ser utilizados novamente ao serem transformados em alguma outra coisa ou simplesmente limpos e reutilizados. A reciclagem ajuda a conservar matérias-primas e muitas vezes também ajuda a economizar energia que seria utilizada por fabricantes para produzir novos produtos do zero. A reciclagem também ajuda a diminuir a quantidade de material que vai para aterros, o que é uma grande ajuda visto que muitos países estão rapidamente ficando com falta de espaço para aterros. Além disso, a reciclagem também colabora para a diminuição da poluição envolvida na eliminação de resíduos. Reduzindo também o consumo de matérias-primas, a reciclagem ajuda a conservar os nossos recursos naturais.
No entanto, nem todos se sentem motivados para reciclar e, de fato, às vezes pode parecer uma tarefa complexa. Com a compreensão dos seus benefícios, uma vez que se aprende como reciclar, você passa a perceber que não é algo tão difícil de se fazer e que logo se torna um hábito do dia a dia. Comece por adotar a reciclagem como um compromisso dentro de sua casa e trabalhe para persuadir os outros para que também entendam os benefícios da reciclagem.



1 - Comprometa-se a reciclar o quanto for possível em sua casa. Além de diminuir o consumo e reutilizar tudo o que pode ser reutilizado, a reciclagem também ajudará a reduzir a quantidade de itens que serão jogados em seu lixo semanalmente, além de garantir que você estará colaborando com um compromisso sustentável e de longo prazo adotado por muitas comunidades em todo o mundo, dedicado a obter o máximo de nossos recursos. Mantendo a prática constante da reciclagem, você acaba demonstrando para outras pessoas que ela é possível, além de ser uma atividade benéfica e que pode fazer a diferença.
  • Se você possui filhos, fale com eles sobre os benefícios da reciclagem. Existem excelentes livros infantis que abordam os seus benefícios, podendo ser encontrados em sessões infantis ou ambientais de livrarias ou bibliotecas.
  • Comece a ver o lixo como uma fonte de recursos. Uma pilha de lixo que (em tese) não poderá mais ser utilizada provavelmente pode ser reciclada ou transformada em um novo objeto. Por exemplo, ao derreter vidro, você pode fazer novos recipientes de vidro, azulejos, mármore, pranchas de surf e muito mais. Itens de metal podem ser transformados em peças de carros, panelas, latas e peças de bicicletas. Garrafas de plástico podem ser transformadas em uma infinidade de coisas, incluindo itens de vestuário, como casacos e jaquetas. Papel usado pode ser transformado em novo papel, cartolina ou papelão.
  • Faça dinheiro com o seu lixo. Alguns dos itens que você pode reciclar podem lhe render dinheiro! Transformar lixo em dinheiro é geralmente associado a garrafas e latinhas de bebidas, mas você também pode conseguir algum dinheiro com metais, celulares, cartuchos de tinta, roupas e outros itens, dependendo de sua localidade e das leis locais que regulem o retorno dos mesmos.


2- Envolva-se. A maioria dos complexos residenciais nas zonas urbanas de países desenvolvidos fazem parte de algum programa de coleta de lixo, seja municipal ou outro qualquer. Caso este seja o seu caso, você provavelmente já possui alguma noção sobre itens e atividades envolvidas na reciclagem. Entretanto, sempre podem existir dúvidas sobre o que é reciclável e o que não é, visto que isto muda de acordo com a sua região e país. Na maioria das vezes, isto depende da disponibilidade de centros ou estações de reciclagem. Se você circular um pouco, poderá se surpreender ao ver que alguns itens que são aceitos em um determinado centro de reciclagem poderão não ser aceitos em outro. Basicamente, leia as informações fornecidas pelo centro para o qual você fornece itens de reciclagem, que geralmente aparece impresso em folhetos, recipientes, latas de lixo ou mesmo em sites. Se você não encontrar tais informações, ligue para o centro de coleta e informe-se diretamente com eles.
  • Gaste alguns minutos aprendendo sobre o que pode e o que não pode ser recolhido em sua localidade.
  • Siga quaisquer instruções que o centro de coleta lhe passar, como, por exemplo, lavar rapidamente latas usadas ou remover tampas e rótulos de recipientes, etc. Itens sujos vão reduzir a agilidade da reciclagem, bem como apresentar perigos para as pessoas que trabalham nestes centros de coleta. Um pouco de esforço de sua parte neste sentido poderá fazer uma grande diferença.
  • Para os itens que afirmam serem recicláveis, mas que não podem ser recebidos pela estação de coleta de sua região, ainda lhe restarão algumas opções. A primeira é verificar se existe algum outro centro ou estação de coleta em sua região que possa receber alguns itens diretamente de você (você poderá arrecadar os itens juntamente com vizinhos, de forma a reduzir os custos de entrega). A segunda é questionar o seu centro de coletas sobre o porque de eles não poderem receber tais itens e, caso perceba ser importante para sua região, iniciar uma campanha como forma de tentar incentivá-los a mudar esta política. Não desista; eles precisam saber que existe interesse das pessoas para que eles recebam outros tipos de itens. Em terceiro, verifique se os itens que não podem ser coletados podem ser reutilizados de alguma forma. Por exemplo, roupas que não são boas para caridade podem ser transformadas em trapos e panos, apesar de que muitas instituições recebem estas roupas.



3 - Saiba o que pode ser reciclado. Muitos itens podem ser reciclados, e a lista destes itens cresce constantemente. Apesar da política sobre o que pode ou não ser recolhido depender, na maioria dos casos, da capacidade e das facilidades disponíveis em sua estação de coleta, como regra geral, a maioria dos itens a seguir são recicláveis, mas você ainda precisará ler e se informar sobre as políticas relevantes em sua área:
  • Garrafas de vidro de bebidas (retire as tampas e rótulos).
  • Caixas de leite e outras embalagens.
  • Papel, incluindo revistas, jornais, papel utilizado em escritórios e livros (pode haver uma política local de coleta com período específico para agendas telefônicas); e não esqueça de seus cartões e caixas de cereais.
  • Latas de alumínio; em alguns locais, bandejas de alumínio, bem como papel alumínio, podem ser coletados, mas nem todos os centros os recolhem.
  • Latas de comida de aço, latas de tinta, recipientes de aerosol (excluindo as tampas, e nem todos os locais aceitarão estes), latas de café, tampinhas de garrafas e de jarras - como saber o que é de aço? Utilize um ímã. Se aderir à lata, é de aço.
  • Plásticos que possuem o símbolo de "produto reciclável" neles - geralmente, garrafas PET; retire as tampas das garrafas.
  • Alguns supermercados recolhem sacolas plásticas (a menos que elas tenham sido banidas por completo; nestes casos, traga a sua própria sacola).
  • No entanto, confira o próximo passo para conhecer algumas exceções, que poderão incluir produtos recicláveis apenas pelo fato de não haverem instalações de reciclagem adequadas em sua localidade.



4  - Saiba o que não pode ser reciclado. Alguns itens não podem ser reciclados por razões que vão desde a complexidade envolvida no processo até os riscos envolvidos. Embora a tecnologia esteja evoluindo o tempo todo (fique atento para novos itens que possam passar a ser recicláveis), ainda existem alguns itens que não podem. Não ponha estes itens nos recipientes ou locais específicos para itens de reciclagem, pois eles irão criar problemas e podem contaminar os itens recicláveis também. Alguns destes itens incluem (e isto dependerá dos postos e estações de reciclagem de sua região, portanto certifique-se de ler as políticas de reciclagem locais):
  • Lâmpadas (apesar de alguns locais oferecerem um descarte adequado para pequenas lâmpadas fluorescentes como forma de evitar contaminação por mercúrio)
  • Plásticos que não contenham o símbolo de reciclagem podem não ser recicláveis
  • Copos, pratos de vidro, Pyrex ou demais vidros a prova de calor/fogo e cerâmicas
  • Papel carbono, papel para embrulho, papel alumínio, papel laminado e fita para embrulhos
  • Adesivos
  • Embalagem de batata frita
  • Os aerossóis não são aceitos em todos os locais de reciclagem
  • Espelhos e janelas de vidro
  • Cacos de vidro
  • Itens contaminados ou sujos com restos de comida, como, por exemplo, caixas de pizza; isto pode variar de acordo com as regras e leis locais
  • Itens como caixas, baterias, tintas (latas), óleo, isopor, folhas de estanho, roupas, etc, podem ser reciclados, dependendo da estação ou centro de reciclagem de sua região. Na maioria dos casos, estes itens precisam ser separados e ordenados, bem como passarem por uma entrega diferenciada; mesmo assim, ainda existirá a chance de eles não poderem ser reciclados de forma alguma... Ao menos por enquanto.
    • Caso sua região não recolha caixas de leite e/ou outras bebidas, reutilize-as dentro de sua casa (como item de jardinagem, por exemplo) ou simplesmente doe para escolas que poderão utilizar estas caixas em projetos artísticos.
  • Existem também algumas coisas que sequer precisariam ser citadas, mas infelizmente é comum encontrar pessoas tentando reciclar estes itens - animais mortos, resíduos médicos, fraldas usadas, seringas usadas e animais vivos que decidem abandonar. Adicionar estes itens para reciclagem (principalmente seres vivos) é simplesmente irresponsável, cruel e ignorante.



5 - Descubra quais os programas de reciclagem ou centros que estão disponíveis em sua região. Se ainda não faz parte de algum movimento ou comunidade organizada neste quesito, você poderá precisar procurar e pesquisar por oportunidades que existam em sua região, além de poder procurar algum local ao qual poderá levar os itens que os centros de coleta de sua região não aceitam. A internet é o melhor local para se iniciar este tipo de busca:
  • Brasil - Cheque o Rota da Reciclagem, http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html
  • Computadores, câmeras e outros dispositivos eletrônicos - Cheque primeiramente o site do fabricante e, em seguida, busque por programas específicos que lidem com estes componentes altamente poluentes; algumas comunidades se preocupam e possuem uma programa especial para coletá-los em dias específicos, de modo que você possa armazená-los e entregar todos de uma vez nestes dias. Se não existir um programa destes em sua região, pense em iniciar um ou incentivar a criação de um.
  • Esteja atento para possíveis eventos ou congressos sobre reciclagem em sua região de forma que você possa participar ou até mesmo ajudar na organização do mesmo. Estes geralmente são divulgados em redes sociais, jornais e sites de grupos participantes, organizações e empresas.



6 - Prepare o seu próprio programa de reciclagem de forma que possa adaptar melhor esta prática ao seu lar. A reciclagem pode consumir algum espaço de sua casa, então é importante planejar bem antes de colocar o projeto em prática, de modo que você o faça de uma forma que não atrapalhe a convivência doméstica e que não traga riscos. Existem várias opções para itens que você pode comprar ou fazer para manter seus itens recicláveis separados por categoria e seguros dentro de sua casa antes de levá-los para algum centro de coleta. Algumas de suas escolhas poderão depender das preferências de quem vai receber de você estes itens recicláveis - em algumas regiões, misturar esses itens é aceitável, enquanto que em outras, eles só recolhem se os itens estiverem devidamente separados. Também existem os casos de locais que possuem dias da semana específicos para cada tipo de item. Se misturar seus itens recicláveis não for uma opção para você, você precisará de um pouco mais de espaço para fazer esta ordenação. Algumas ideias para manter seus itens de reciclagem em casa incluem:
  • Gavetas de puxar, como aquelas que ficam abaixo da pia. Estas podem ser compradas ou feitas sob medida.
  • Caixas ou outros recipientes mantidos do lado de fora da porta de sua cozinha, área de serviço ou porta dos fundos.
  • Contêineres mantidos em um armário que também fique atrás de uma porta.
  • Tente utilizar recipientes que possam ser cobertos, como forma de evitar derramamento, cortes ou odores que possam emanar do recipiente enquanto os itens se acumulam a cada semana.
  • Se em sua região costumam utilizar sacos em vez de caixas de coleta, mantenha os sacos em um recipiente solido e fechado e simplesmente remova os sacos na hora da coleta. Obviamente, tenha cuidado com objetos cortantes, como latas, garrafas, etc.
  • Embora seja fácil acumular papeis empilhados, isso pode em breve tornar-se algo desagradável e, caso a pilha fique muito alta, pode se tornar um perigo para crianças e animais de estimação caso ela venha a cair. Tente manter os papéis em algum recipiente e longe de qualquer local onde andem pessoas ou animais.
  • Para os itens que precisam ser levados para uma área de processamento, escolha um local, como sua garagem ou um galpão em seu quintal, de forma que você possa acumular este material até que haja o suficiente para ser levado de uma só vez.
  • Certifique-se de que o local reservado para armazenar os itens reciclados de sua casa seja acessível a todos os que estão aptos a utilizá-lo. Para papéis, mantenha caixas de coleta próximas a cada mesa em sua casa.
  • Obviamente, você deverá continuar mantendo em sua casa um cesto de lixo para os itens que não podem ser reciclados ou reutilizados.



7 - Seja um "re-utilizador" limpo e consciente. Antes de separar itens para reciclagem, certifique-se de que eles estão limpos. Lave e retire qualquer resto de alimento ou bebida que possam existir no item, seja uma garrafa, lata ou qualquer outra coisa. Faça isto quando estiver terminando de lavar a louça, de forma a economizar água e aproveitar a espuma já existente.
  • Não adicione vidro quebrado ou demais objetos cortantes em seus itens recicláveis.
  • Não adicione produtos que não sejam realmente recicláveis apenas por não conseguir fazer mais nada com eles. Isto apenas demonstra às autoridades que os cidadãos não são capazes de separar itens para reciclar. Tenha orgulho de reciclar e utilize o bom senso sempre que pensar em adicionar algo à sua pilha de itens para reciclagem.
8 - Deixe suas sacolas, caixas ou recipientes de reciclagem em locais apropriados para a coleta. Siga sempre as instruções sobre onde deixar os itens a serem coletados, senão os coletores poderão não os levar. Certifique-se de ter separado bem os itens antes de deixá-los serem levados. Se você mora em uma região onde venta muito, certifique-se de que os itens não possam sair voando pelas ruas. Nada pode prejudicar mais a imagem da reciclagem do que ver seus itens espalhados pelas ruas.


9 - Divida o seu esforço. Uma boa ideia é verificar se os seus vizinhos possuem itens que serão levados para algum centro de reciclagem. Desta forma, vocês podem juntar os itens e levar mais material em uma única viagem. Certifique-se de organizar com eles um método rotativo entre vocês. Vocês podem preparar uma planilha ou gráfico através de alguma ferramenta online - como, por exemplo, o Google Docs ou a Wikipédia - a fim de compartilhar a informação e o planejamento



10 - Tome uma atitude, mas não se estresse. Caso você esteja em um município com muitas restrições sobre o que pode ou não ser reciclado devido às instalações locais, a reciclagem pode se tornar frustrante para você. Quanto mais perigos há nos resíduos que se pretende reciclar, maiores serão as restrições aos mesmos - apesar de que hoje em dia as facilidades para se reciclar itens como baterias, pilhas e outros dispositivos eletrônicos tem crescido bastante. Apesar das dificuldades, é sempre bom achar formas alternativas de o fazer, trazendo assim benefícios para ambos, você e sua comunidade. Você sempre pode tentar organizar campanhas na comunidade para exigir melhoras nos programas de reciclagem, seja com eventos ou demonstrações, abaixo-assinados, etc. Muito provavelmente, ao demonstrar que a comunidade está unida e que tais melhorias podem trazer um bom benefício a todos, os programas de reciclagem em sua região poderão melhorar e facilitar o processo para você e os demais membros da comunidade.
 11 - Ajude aqueles que não conhecem bem os benefícios da reciclagem ou que simplesmente discordam dos mesmos. É sempre mais fácil encontrar falhas em compromissos do que mudar nossos costumes; é uma reação natural do ser humano. No caso da reciclagem, sempre haverão aqueles que tentarão lhe convencer de que reciclar consome muito tempo e muita energia, de que você precisa viajar léguas para entregar os itens, etc. Alguns dos argumentos utilizados são, inclusive, verdadeiros; entretanto, estas preocupações precisam ser equilibradas analisando-se que as coisas tem funcionado até então e reconhecendo que as preocupações com a reciclagem estão crescendo e que a resolução das dificuldades tem surgido juntamente com o crescimento da tecnologia, dos recursos e do conhecimento da causa. É muito melhor ser dedicado e começar a ajudar do que ficar se lamentando sobre a futilidade de tudo isso. Além disso, toda essa negatividade sobre a reciclagem pode ser combatida apresentando-se os vários benefícios que a reciclagem já tem agregado, como geração de empregos, redução da poluição e segurança da comunidade. Algumas das coisas que você pode querer compartilhar sobre os benefícios da reciclagem incluem:
  • A indústria da reciclagem é uma grande geradora de empregos. Apenas nos Estados Unidos, esta indústria cria mais de um milhão de empregos. A reciclagem também reduz a necessidade de mineração, um dos trabalhos mais perigosos existentes hoje em dia.
  • Reciclando, estamos conservando recursos híbridos, água, madeira, minerais e demais recursos para as gerações futuras. Isto significa que seus filhos e seus netos terão estes recursos (muitas pessoas não pensam em níveis acima de si mesmas, em relação às gerações futuras).
  • Algumas guerras acontecem por conta de recursos; a reciclagem ajuda a diminuir a necessidade e o consumo de recursos, demonstrando que o que temos pode ser o suficiente para que todos compartilhemos (se isso for aliado a uma diminuição do consumo).
  • Muitos produtos reciclados requerem menos energia para serem reciclados do que se fossem ser criados por outros meios que não a reciclagem. Por exemplo, reciclar alumínio requer cerca de 95% menos esforço do que fazê-lo a partir de suas matérias-primas. O aço reciclado economiza cerca de 60% de energia, jornal reciclado economiza cerca de 40%, bem como o vidro reciclado. Tais economias superam todos os aterros e incinerações.
  • Confira os fatos relacionados à reciclagem que sejam relevantes para sua região ou país. Estes fatores podem variar muito dependendo de sua localidade, então mantenha-se sempre atualizado; quanto mais fatos você tiver, mais fácil será motivar outras pessoas a aderirem à prática.
  • Atenha-se aos fatos e evite o lado emocional. Você poderá perceber que existem muitas emoções emanadas das pessoas a quem se propõe uma grande mudança no estilo de vida ou no dia a dia. É sempre melhor focar-se nas facilidades da reciclagem, bem como em seus benefícios, ou até mesmo apresentar fatos e resultados da reciclagem.
  • Lembre-se que mesmo quando algumas pessoas que não se interessam pela reciclagem estiverem constantemente lhe falando dos aspectos negativos ou ignorando os aspectos positivos que você aborda, isto não é motivo para que você mude sua postura e desista da reciclagem. Mantenha a postura e sirva de exemplo.


12 - Divulgue as suas ideias. Se você tiver tempo, seja um exemplo, um(a) entusiasta, interagindo com comunidades, crianças em idade escolar e com outros grupos que possam estar interessados na reciclagem e seus benefícios, bem como nas formas pelas quais ela pode ser praticada. Existem bons livros voltados para crianças e jovens, bem como vídeos, que você poderá utilizar com estas pessoas, além da possibilidade de trazer alguém que esteja diretamente ligado com a reciclagem como forma de trazer exemplos e experiências para estes jovens sobre o que esta pessoa faz.
  • Utilize um site ou blog para divulgar suas próprias dicas sobre reciclagem para ajudar e tirar dúvidas das pessoas. Certifique-se também de divulgar suas dicas no Twitter, Facebook e em outras redes sociais, através das quais as pessoas possam aprender e espalhar suas dicas para mais pessoas ainda. Mantenha sempre uma postura positiva e ativa, de forma a servir de exemplo positivo sobre como realmente se envolver com a causa.

13 - sempre que possível, prefira comprar produtos reciclados ao invés de não reciclados. Ajude a indústria de reciclagem dando preferência a esses produtos. Alguns pelos quais você pode optar incluem:
  • Papel reciclado. Escolha as marcas com o valor mais alto no quesito PCW. O PCW indica a quantidade de polpa reutilizada que compõe aquele papel em detrimento da utilização de árvores.
  • Materiais para isolamento. Existem muitos tipos de materiais para isolamento sonoro reciclados no mercado.
  • Roupas e vestuário em geral. Algumas marcas se especializaram em criar jaquetas e casacos através de garrafas PET. Cheque as etiquetas das roupas.
  • Canetas e lápis.
  • Bancadas. Procure belos designs que se utilizem de pedaços de vidro quebrado - estas podem ser deslumbrantes.
 14 - Vá além da reciclagem em si. Reduzir o que você usa e reutilizar o que você já possui ajuda tanto quanto a reciclagem. Combinar ambas as atitudes pode fazer uma enorme diferença no que diz respeito à quantidade de itens que irão para aterros. Quaisquer produtos têxteis, como roupas ou estofados, podem ser reciclados em mobília doméstica, como almofadas, colchas ou outros itens. Lave bem os itens de estofado usados antes de reutilizar os mesmos, seja para encher brinquedos, fronhas, etc. Lave também qualquer peça de roupa usada que deseje reutilizar, como colchas ou algum outro projeto de artesanato. O saco de sucata pode se transformar em várias coisas além de apenas uma pilha a mais em um aterro qualquer. Você pode ter vários projetos com estes itens, além de bons presentes que custam apenas a sua mão de obra e o seu tempo. Este artigo não é focado em como reutilizar, mas apenas em lhe passar um esclarecimento sobre as possibilidades.
Fonte:Rafael Bemerguy, MGóes



fonte:youtube/Google