24 outubro 2022

BOLSA RECICLAGEM MG COMEÇA LIBERAR VERBA PARA COOPEERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES E PASSOS MG NÃO TEM NENHUMA DAS DUAS ASOCIAÇÕES CADASTRADAS POR FALTA DE DOCUMENTAÇÃO REGULAR

PASSOS – Associações de catadores de materiais recicláveis da região buscam ajustes nas documentações para receber os valores do Bolsa Reciclagem, programa do Governo de Minas que liberou, na última semana, o pagamento de R$1,1 milhão para cerca de 1,2 mil catadores do estado.

Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), nenhuma associação na região está apta para receber o repasse. Apenas a Associação dos Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp) e a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Paraíso (Acomarp), já foram cadastradas no programa, porém, não receberam o repasse por problemas na documentação.

 

BOLSA RECICLAGEM COMEÇA LIBERA VERBA PARA COOPEERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES E PASSOS MG NÃO TEM NENHUMA DAS DUAS ASOCIAÇÕES CADASTRADAS POR FALTA DE DOCUMENTAÇÃO REGULAR
BOLSA RECICLAGEM COMEÇA LIBERA VERBA PARA COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DE CATADORES E PASSOS MG NÃO TEM NENHUMA DAS DUAS ASSOCIAÇÕES CADASTRADAS POR FALTA DE DOCUMENTAÇÃO REGULAR

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Paraíso, Renan Jorge Preto, apesar de desconhecer o andamento do processo formal, a Acomarp terminou suas atividades entre 2014 e 2015 e, em seguida, foi fundada a Acassp, que prossegue realizando o trabalho de reciclagem, com apoio da prefeitura. Sobre a possibilidade de receber o repassa da bolsa, a associação precisa sanar algumas pendências.

“Desde que a gente assumiu, em 2021, a associação já não estava recebendo o repasse e também não deve ter recebido nos anos anteriores. Atualmente, a associação conta apenas com o repasse da prefeitura, por meio de um termo de fomento com a Acassp. Então nós custeamos algumas despesas e passamos um valor fixo mensal para aluguel, água, luz, telefone e internet. Dois caminhões e um motorista são cedidos pela prefeitura para contribuir com a associação. Também fazemos um repasse de 1,3 mil litros de óleo diesel por mês”, declarou Renan.

De acordo com a catadora da Acassp, que trabalha no local há oito anos, Eliana Aparecida Bernardes, a associação já está organizando a documentação para voltar a receber os repasses do programa que, segundo ela, ajudaria na renda dos associados.

Em Passos, segundo o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Gilson Oliveira Wenceslau, disse que a Associação de Apoio e de Catadores de Materiais Recicláveis (Aação Reciclagem) está levantando a documentação para participar do Bolsa Reciclagem. Ele contou ainda que a Cooperativa de Catadores de Reciclagem do Sudoeste Mineiro (Coocares) está em processo de mudança na documentação para formar uma associação e, assim que conseguir estar apta para entrar com o pedido no programa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab), Sebastião Domingos, o Neném da Manoela, também afirmou que tem propostas sobre as associações e que estudos e análises estão em andamento para concretizar a parceria com o programa.

Segundo a Semad, para uma associação participar e receber o recurso é preciso estar cadastrada e estar legalmente constituída há mais de um ano; ter como cooperados ou associados somente pessoas capazes e que atuem com materiais recicláveis; os membros devem ter filhos em idade escolar matriculados e frequentes nas instituições de ensino; e não ter menores de 18 anos trabalhando em qualquer atividade da associação ou cooperativa.

Bolsa Reciclagem

O programa possui o objetivo incentivar a reintrodução de materiais recicláveis aos processos produtivos. Além de promover a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos, contribuir para a redução dos custos de coleta, transporte e destinação final de resíduos, reduzir o aterramento indevido de papel, plástico, metal e vidro.

A bolsa incentiva financeiramente as associações e cooperativas com base na produção dos catadores, tendo cada tipo de material coletado. O programa busca incentivar as associações de catadores que mais contribuem para a reciclagem.

Fonte: Clicfolha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário