Podemos seguir três itens para
diferenciar os três profissionais como Foco, Função e Formação
Arquiteto
Foco: Design, estética e
funcionalidade geral de um edifício e seu entorno (urbanismo).
Função: Cria o projeto
arquitetônico, definindo o layout, a divisão dos espaços, a posição de portas e
janelas, além de considerar aspectos históricos e artísticos.
Formação: Mais generalista,
com foco em projetos, arte, história e urbanismo.
Engenheiro
Foco: Viabilidade técnica,
segurança e eficiência da construção.
Função: Detalha o projeto
arquitetônico com cálculos estruturais, hidráulicos e elétricos, além de
gerenciar a obra em canteiro de obras.
Formação: Mais focada em áreas
técnicas e exatas, como cálculo, física e matemática.
Designer de Interiores
Foco: Decoração, conforto,
estilo e funcionalidade do espaço interior.
Função: Trabalha nos
acabamentos, mobiliário, iluminação, cores e objetos decorativos. Atua somente
depois que a estrutura principal do edifício está pronta.
Formação: Mais direcionada
para design, estética e organização de interiores, com menos ênfase em cálculo
estrutural.
O citado acima está
relacionado as edificações.
![]() |
| DESIGN DE MOTO |
O que é Arquitetura
![]() |
| ARQUITETURA DE RESIDÊNCIA |
Arquitetura Grega
A arquitetura grega, famosa por suas grandes obras, alcançou seu máximo no governo de Péricles, sobretudo em Atenas. Os grandes nomes da arquitetura grega foram Ictínio e Calícrates, responsáveis pela construção de vários monumentos. Os templos eram as principais obras, construídos em pedra talhada, de tal modo ajustados que dispensavam argamassa. Suas colunas tinham três estilos arquitetônicos distintos pela forma e feitio das colunas e do capitel: o dórico, apresentando colunas de linhas rígidas e capitel liso, dos quais o mais famoso é o Partenon, em Atenas; o jônico, caracterizado pela leveza e elegância das colunas, visível no templo da deusa Niké, também em Atenas; e o corinto, com a parte superior (capitel) ornamentada em forma de folhas, encontrado no Templo de Apolo em Corinto, na atual Turquia.
Fonte: significados.com.br![]() |
| ESTRUTURA DE EDIFICAÇÃO |
A engenharia civil, de uma forma expressiva e muito próxima do homem, confere uma dimensão demiúrgica à tecnologia, ao projetar e executar as grandes obras que moldam a paisagem natural e a afeiçoam a novas configurações de acordo com as decisões do homem. Dos grandes edifícios às infra-estruturas de transporte, com suas obras de arte, passando pela hidráulica ou pela tecnologia sanitária, os engenheiros, entre o gabinete e o estaleiro, concebem os projetos respectivos, equacionam os cálculos adequados às dimensões e localização, decidem os materiais e as técnicas a utilizar, acompanham, nos múltiplos detalhes, a implantação no terreno das obras a realizar, mediando o processo que vai da ciência à utilidade social.
Trabalhando em equipas cada vez mais vastas e especializadas, os engenheiros realizam a síntese entre várias áreas científicas com vista à concretização de um determinado empreendimento. Enquanto ciência aplicada, a engenharia ganha sustentabilidade ao incorporar princípios da física e da química, da matemática e da computação, ao utilizar modelos físicos e matemáticos que normalmente testa em laboratórios, aperfeiçoando, adequando e desenvolvendo técnicas próprias.




