07 abril 2023

A CÂMARA DOS VEREADORES DE PASSOS INTEGRAVA O FORUM LIXO E CIDADANIA EM 2013 - ONDE O TEMA VOLTA A PASSOS EM 2023 ATRAVÉS DA CIMOS MPMG

A  10 Anos atrás a Câmara integrava o Fórum Lixo e Cidadania onde volta o tema agora em Passos MG FÓRUM LIXO E CIDADANIA em 2023 Através da CIMOS MPMG para criar um grupo de trabalho entre sociedade, catadores, vereadores, agentes da CIMOS MPMG, COOCARES COLETA SELETIVA, AÇÃO RECICLAGEM, CATADORES AUTÔNOMOS DA IMACULADA CONCEIÇÃO O INTUITO É TRAZER A UNIÃO, INCLUSÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUE NINGUÉM SAIA GANHANDO COM SERVIÇOS ALHEIOS ETC

 

A CÂMARA DOS VEREADORES DE PASSOS INTEGRAVA O FORUM LIXO E CIDADANIA EM 2013 - ONDE O TEMA VOLTA A PASSOS EM 2023 ATRAVÉS DA CIMOS MPMG
FOI MONTADO UM GRUPO DE TRABALHO PELA CIMOS MPMG DIA 04/03/23 PARA QUE O TEMA SEJA REVIVIDO E FUNCIONE DESTA VEZ


CONHEÇA A CIMOS MPMG

Entre as funções da Cimos, está a de mobilizar movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e grupos em situação de vulnerabilidade, tais como pessoas em situação de rua; catadores de materiais recicláveis; povos e comunidades tradicionais; agricultores familiares; populações concentradas em regiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH); entre outros, buscando estabelecer cooperações e parcerias que assegurem a garantia, a ampliação e a efetividade nos direitos fundamentais, numa perspectiva de transformação social.

Além disso, a Coordenadoria trabalha em conjunto com o MPMG no enfrentamento aos desafios de um modelo de produção que, não raro, gera exclusão e desigualdades. A ideia é que esses segmentos se articulem e se tornem agentes transformadores da realidade social a partir de uma efetiva participação popular.

 

A CÂMARA DOS VEREADORES DE PASSOS INTEGRAVA O FORUM LIXO E CIDADANIA EM 2013 - ONDE O TEMA VOLTA A PASSOS EM 2023 ATRAVÉS DA CIMOS MPMG
A CIMOS MPMG COM CATADORES QUE FICARAM EXCLUÍDOS COM A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE PASSOS MG

 As principais formas de atuação para alcançar esses objetivos são: realização de Audiências Públicas; mobilização e articulação comunitárias; Procedimentos para Implementação e Promoção de Projetos Sociais (PROPS); recomendações ministeriais; mediação; palestras, eventos, reuniões; estudos, pesquisas e reflexões.

Assim, a Cimos, órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público, vinculada à Procuradoria-Geral de Justiça, tem por finalidade promover a interlocução e a articulação entre os Promotores de Justiça, instituições públicas e a sociedade civil organizada, visando garantir a efetivação da participação social nas políticas públicas e institucionais.
 
 
A CÂMARA DOS VEREADORES DE PASSOS INTEGRAVA O FORUM LIXO E CIDADANIA EM 2013 - ONDE O TEMA VOLTA A PASSOS EM 2023 ATRAVÉS DA CIMOS MPMG
A CIMOS MPMG TROUXE A BANDEIRA DO MNCR A PASSOS MG


VEJA SERVIÇOS DA CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PASSOS MG EM 2013 COM O TEMA FÓRUM LIXO E CIDADANIA -VEREADORES COMO DENTINHO E ALEX BUENO DA GESTÃO ATUAL FAZIAM PARTE DA GESTÃO DE 2013 ONDE A CÂMARA INTEGRAVA O TEMA FÓRUM LIXO E CIDADANIA SERÁ QUE ESTES VEREADORES E OS OUTROS VÃO SE INTERESSAR PELO TEMA NOS DIAS DE HOJE DE 2023 E AJUDAR QUE DESTA VEZ CRIE VIDA EM PASSOS MG


VEREADORES DA ATUAL GESTÃO 2023
VEREADORES DA ATUAL GESTÃO 2023

A Câmara Municipal de Passos estava participando ativamente do “Fórum Lixo e Cidadania”. Os vereadores Cenira Macedo (Tia Cenira/PR), Alex Bueno (PSD), Iran Parreira (PMDB), Isabel Ribeiro (Belinha/PP) e Reinaldo Oliveira (Nardão/PMDB) representavam o Legislativo nos trabalhos e já participaram de duas reuniões do Fórum, além de um curso técnico já ter sido buscado. O grupo nas semanas, junto com o presidente da Casa, vereador Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho/PSDB) e o vereador Hilton Silva (PSDB), reunia-se também com o prefeito Ataíde Vilela.

 

            O Fórum Lixo e Cidadania, que teve eventos  realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cemig, teve como grande objetivo a implantação da coleta seletiva em Passos até 2014. Segmentos diversos da comunidade estavam envolvidos. O grupo de vereadores teve a incumbência de verificar todas as leis que já existinham no município que tratam do assunto, para possíveis adequações, objetivando tornar a coleta seletiva uma realidade.

 

            A vereadora Tia Cenira afirma que os vereadores estavam muito empenhados com a questão. “Pela primeira vez o poder público tem vereadores realmente empenhados para que coleta seletiva vire realidade. Nos reunimos com o prefeito, que se colocou à disposição, e o grupo agora pretende reunir-se com um representante de cada Secretaria”, ela explica. “É um programa de governo e tem que envolver todos, precisa do apoio de toda a sociedade”, defende.

 

            Em busca de formação técnica, para subsidiar os trabalhos, três vereadores – Tia Cenira, Belinha e Nardão – junto com a dirigente Lilian, da Associação dos Catadores, participou na terça-feira (dia 26 de fevereiro de 2013), em Poços de Caldas do curso de capacitação de gestores públicos para amostragem e análise da geração de resíduos sólidos domiciliares e comerciais e mobilização social para programas de coleta seletiva.

 

            O vereador Alex Bueno acreditava que bons frutos poderiam ser colhidos. “O pessoal estava engajado, cada comissão buscando resolver problemas pontuais”. Segundo ele, além do estudo da legislação pertinente os vereadores estava comprometidos para a apresentação de emendas orçamentárias, que ajudavam na implantação da coleta seletiva. “Um intuito maior é conscientizar a população para que o programa se torne automático”, assinou.

 

            Na opinião do vereador Iran Parreira, a coleta seletiva é uma necessidade, porque se trata da preservação ambiental, evitando que vá para o lixo muito o que se pode ser aproveitado. “Quanto mais pessoas trabalhando com reciclável estaremos livrando o aterro (sanitário) de acúmulo e gerando oportunidades de empregos”, destaca.

 

            A vereadora Belinha afirma que uma grande tarefa será a de conscientizar a comunidade, para que o lixo seja separado dentro de casa, facilitando para o catador. “O catador hoje fica entre o lixo para separar, correndo muitos riscos. O primeiro passo é o da conscientização e isso nós pretendemos começar a fazer nas escolas, conscientizando os alunos. Todos estão unindo forças para que a coleta seletiva realmente funcione”, assinala.

 

            Na mesma linha, o vereador Nardão acredita que a comunidade precisava estar conscientizada, porque o sistema só poderia funcionar se começar dentro das casas. “É preciso trabalhar a conscientização nos bairros, primeiro organizar”, defendeu ele.

Fonte de parte do texto:mpmg.mp.br e camarapassos.mg.gov.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário