A praticamente 22 anos atrás em Passos MG começava um movimento para a inclusão e reconhecimento social dos catadores de recicláveis na limpeza urbana da cidade e o reaproveitamento e a reciclagem dos materiais recicláveis na cidade de Passos MG, Veja a historia abaixo.
Os catadores de Recicláveis começaram tudo organizando uma festa junina no dia 01 e 02 de junho de 2001 para levantar fundos para participar do primeiro congresso nacional de catadores de recicláveis em brasilia que aconteceu no dia 05 e 06 de junho.
congresso nacional dos catadores de materiais recicláveis em 2001 Passos MG esteve presente e deu inicio a uma luta de muito esforço até os dias de hoje |
O Grupo promoveu a CATAJUNINA foi uma festa junina com o objetivo de angariar recursos para a viagem, 6 meses antes os catadores já estavam se reunindo buscando a sua organização e reconhecimento como cidadãos e agentes que atuam na limpeza urbana e preservação ambiental,
A CATAJUNINA aconteceu no Bairro são Francisco na rua Ásia, o Evento foi publicado na Mídia como jornal folha da Manhã e deixou telefone para a população entrar em contato e doar ingredientes para fabricação de alimentos.
A ida no congresso em Brasília já passava para os catadores e os grupos de apoio que era para se aprofundar a discussão em vários temas como o trabalho do catador nas ruas e sua relação com a sociedade e o meio ambiente. E temas a ser discutidos como legislação, políticas sociais e as formas de incentivo a atividade produtiva com as populações excluídas.
Outro tema importante discutido era a integração dos catadores na gestão e destinação de resíduos sólidos, isto é as formas de coleta, comercialização e reciclagem de recicláveis coletados no lixo.
A HISTORIA DE 22 ANOS DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS EM PASSOS MG QUE COMEÇOU NO PRIMEIRO CONGRESSO NACIONAL DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS EM BRASÍLIA EM 2001 |
A VIAGEM A BRASÍLIA DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS E OS ORGANIZADORES
Embarcou no Dia 04 de junho de 2001 um grupo de 40 pessoas para participarem do primeiro congresso nacional de catadores de recicláveis no Brasil. Esteve no grupo 30 catadores de recicláveis de Passos MG eles ficaram 3 dias na capital Brasileira discutindo a formação de associações para organizar a categoria. Eles aproveitaram estes dias no planalto central para engrossar a Marcha da População de Rua.
CATADORES DE RECICLÁVEIS DE PASSOS MG EM 2001 NO CONGRESSO NACIONAL DOS CATADORES DE REUTILIZÁVEIS | |
A viagem dos catadores de recicláveis de Passos MG foi custeada pela arrecadação da festa junina citada no começo da postagem, o dinheiro deu apenas para pagar a quilometragem de ida e volta dos catadores de recicláveis a capital federal.
MAIS CUSTOS CONFORME O ORGANIZADOR DA VIAGEM O VEREADOR AURO MAIA
Na volta segundo o organizador da viagem Auro Maia (PT) uma nova promoção teve que ser realizada para cobrir as demais despesas da viagem e pagar os dias que os catadores ficaram sem trabalhar.
PASSOS PASSA A TER FÓRUM MUNICIPAL DE CATADORES EM 2001 DEPOIS DA IDA A BRASÍLIA NO CONGRESSO NACIONAL DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS
Durante o lançamento oficial do diagnostico dos catadores de materiais recicláveis de Passos MG, ocorrido na noite do dia 08 de junho de 2001 o vereador Auro Maia anunciou que começaria o Fórum Municipal do lixo e Cidadania. O objetivo foi debater a questão dos catadores de recicláveis que começou a se organizar para fundar uma associação a COOCARES com o apoio de um grupo de lideranças da comunidade. esteve em Brasília 36 pessoas de Passos MG a maioria catadores este diagnostico citado foi concluído no começo de julho de 2001.
CATADORES E ORGANIZADORES SE UNIAM NA ÉPOCA PARA DISCUTIR A EVOLUÇÃO DO GRUPO DE CATADORES |
Em andamento o diagnostico "catadores de lixo em Passos - construindo a Cidadania foi lançado na casa da cultura reunindo um grande numero de catadores de recicláveis lideranças que integram o grupo de solidariedade aos catadores de Passos MG conforme o prefeito José Hernani na época a assinatura do convenio com alguns órgãos que integravam o grupo de solidariedade aos catadores para se realizar o diagnostico representa um salto muito grande a pessoa humana o prefeito citou outras formas de convenio a ser feitas em campos de educação, saúde e melhoria nas moradias dos catadores de Passos MG. Onde foi citado solicitar o PROGRAMA SAÚDE FAMÍLIA (PSF) Que de orientação a eles e suas famílias.
A Diretora da Faculdade de Enfermagem (FAENPA) Cássia Luperne afirmou que não podia ficar apenas em diagnostico mas dar um passo a frente ajudando as famílias dos catadores com a saúde deles no combate ao alcoolismo ao tabagismo e outros itens. Cássia disse que é preciso que toda comunidade se una neste "resgate do ser humano". "Se todos fizermos um pouco, estaremos contribuindo com o resgate da dignidade destas pessoas, que são trabalhadores e todos merecem o nosso respeito.
O Vereador Auro Maia integrante do grupo solidariedade aos catadores de Passos MG e que organizou a ida deles a Brasília declarou na epoca que o convenio assinado significaria o comprometimento do poder executivo, entidades e sociedade para com as causas dos catadores " e após isto será realizado o Forum lixo e Cidadania que concretizara está luta por uma associação que só terá sentido se o catador for o sujeito declarou Auro Maia.
Diversos catadores na época citaram que estavam se sentindo como gente diferente deste momento Atual em 2023 que se passa em Passos MG.
Para eles, está na hora de concretizar a luta por uma associação, uma vez que varios atravessadores faziam ameaças contra os que estão participando e organizado o movimento.
Na época os catadores solicitaram o apoio da comunidade para evitar a pressão dos atravessadores......TERÁ CONTINUAÇÃO
Fonte de texto: Arquivos de reportagem da Jornal folha da manha e gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário