18 junho 2022

ATITUDES PARA MANTER UMA CIDADE LIMPA

 

Como você pode colaborar para manter as ruas limpas:

Todo mundo quer viver em um local bonito e organizado, certo? Nas cidades, o bom aspecto depende muito das ações tomadas pelos cidadãos. Isso inclui cuidados básicos que ajudem a manter as ruas limpas e livres de qualquer obstáculo.

Se todos fizerem sua parte, é possível criar áreas agradáveis para a população trabalhar, consumir produtos e desfrutar do lazer. A colaboração também faz com que o espaço urbano fique mais saudável e livre dos perigos causados pelo acúmulo de resíduos, a exemplo dos alagamentos e enchentes.

Quer saber como você pode ajudar e onde obter apoio nessa missão? Basta prosseguir com a leitura do post para tirar todas as dúvidas relacionadas!

 

ATITUDES PARA MANTER UMA CIDADE LIMPA
ATITUDES PARA MANTER UMA CIDADE LIMPA

 Qual é a importância de manter as ruas limpas?

Preservar as áreas externas e de uso comum é tão importante quanto manter a própria casa em ordem. Afinal, quando tudo está em seu devido lugar, fica mais fácil cumprir as tarefas cotidianas e aproveitar os bons momentos.

Você já parou para pensar nos impactos da limpeza urbana na saúde e na qualidade de vida das pessoas? Um trabalho eficaz de remoção de lixo e corte de grama faz maravilhas pelas cidades porque preserva a beleza de diferentes locais, tornando-os mais acolhedores.

Esse cuidado também evita danos ao meio ambiente (fauna e flora), mau cheiro, poluição de rios e do solo e a disseminação de pragas que favorecem a proliferação de doenças. Em muitos casos, até melhora a convivência urbana por facilitar o fluxo de pedestres e veículos nas vias.

Deixar as ruas limpas, portanto, é uma estratégia fundamental para que todos vivam melhor. Apesar de ser um serviço reservado à prefeitura municipal e demais órgãos públicos, nada impede que você e outros moradores potencializem os cuidados.

Quais ações individuais colaboram para manter as ruas limpas?

Zelar pela conservação dos diversos espaços da cidade é um ato de cidadania. Pense que toda conduta positiva vai beneficiar diferentes famílias, incluindo a sua. Nesse sentido, compensa adotar práticas que complementem ou facilitem os cuidados adotados pela prefeitura.

Confira exemplos de ações individuais para incluir em sua rotina diária.

Não jogar lixo nas vias públicas

O acúmulo de pequenos detritos forma volumes consideráveis de entulho, comprometendo a segurança nas ruas. É por isso que a primeira dica vale do menor papel até as grandes embalagens de produtos.

Ao gerar qualquer tipo de resíduo, procure a lixeira mais próxima para fazer o descarte. Se não encontrar uma, guarde o lixo até passar por uma caçamba de coleta, ou leve-o com você para eliminar quando chegar em casa. Repita esse procedimento com frequência e, quando menos perceber, terá virado costume.

Também é importante, ao verificar a ausência de lixeiras, pesquise se a sua cidade tem se está precisando de PEV'S  se estiver deixe seu comentário aqui para a instalação de algumas. Essa prática vai beneficiar você e o bairro todo.

Amarrar bem os sacos plásticos

Você não vai conseguir conservar as ruas limpas se descuidar do preparo das embalagens. Infelizmente, os espaços públicos são frequentados por muitos animais famintos, como gatos e cachorros abandonados, que mexem no lixo. Algumas pessoas também procuram materiais recicláveis.

Outro problema que pode fazer os resíduos se espalharem é exceder a capacidade de peso ou volume das sacolas. Portanto, respeite o limite ao preencher caixas e sacos com lixo. Ao final, amarre bem os pacotes para que os detritos não escapem.

Varrer a própria calçada

Essa é uma prática valiosa para promover mudanças positivas no modo de se relacionar com os vizinhos e demais habitantes do bairro. Isso porque transforma o passeio público em um ambiente mais agradável para os moradores.

O simples ato de varrer a parte frontal da casa ou condomínio já contribui para a redução da sujeira. O resultado é ainda melhor se todos fizerem esse processo em torno de suas residências. Além de deixar as calçadas livres para que as pessoas possam transitar, a limpeza constante previne o acúmulo de lixo que poderia parar em valas e bueiros.

Descartar apenas no dia da coleta

O preparo para o descarte deve ocorrer, preferencialmente, no mesmo dia da coleta. Assim, você evita deixar os sacos jogados na caçamba ou lixeira externa por muito tempo, o que pode favorecer rasgos e a produção de mau cheiro — principalmente, no caso de resíduos orgânicos.

Não custa nada reservar alguns minutos do seu dia para fazer a separação. Providencie lixeiras domésticas exclusivas para cada tipo de lixo, colocando os restos de alimentos em um local e as embalagens secas em outro.

Se houver catador de materiais recicláveis no seu bairro, combine um horário específico para entregar os itens que ele pretende reaproveitar. Também acompanhe as regras de coleta da sua cidade e leve as sacolas para fora somente quando souber que o caminhão vai passar.

 

 

ATITUDES PARA MANTER UMA CIDADE LIMPA
ATITUDES PARA MANTER UMA CIDADE LIMPA

 Repensar hábitos de consumo

Outra tática eficaz para deixar as ruas limpas é mudar a forma de consumir produtos. Ao fazer compras no supermercado, por exemplo, você pode trocar as sacolas de plástico por bolsas de tecido. O objetivo é diminuir a quantidade de embalagens que leva para casa e que podem acabar no lixo.

Também procure priorizar mercadorias que são vendidas com menos plástico, papel e acessórios sem utilidade. Compras a granel são ótimas pedidas para reduzir o desperdício de recursos e até poupar dinheiro. Então, reflita sobre pontos semelhantes até encontrar um equilíbrio.

Organizar mutirões

Uma comunidade unida pode fazer muita coisa pelo bem da cidade ou de uma região específica. Assim, uma ótima alternativa para preservar o bom aspecto das áreas urbanas é propor mutirões de limpeza. Chame os vizinhos e moradores próximos para discutir a possibilidade.

Esse trabalho pode ser frequente e ter periodicidade de acordo com a demanda de cada período do ano. Se for uma localidade turística ou que promove muitos eventos sazonais, por exemplo, pode ser necessário um esforço maior. Em todo caso, é uma ótima experiência para conscientizar a população.

Como o BLOGGER Frank e Sustentabilidade pode ajudar nessa missão?

Toda ajuda é bem-vinda na busca por melhorias que abracem a cidade. Ou seja, quanto mais pessoas puderem se envolver no processo de limpeza, mais chances as famílias terão de encontrar um ambiente saudável para construir suas vidas.

Monitorar e denunciar possíveis irregularidades também faz parte de um bom trabalho de conscientização. Isso porque pode levar à punição do gerador de resíduo, desestimulando a repetição do ato e demonstrando à população que jogar lixo nas vias representa crime ambiental.

Fonte:camposeliseosmaisgentil.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário