15 dezembro 2011

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE ENGENHARIA CIVIL, DESIGN E ARQUITETURA

Conheça a diferença entre Engenharia Civil, Design e Arquitetura

A principal diferença é que o arquiteto foca na criação e no design geral do espaço, abrangendo urbanismo, estética e funcionalidade, enquanto o engenheiro se concentra na parte técnica e estrutural, garantindo a segurança e viabilidade da construção por meio de cálculos. Já o designer de interiores trabalha no interior do edifício, após a construção, cuidando da decoração, do mobiliário, das cores, iluminação e funcionalidade dos ambientes internos.


FOCO - FUNÇÃO E FORMAÇÕES




Podemos seguir três itens para diferenciar os três profissionais como Foco, Função e Formação

Arquiteto

Foco: Design, estética e funcionalidade geral de um edifício e seu entorno (urbanismo).

Função: Cria o projeto arquitetônico, definindo o layout, a divisão dos espaços, a posição de portas e janelas, além de considerar aspectos históricos e artísticos.

Formação: Mais generalista, com foco em projetos, arte, história e urbanismo.

Engenheiro

Foco: Viabilidade técnica, segurança e eficiência da construção.

Função: Detalha o projeto arquitetônico com cálculos estruturais, hidráulicos e elétricos, além de gerenciar a obra em canteiro de obras.

Formação: Mais focada em áreas técnicas e exatas, como cálculo, física e matemática.

Designer de Interiores

Foco: Decoração, conforto, estilo e funcionalidade do espaço interior.

Função: Trabalha nos acabamentos, mobiliário, iluminação, cores e objetos decorativos. Atua somente depois que a estrutura principal do edifício está pronta.

Formação: Mais direcionada para design, estética e organização de interiores, com menos ênfase em cálculo estrutural.

O citado acima está relacionado as edificações.

Agora abaixo aprofundaremos em outros termos que não são especificamente as edificações urbanas





DESIGN de outros objetos que não seja  de interior de edificações
DESIGN DE MOTO

 Uma definição de design… É muito difícil, porque a evolução da linguagem, dos elementos técnicos é tão rápida que se fala de uma coisa hoje e ela é diferente amanhã. Mas a gente pode dizer que é dimensionar uma estrutura onde todos os elementos visuais nos vários meios de comunicação visual. Não é só fazer uma marquinha sem se preocupar com o comportamento que essa marca vai ter em todo o contexto, não só da indústria, mas também da comunicação visual. Ela precisa estar baseada em toda uma estruturação e prever aplicações bastante coerentes. Essa  é a proposta do design, que não está preocupado com a estética, mas com a função, com materiais, com a ergonomia visual, com aplicações planas e não planas. Deve saber, por exemplo, como uma embalagem redonda se comporta, como ela pode ser fragmentada e como a publicidade vai ser usada dentro dessa estrutura. Um trabalho de design gráfico deve durar no mínimo vinte a trinta anos, Um logotipo não perde a atualidade, e a potencialidade está em torno desse sinal, desse elemento”.

Aqui voltamos as Edificações Urbanas porque o Engenheiro e Arquiteto tem sua formação baseada em estudos de edificações

O que é Arquitetura

 
ARQUITETURA e suas funções
ARQUITETURA DE RESIDÊNCIA

 A arquitetura significa construção, e refere-se à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. A arquitetura é a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. A arquitetura  é a disposição das partes ou dos elementos que compõem os edifícios ou os espaços urbanos em geral.A arquitetura é o conjunto dos princípios, normas, técnicas e materiais utilizados pelo arquiteto, para criar um espaço arquitetônico. O arquiteto é o profissional legalmente habilitado para o exercício da arquitetura. Arquitetura é o conjunto das obras realizadas em cada país ou continente, criadas em diversas civilizações e em diversas épocas.

Arquitetura Grega

 A arquitetura grega, famosa por suas grandes obras, alcançou seu máximo no governo de Péricles, sobretudo em Atenas. Os grandes nomes da arquitetura grega foram Ictínio e Calícrates, responsáveis pela construção de vários monumentos. Os templos eram as principais obras, construídos em pedra talhada, de tal modo ajustados que dispensavam argamassa. Suas colunas tinham três estilos arquitetônicos distintos pela forma e feitio das colunas e do capitel: o dórico, apresentando colunas de linhas rígidas e capitel liso, dos quais o mais famoso é o Partenon, em Atenas; o jônico, caracterizado pela leveza e elegância das colunas, visível no templo da deusa Niké, também em Atenas; e o corinto, com a parte superior (capitel) ornamentada em forma de folhas, encontrado no Templo de Apolo em Corinto, na atual Turquia.

Fonte: significados.com.br

Conceito - Engenharia Civil

 

ENGENHARIA - funções - foco diferença do arquiteto e designir
AREA DE ATUAÇÃO DE UM ENGENHEIRO

 

 A engenharia civil é um ramo da engenharia com largo alcance social e um enorme potencial de intervenção na transformação da natureza e sua adaptação às necessidades humanas, contribuindo de forma determinante para conferir sentido ao conceito de progresso material.



ESTRUTURA DE EDIFICAÇÃO - engenheiro
ESTRUTURA DE EDIFICAÇÃO

 A engenharia civil, de uma forma expressiva e muito próxima do homem, confere uma dimensão demiúrgica à tecnologia, ao projetar e executar as grandes obras que moldam a paisagem natural e a afeiçoam a novas configurações de acordo com as decisões do homem. Dos grandes edifícios às infra-estruturas de transporte, com suas obras de arte, passando pela hidráulica ou pela tecnologia sanitária, os engenheiros, entre o gabinete e o estaleiro, concebem os projetos respectivos, equacionam os cálculos adequados às dimensões e localização, decidem os materiais e as técnicas a utilizar, acompanham, nos múltiplos detalhes, a implantação no terreno das obras a realizar, mediando o processo que vai da ciência à utilidade social. 
 
Trabalhando em equipas cada vez mais vastas e especializadas, os engenheiros realizam a síntese entre várias áreas científicas com vista à concretização de um determinado empreendimento. Enquanto ciência aplicada, a engenharia ganha sustentabilidade ao incorporar princípios da física e da química, da matemática e da computação, ao utilizar modelos físicos e matemáticos que normalmente testa em laboratórios, aperfeiçoando, adequando e desenvolvendo técnicas próprias.