02 fevereiro 2024

UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE

 Um dos objetivos de Desenvolvimento sustentável e o consumo e produção responsáveis este item engloba os 3 pilares da Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômico aqui vamos ver itens que leva a produção e consumo responsáveis de modo sustentável. Evitando mudanças climáticas, degradações ambientais, trazendo educação ambiental a população e melhorando a saúde e qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.  

Podemos analisar ao nosso redor como anda o consumo e se o nosso município e região está consumindo e tendo uma produção sustentável e com responsabilidade para um futuro próximo.

Este termo podemos analisar pela economia circular e linear as fabricas e empresas que chegam na sua cidade são de economia linear ou já estão adaptada a economia circular e os governantes estão olhando para o futuro do seu município aplicando meios de consumo sustentáveis e com responsabilidade para educar a população trazendo métodos sustentáveis que em vez de degradar mais o meio ambiente está aplicando métodos que eduque e ajude a saúde ambiental e populacional.

 

UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE
UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE

Vamos ver métodos que podem se aplicar para termos um futuro promissor

Um método é substituir a economia linear pela economia circular

O que é a economia linear

A economia linear que a podemos usar o conceito para o termo fim de vida com as características de extrair recursos naturais do meio ambiente, produz algum produto usa - ló e depois se dá fim descartando como resíduos. É o modelo de produção e consumo que tem sido predominante ao longo dos últimos séculos. Nessa abordagem, os recursos naturais são extraídos, transformados em produtos e, após o uso, são descartados como resíduos. Este modelo traz consigo inúmeros impactos negativos, como a degradação de diversos ecossistemas, a emissão de gases poluentes, que para além de serem causadores de inúmeras doenças, são responsáveis pelo efeito de estufa e aquecimento global e a produção massiva de resíduos que, em grande parte, são depositados em aterros e incinerados ajudando a causar as mudanças climáticas. 

 

UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE
UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE

 Um modelo de economia linear são as mineradoras que extrai produz algo consome e depois de usados vira resíduo para a natureza ela polui o ar causa poluição sonora, modificação ambiental ainda polui agua e solo. Além de gerar movimentos de veículos pesados na região Este é um item que podemos ver da economia linear um modelo ultrapassado

Agora já temos a Economia Circular que opta para o lado da Reciclagem

Podemos ver o Lado de várias coisas que podemos reciclar e ainda não é reciclado, vamos ver o lado de um item que ajuda a amenizar certos tipos de extração e que gera muito entulho na natureza que é construção civil. Se pararmos para analisar o tanto de entulho que é gerado pela construção civil e se reciclado o tanto que vai ajudar a limpar nossas cidades e vai parar com economias lineares que como vimos é ultrapassada e pode levar empresas que geram certas matérias primas extraindo do meio ambiente usados e depois vira descarte em grande porcentagem. Podemos ver se o nosso município e região já tem um central de reciclagem de entulho se tem está caminhando de forma correta e sustentável agora se está chegando mineradoras que vão alterar o nosso meio ambiente está crescendo de forma não sustentável.

 

UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE
UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE

 Uma Central de Reciclagem de entulhos de construção Civil tem ações para reduzir e implementar meios de destinação e tratamento dos resíduos gerados pela indústria da construção civil tonam-se cada vez mais prioritárias e conduzem a estudos que visam novas ferramentas na gestão e manejo de entulhos. Uma Central de Reciclagem de Entulho tem se demonstrado ser uma destas ferramentas que limpam uma região ajuda a amenizar o impacto ambiental causado pela extração e alteração do meio ambiente. Com potencial para receber e reciclar os resíduos da construção civil, estas usinas reduzem o impacto do setor da construção no meio ambiente, além de reinserir o resíduo na cadeia produtiva, agregando valor a este. Uma central de reciclagem de entulho é um agente na gestão circular de resíduos da Construção Civil, fundamentada no modelo de economia circular. Além dos ganhos ambientais, as centrais também colaboram na criação de empregos formais, na redução da deposição de resíduos em locais inadequados e no estímulo à formação de uma nova cadeia produtiva, por meio dos processos que transformam os entulhos em novos agregados para a Construção Civil. Deve ter mais leis e normas que determinem o uso de parcelas de material reciclado em obras, assim como, maior conscientização dos geradores para que deem a atenção necessária ao problema de geração e tratamentos dos entulhos. Engenheiros, Arquitetos gestores públicos tem que se conscientizar e lutar pela causa.

OUTRO ITEM A ANALISAR EM PRODUÇÃO E CONSUMO RESPONSÁVEIS SÃO ATRAVES DE GERAÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS

Podemos ver o consumo e produção responsáveis através dos alimentos que atinge a população em geral onde podemos criar as hortas comunitária e centros de compostagem de resíduos orgânicos. Em pesquisa pode se ver que os resíduos orgânicos é a metade dos resíduos gerados em uma cidade. E se eles gerenciados e reciclados pode gerar adubos para substituir agrotóxicos e levar a educação ambiental evitar e ensinar a população o perigo dos agrotóxicos a saúde, ao ar, solo e agua.

 


A compostagem pode ser doméstica, pode-se também fazer a compostagem de forma coletiva, juntando os resíduos de um grupo de casas ou apartamentos ou em condomínios comportando todos em um mesmo pátio coletivo.

As hortas e pátios de compostagem

Podemos criar pátios de compostagem e levar seu adubo gerado as hortas comunitárias levando assim o conhecimento a população e alunos em escolas a importância da não utilização de agrotóxicos e o bem que os alimentos criados em hortas comunitárias faz a saúde humana e ao meio ambiente, para estes termos serem aplicados devemos organizar algum sistema de coleta dos resíduos orgânicos ou que se estabeleça como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que são os locais onde moradores levarão seus resíduos orgânicos devidamente separados para posteriormente serem encaminhados para o pátio de compostagem.

 VEJA O VÍDEO ABAIXO

 

VEJA O VÍDEO ACIMA

O pátio de compostagem é onde se transforma os resíduos orgânicos em adubo através de algumas etapas a seguir como:

como triagem,  trituração,  homogeneização,  fermentação e a mumificação ou maturação.

No pátio de compostagem tem as leiras estáticas

Que são construídas de forma a não exigir tombamentos ou revolvimentos para que ocorra a aeração, mistura dos materiais e homogeneização da temperatura. Isto simplifica o processo de compostagem e, consequentemente, reduz os custos operacionais.

Através da compostagem dos alimentos em pátios na cidade podemos analisar o consumo e desperdício do citado e levar a produção de adubos para uma agricultura saudável.

Os adubos criados através de pátios de compostagens podemos levar ele para outra fase de uma cidade que cresce em desenvolvimento sustentável para uma população saudável fisicamente e ambientalmente e que tenha assim as hortas comunitárias

As hortas comunitárias são locais criados em terrenos públicos e abandonados em condomínios e escolas para levar a agricultura de alimentos saudáveis longe de agrotóxicos estas hortas além de ajudar a livrar áreas de ponto de descarte de lixo irregular que geram focos para o mosquito da dengue, falta de cuidados, abandonos se locais assim forem trabalhados na comunidade pode virar fonte de renda, trazer inclusão social, levar a educação sobre uma alimentação saudável e o perigo que os agrotóxicos trazem e ser um bem que a população pode ter para trabalhar em comunidade, 

 

UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE
UTILIZANDO A ECONOMIA CIRCULAR PARA O CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS TENDO MAIS SUSTENTABILIDADE

Estes são itens que se analisados podemos ver se a nossa população está crescendo de uma forma que esteja produzindo e consumindo de forma responsáveis e sustentáveis com o objetivo de caminhar para os objetivos de desenvolvimento sustentável de 2030;

Nenhum comentário:

Postar um comentário