Neste ano Dia 12/04/25 Chico Anysio iria fazer 94 anos ele criou diversos personagens que Mostra A CARA DO BRASIL – MAS NÃO UM TÃO FORTE QUE NÃO PARECE DESATUALIZAR NUNCA E SÓ PROGRIDE JUNTO COM A REGRESSÃO DO PAIS O PERSONAGEM É O DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO -
A Sustentabilidade traz diversos Benefícios para política Fortalecer a democracia, Promover a equidade social, Garantir a participação de todos os cidadãos, Impactam positivamente a vida de todos os brasileiros, por isto trazemos este personagem que de mostra um personagem político que odeia o pobre abusa do do cidadão e só pensa no eu. a Sustentabilidade deveria ser abraçada pela política não abusada e usada de formas errada por quem comanda ela os políticos atuais.
![]() |
DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO CADA DIA QUE PASSA MAIS ATUALIZADO FICA - A CARA DO POLÍTICO NO BRASIL |
Vivemos uma hera onde a política Brasileira que já vem marcando seus caminhos a anos, com corrupções, leis que não são usadas ou criadas para se beneficiar a si próprio onde antigamente não existia a internet e suas redes sociais a demagogia e as falcatruas políticas já era forte quando o DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO APARECIA NAS TELAS DA TV dizendo “EU QUERO QUE POBRE SE EXPLODA” mais na atualidade com as redes sociais a POLÍTICA ficou mais cretina e demagoga, USANDO UM JEITO SIMPLES DE GANHAR AS MÍDIAS E MANIPULAR A MASSA. O PERSONAGEM DE CHICO ANYSIO O DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO mostrava de um jeito irônico como o político Brasileiro via a sociedade e dela cuidava na década de 80, ainda durante o regime militar, Chico criou nesta época um dos seus mais lembrados personagens: O deputado Justo Veríssimo que é o tema desta publicação. O personagem, de acordo com o humorista cearense, foi inspirado a partir de uma conversa com Alceu Valença, que mencionou conhecer um político de Pernambuco que tinha “horror a povo”.
Ao criar o personagem, Chico não tinha como intenção profetizar a respeito daquilo que aconteceria com o Brasil. Pelo contrário, ele fazia uma caricatura de políticos da época. Aliás, o “nome completo” do personagem é “Justo Veríssimo, o indireto”. “O indireto” refere-se as eleições indiretas, existentes durante a ditadura em que tanto presidente, governadores, e prefeitos poderiam ser “indicados”, se necessário. Este modelo facilitava todo tipo de manobra política e falcatruas.
DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO - A CARA DO POLÍTICO BRASILEIRO
Temos, por exemplo, espalhados pelo Brasil políticos que acumulam aposentadorias, não por tempo de serviço ou trabalho prestado à sociedade. Aposentam-se já que foram governadores. “Era” um direito. O cidadão comum precisava de décadas de esforço. Alguns da classe política precisavam apenas de poucos anos para aposentar-se. Os valores, os governos estaduais gastam ao menos R$ 12,2 milhões por ano para pagar pensão a ex-governadores ou às respectivas viúvas. É o que mostra um levantamento feito pela CNN EM 2024 junto aos estados e ao Distrito Federal. O pagamento é feito em 15 unidades da federação, amparado por leis locais.
No Citado acima dá para ver um item que o DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO sempre mostrou que era sempre ter vantagem em tudo nunca sair perdendo deixar o seu campo arrumado para ter um Futuro saciado e não permitir que os outros sejam felizes ou conquistem as coisas; para ele, a melhor coisa era roubar do pobre, tanto é que criou um modelo político que continua em voga até os tempos contemporâneos: a “corruptocracia”. Pelo visto, nessa aula quase nenhum político faltou.
A A “corruptocracia” dá certo não por que possui tantos corruptos, e sim porque não há condenações para seus atos indecorosos. Na “corruptocracia” o crime compensa, mas só se você tiver as cartas na manga corretas, que geralmente envolve “conhecer” um membro do Judiciário que facilite as coisas, alguém que fará malabarismos hermenêuticos para defender o ato de roubar ou desviar o assunto para a legalidade ou não da investigação e da prisão, que geralmente são críticas infundadas e pura cortina de fumaça, mas que acabam na maioria das vezes surtindo efeito (talvez por isso ainda se insista tanto nessa tese falaciosa).
Na “corruptocracia”, ministros modificam de última hora processo legal de impeachment para garantir direitos políticos a líderes corruptos e mantê-los elegíveis; a mão do Executivo lava a mão do Judiciário que lava a mão do Legislativo e, juntos, ninguém solta a mão de ninguém quando o assunto é firmar-se no poder; precatórios não são pagos, mas utilizados para financiamento assistencial e, consequentemente, geração de crescimento de popularidade política (leia-se: populismo).
A síndrome do Justo Veríssimo, a exemplo de um vírus letal, parece ter contaminado nosso Congresso Nacional e demais repartições dos poderes públicos: Executivo, Legislativo e Judiciário, e isso não é de hoje, pois na verdade o correto seria nos perguntarmos: em qual época não foi assim? Exceções existem? Claro que sim! E ainda bem que sim! Mas é inegável afirmar que são a minoria, infelizmente!
Como uma maldição, desde a edificação do Congresso, a síndrome se instalou pelos corredores, plenários e gabinetes. Todos os dias, a luta desenfreada pelo poder corrói os pilares da nossa frágil democracia e se traduz em uma triste crise social, em que o elo mais fraco da nossa sociedade, que são os pobres, sempre paga a conta, da forma mais cruel e desumana. Uma pena conseguirem destruir um país tão cheio de possibilidades!
Contextualizando o cenário satírico, podemos dizer que a “síndrome do deputado Justo Veríssimo” se faz presente de forma pandêmica, pois se há uma coisa que grande parcela dos nossos políticos não pensa é no bem-estar da população brasileira. Há um descaso visível e uma falta total de empatia.
Este personagem de CHICO ANYSIO – O DEPUTADO JUSTO VERISSIMO foi criado para demonstrar uma porcentagem da classe política na época da DITADURA MILITAR mas se vermos ELE HOJE e as suas sátiras com os pobres ou a quem dele precisa podemos ver que chega a uns 90% da classe política atual no BRASIL PRINCIPALMENTE NESTA EPOCA QUE AS REDES SOCIAIS CONTAMINARAM A MASSA e os políticos atuais CRIAM UM MUNDO VIRTUAL SEM ESTRUTURA SOMENTE COM FACHADAS que iludem pobres de estudos sem acesso a leis, normas, regras etc. Iludem pessoas em formação estudantil acadêmica que viram bajuladores deles nas redes sociais onde as suas postagens chegam em carga abusiva.
É triste ver que no Brasil existem tantos DEPUTADOS JUSTO VERÍSSIMO POR AI se atualizando e ganhando a MASSA COM MÍDIAS COMPRADAS E SUAS REDES SOCIAIS NA INTERNET Agora chegando a uns 45 anos que os seus primeiros episódios foram ao ar eles estão cada vez mais atrevidos e interessados em se crescer e querendo TER PODER E QUE O “POBRE SE EXPLODAAAAA!!!!!!!!!”
Fonte de alguns dados: carta potiguar / / Estado de Minas / paginarevista / cnnbrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário