23 dezembro 2023

SERÁ QUE UM CONTO SICILIANO DE DÉSPOTAS SE BASEIA NO PRESENTE QUE VOCÊ VIVE

 Existe um conto siciliano chamado "os dois soberanos da guerra".


É a história de dois déspotas de países fronteiriços que entraram em conluio para uma falsa guerra.

SERÁ QUE UM CONTO SICILIANO DE BUROCRATAS  SE BASEIA NO PRESENTE QUE VOCÊ VIVE
SERÁ QUE UM CONTO SICILIANO DE BUROCRATAS  SE BASEIA NO PRESENTE QUE VOCÊ VIVE 


Como ambos possuíam o ímpeto de subjugar com mãos de ferro seus reinos e destruir conspirações sem sujar suas reputações, cada um enviava para o campo de batalha os potenciais conspiradores e possíveis rebeldes para se matarem no conflito, além dos inocentes que eram enviados para morrer em vão.


Os dois déspotas criaram um inimigo exterior, culpando um ao outro pelas mazelas dos seus reinos. Através da narrativa de acusação, ambos uniam seu próprio povo através de um inimigo em comum.


Durante a guerra, cada déspota administrava o equilíbrio bélico para que nenhum exército vencesse o outro e prolongassem, assim, a contenda.


Cada guerreiro ia para a lide com heroísmo, acreditando que estava a fazer o justo e o correto em nome do seu rei, mas independente do que fizesse, seu inimigo não estava no campo de peleja, mas fora dele.


Morriam e matavam, perdiam membros superiores e inferiores, torvam-se cegos, coxos e aleijados. E o que os consolavam eram o fato de acreditarem que estavam se sacrificando por seu reino.


Esse conto é o que mais representa o sentimento moderno de amor e idolatria ao Estado.


Não seja ou se sinta responsável pelas ideologias partidárias, que tomam a si o encargo de decidir o que você deve fazer da sua vida, eles declaram as guerras nas quais querem que você participe e combata para proteger o que eles possuem.


Não importa, o que te disseram, o que te ensinaram, o que seu senso comum o faz pensar, a verdade é que, se quer ser bem sucedido, rico e poderoso, jamais deverá se envolver em nenhuma batalha política sem antes se perguntar a si próprio: '' Que eu ganho com isso?'', e ainda mais ''O que os partidários ganham com isso?'', muitas vezes, suas respostas não serão satisfatórias.


Honra, orgulho, respeito e lealdade não tem preço, mas perdê-los pode custar a sua vida.


Eu não lhe ofereço como aprender a ganhar dinheiro ou se tornar rico, mas ao contrário, eu lhe ensino a ser algo que nenhum dinheiro pode comprar, ser um homem de honra e como sobreviver no mundo real.


#chakraalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário