11 outubro 2022

A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante no planeta que pode ser encontrado em diversos produtos de nosso dia a dia, porém, apesar de sua grande importância, possui uma recente escala industrial, já que passou a ser produzido comercialmente há apenas 150 anos.

O produto tem uma grande importância no mercado global, já que é utilizado na fabricação de diversos materiais. No Brasil, o alumínio tem números significativos: o país possui a terceira maior jazida de bauxita do planeta e é também o quarto maior produtor do material, sendo o quinto na exportação de alumínio primário/ligas.

A reciclagem do alumínio traz diversos benefícios para o meio ambiente, pois economiza matéria-prima e energia elétrica, diminui as emissões de gás de efeito estufa, o volume de lixo nos aterros sanitários e gera uma fonte de renda para diversas pessoas envolvidas com a coleta seletiva deste material.

Dentre os produtos de alumínio reciclados, as latas de alumínio têm um grande destaque. O Brasil é líder mundial na reciclagem deste tipo de resíduo, quase 100% das latas descartadas são reaproveitadas. O tempo médio que uma lata fica nas ruas de São Paulo é de dez segundos e o setor já movimenta cerca de 2 bilhões por ano no país.

A reciclagem da latinha de alumínio gera ganho energético e evita extração de bauxita. Na reciclagem, a economia de energia é de 95%: basta 5% da energia necessária para produzir determinada quantidade de alumínio pelo processo primário para produzir a mesma quantidade de reciclado 

A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR
A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR

O Brasil reciclou aproximadamente 33 bilhões de latinhas de alumínio em 2021, o que representa 98,7% de reaproveitamento do material produzido ao longo do ano. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). 

As duas entidades formam juntas a Recicla Latas, organização que atua como gestora do termo de compromisso para o aperfeiçoamento do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas. Esse termo foi firmado pelas associações do setor com o Ministério do Meio Ambiente em 2020. Nele, as associações garantiram a manutenção do índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A logística reversa é o processo de reinserção do material descartado na cadeia produtiva.

Segundo as entidades, trata-se do maior índice da história da reciclagem de latas no país, desde o início do mapeamento em 1990, sendo também um dos maiores do mundo. De um total de 33,4 bilhões de latas vendidas, cerca de 33 bilhões foram coletadas para o processo de reciclagem. Com isso, aproximadamente 1,9 milhão de toneladas de gases de efeito estufa deixaram de ser emitidos na atmosfera, de acordo com cálculos das associações empresariais.

 As taxas de reciclagem de alumínio no Brasil são consideradas exemplares, especialmente nos últimos anos, com índices que superam os 96% de latinhas reaproveitadas, após cumprirem seu ciclo de produção, consumo e descarte. Esse ciclo de vida costuma ser curto, aproximadamente 60 dias separam a fabricação de uma nova latinha de alumínio e seu retorno, como matéria prima, para a indústria.

A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPAR
A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR

“Há mais de dez anos, o índice de reciclagem de latas de alumínio se encontra em patamares superiores a 96%. O Brasil é benchmark (referência) no setor para o mundo, graças aos esforços conjuntos de toda a cadeia de suprimento e dos investimentos da indústria do alumínio na modernização do setor e na ampliação dos centros de coleta e reciclagem”, destaca Janaina Donas, presidente da Abal.

 A reciclagem da latinha e outros produtos de alumínio

Embora as latinhas tenham grande destaque na reciclagem no Brasil, existem outros produtos de alumínio que também podem ser reaproveitados, como por exemplo, esquadrias de janelas, carcaças de automóveis e outros. Porém estes têm um processo de reciclagem mais difuso e menos eficiente devido ao custo elevado, além de esses produtos demorarem mais para serem descartados.

Para cada produto de alumínio que é reciclado, o processo tem suas peculiaridades. De uma forma geral ele segue o seguinte processo: primeiramente o alumínio é coletado, as empresas limpam o produto, retirando todos os resíduos, como areia, terra e metais ferrosos e depois o compactam. Após isso, removem-se tintas e vernizes e no final é feita a fundição do alumínio em um forno especial que faz com que ele fique líquido para ser laminado.

 

                           COMO FAZER FARDOS DE LATINHAS NA PRENSA JACARÉ                         
FONTE DO VÍDEO: VIVENDODARECICLAGEM

  Vale ressaltar o processo de reciclagem das latas de alumínio, já que estas representam um número alto na reciclagem deste material.

 Primeiro é feita a compra e o consumo das latas de alumínio. 

Coleta: depois de utilizada, a lata é levada a um dos pontos de coleta e depois vendida aos sucateiros.

 Prensagem: após isso, as embalagens são prensadas por duas vezes e aglomeradas em grandes fardos.

 Fundição: as latas são derretidas em fornos especiais para latas de alumínio, depois passam pelo Lingotamento em que o material é transportado em lingotes (massa de metal) e fundido sob forma de tiras.

 Laminação: os lingotes passam por um processo de deformação plástica na qual são transformados em bobinas de alumínio. 

Novas latas: essas bobinas são utilizadas na formação de novas latinhas.

 Enchimento: na fábrica de bebidas as latas passam por um processo para ganhar seu novo formato. Consumo: as latas voltam a ser distribuídas em pontos de venda para o consumo.

O LACRE DA LATINHA
 

O lacre da latinha de alumínio não deve ser separado da lata. Isso porque ele é constituído por uma composição pobre em alumínio; e sua reciclagem rende mais quando ele está anexado à lata, que é mais rica em alumínio. Por esse mesmo motivo ele é desenvolvido para ficar grudado à lata.

Entretanto, há instituições que recebem grandes quantidades de lacre de latinha de alumínio para trocá-los por cadeiras de rodas, que são doadas às pessoas que não têm condições financeiras de comprá-las.

 

A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR
A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR

Há também talentosos artesãos que desenvolvem vários produtos a partir do lacre da latinha de alumínio, como bolsas, cintos, pulseiras, apoio para copos, colares, brincos, luminárias, almofadas, peças de roupa, cortinas, mochilas, entre outros objetos.

Mas a venda dos lacres de latinha sempre pareceu um mito. O que acontece com os lacres de latinha entregues às instituições que os trocam por cadeiras de rodas? Eles são derretidos e transformados em cadeiras de rodas?

Na verdade, os lacres não são transformados em cadeiras de rodas. Eles são vendidos, e o valor recebido é utilizado para comprar cadeiras de rodas.

 

A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR
A RECICLAGEM DAS LATINHAS DE ALUMÍNIO E OUTROS PRODUTOS  COMO SE FAZ UM FARDO E OS LACRES DAS LATINHAS COMPENSA SEPARAR

Apesar do lacre da latinha de alumínio ser menos valioso do que a lata em si, algumas organizações que recebem esses itens preferem fazê-lo para não competir com os catadores de latinha – uma vez que as latas têm grande valor para os catadores e o lacre não. Além disso, o manuseio de lacres é muito mais fácil do que o manuseio de latas. Os lacres são ideais para ambientes fechados, não acumulam volume de ar e água, sendo fáceis de armazenar e não atraindo insetos.

caso esteja pensando em destinar o lacre da latinha de alumínio para a confecção de artesanatos ou para instituições que recebam lacre de latinha de alumínio para a troca por cadeira rodas, você pode separar o lacre da latinha. Caso contrário, não separe!

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/geral 

Fonte:pensamentoverde.com.br

Fonte:ecycle.com.br

FONTE DO VÍDEO: VIVENDODARECICLAGEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário